10 dezembro 2012

Há segundos a quem não deixam chegar a primeiro

Os socialistas de Vila Nova de Cerveira escolheram, no passado sábado, quem querem ver a encabeçar a lista concorrente às eleições autárquicas de Outubro de 2013. O objectivo é granjear a presidência de uma câmara que é há muito presidida por outro socialista, José Manuel Carpinteira, que se vê legalmente impossibilitado de concorrer a mais um mandato.

O caso de Vila Nova de Cerveira assume, contudo, neste cenário pré-eleitoral, características únicas (até ao momento, pelo menos), pois foi o único concelho onde o PS teve de recorrer a eleições directas, dentro do seu universo de militantes, para decidir qual o candidato a apresentar. Ainda por cima quando um dos candidatos era precisamente um vereador de muitos anos da autarquia cerveirense, número dois do actual presidente. Do outro lado da barricada socialista, o actual presidente da concelhia, João Araújo, que acabaria por reunir os 70 votos a mais que lhe deram a vitória no passado sábado.

Curiosamente, o caso de Cerveira, tem outros dois que também são semelhantes. No universo de dez câmaras do distrito de Viana do Castelo, os actuais titulares da presidência não se podem recandidatar em seis dos municípios (Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura e Vila Nova de Cerveira). Três destes concelhos, contudo, viram os seus números dois na câmara a ser apontados como candidatos ao acto eleitoral de 2013. Em Caminha, o PSD depositou a sua confiança em Flamiano Martins, em Monção é Augusto Domingues, vice de longa data de José Emílio Moreira, quem vai à luta pelo PS, e em Melgaço, muito embora ainda não haja uma candidatura definida, Rui Solheiro já indicou o seu vice, Manoel Baptista, para liderar a candidatura socialista.

Nos outros três concelhos, no entanto, não se assiste a semelhante tomada de posição e a escolha recaiu em elementos que não fazem parte dos actuais executivos. E, se em Arcos de Valdevez, mesmo não havendo ainda candidato definido, tudo leva a crer que o indicado seja o actual presidente da comissão política, apoiado por Francisco Araújo, nos outros dois concelhos, esse apoio, por parte dos actuais presidentes, não é tão visível. Mas existe? Creio que sim! Em Cerveira, José Manuel Carpinteira procurou manter-se afastado de toda esta questão e dos nomes apontados. Aparentemente conseguiu-o, mas como é notório que bastaria um empurrãozinho seu para que o vereador Fernando Nogueira conseguisse ser o escolhido pelos militantes, fica-se com a sensação que o afastamento pode ter tido outras intenções.

Também em Paredes de Coura, Pereira Júnior procurou afastar-se de todo este processo. Pelo menos publicamente e… aparentemente! Sem sucesso! É que não escapa a ninguém a nomeação, pela sua mão, de Vitor Paulo Pereira para seu assessor, logo após as eleições de Outubro de 2009. Os mais atentos viram logo aí, nessa nomeação, um indicar do caminho a seguir em Outubro de 2013. Os restantes perceberam logo que Manuel Monteiro não iria ter o apoio do seu presidente. Ele, naturalmente, também!

5 comentários:

  1. Estava na cara. Olha se o Júnior não ia tentar entregar a loja a quem pudesse comandar.

    ResponderEliminar
  2. Já todos os concelhos PS apresentaram os candidatos. Ao que sei os de Coura já és colheram. Porque não saiu cá para fora? O chefe não deixa? Ou já se apercebeu que vai ter de andar com o rapaz ao colo?

    ResponderEliminar
  3. a semana passada vi um vídeo de um programa desportivo espanhol.
    discutia-se porque não se dava mais capas de jornais ao cristiano ronaldo, porque estão sempre à procura de problemas e porque em espanha não gostam dele...
    a certo ponto o comentador pára tudo e diz o porquê "ele é português!!!". não interessa ele ser bom, muito bom ou o melhor. "ele é português!!!"

    em coura é igual. o monteiro só não foi indicado porque não é courense!! essa é a verdade. e esse é o problema de muita gente!!

    se calhar, sorte a dele, pois dinheiro não deve haver e contas por pagar devem ser muitas, muitas.

    quem lá devia ficar era o actual presidente, a pagar o que gastou!!!

    coura está mingar e vai continuar a mingar por muitos anos...

    ResponderEliminar
  4. Se até agora o PSD ia jogar na tripla com esta decisão vai apostar numa dupla!
    Eu tabém aposto no X 2. Aí aposto, aposto.

    ResponderEliminar
  5. Em Cerveira, a falta de empurrãozinho, que acabou em puxar um atrelado com trator, deu para se atropelar toda a gente, o reboque e a si próprio!

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!