28 dezembro 2012

São opções…

Distrito: Várias autarquias não vão festejar passagem de ano para garantir poupança – notícia da Rádio Geice

Em tempos de crise aperta-se o cinto. Ou então rentabiliza-se o potencial…. Esta parece ser a opção de Paredes de Coura que é dos poucos municípios do distrito que organiza uma festa de passagem de ano, oferecendo, como habitualmente, música e ainda espumante e bolo-rei aos participantes.

São opções, é o que se pode dizer. Num concelho a braços com uma elevada dívida e pouco mais de uma semana depois de ter sido aprovado aquele que foi considerado pelo próprio presidente da Câmara como o mais baixo orçamento de sempre, praticamente sem novos projectos, a opção por gastar algum dinheiro, por muito pouco que seja, numa festa de passagem de ano, pode gerar alguma controvérsia. Ou se calhar nem gera, porque nestas coisas de festas não temos muito o hábito de reclamar.

É claro que a Câmara Municipal de Paredes de Coura, que este ano conta com a colaboração da AEPCOURA na organização deste evento, pode sempre argumentar que se trata de um evento que traz gente, muita gente dirão até, ao concelho. Em 2009, por exemplo, falou-se na presença de cerca de cinco mil pessoas na festa de passagem de ano e garantia-se, mesmo, que a passagem de ano em Paredes de Coura iria passar a ser uma referência nacional.

Três anos volvidos, os tempos são diferentes. As tendas do Largo Hintze Ribeiro já tinham sido colocadas de parte, para se poupar algum dinheiro, e o orçamento deste evento também foi substancialmente reduzido. Dos cerca de 30 mil euros que custou a festa organizada pela Ritmos, em 2009, passamos, no ano passado, para cerca de seis mil euros que foi o orçamento da passagem de ano organizada pela empresa Zona B, de Abrantes. Este ano, com a organização a cargo de gente da terra, desconhece-se ainda o valor que será aplicado na festa. Espera-se é que 2013 comece bem!

4 comentários:

  1. http://crescernomonte.blogspot.pt/2012/12/os-meus-votos-para-2013.html

    ResponderEliminar
  2. Três anos volvidos, os tempos são diferentes. As tendas do Largo Hintze Ribeiro já tinham sido colocadas de parte.

    ResponderEliminar
  3. Nos courenses vivemos sonhando acordados,esperando que apareça um salvador da patria aqui por estas bandas,eu acnselho que esperem sentados para evitar que fiquem cansados e criando mais alguns festivais, que de musica portuguesa nada tem a ver talvez assim ainda vamos chegar a capital deste falido Portugal.

    ResponderEliminar
  4. Pereira és mesmo um eterno gastador dos dinheiros dos outros,vê se paras para pensar,vê o que as outras Câmaras deixaram de pagode com as festas de fim de ano,nós por cá tudo na mesma,champanhe,bolo rei e purrada...só não vimos os bolos rei e garrafas a rolar rua abaixo, desta vez escolheram o Cultural....
    Cuidado, que eles estão de volta...
    Há dias os socialistas visitaram Coura como evidente propaganda eleitoral,foram a Formariz falar com o empresário de sucesso ou seja o homem dos sapatos.
    Pena foi que nã os levassem à Zona falida de Castanheira onde a maior parte dos empresários faliram!!
    Que tristeza estes socialistas/comunistas até o gordinho da P.Barca,ezte comunista dos sete costados ao lado do Seguro,p.câmara de Cerveira,Coura,o eterno Jorge Fão e o Cabodeira,políticos profissionais(não sabem fazer mais nada do que viverem à nossa custa)...o candidato â Câmara de Coura, com aquele cara de ingénuo quase como um arrenpendio lá estava...Mete dó...
    Enfim, eles querem voltar!!! com um novo rosto como que nada tivesse sido eles que nos levaram à ruina na forma de pedintes!!!....Sem vergonha,sem crédito,é isto o que temos...Engraçado a espreitar para as Cãmaras da TV, também vimos os rostos de alguns palermas que o presidente os encostou viver do erário público,loja rural,Couração ou Couraçau,são estes os acompanhantes em tudo que é propaganda, estou a ver aquela rep. na Tv, no museu, quem lá estava, funcionárias da Câmara???
    Assim vai até um dia a bomba rebentar...

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!