25 janeiro 2013

Mundo associativo em mudança

“Temos de reinventar o mundo associativo!” Quem o diz é Manuel Pizarro, antigo secretário de Estado-adjunto da Saúde e actual candidato socialista à Câmara Municipal do Porto, que esteve em Paredes de Coura como orador convidado na última edição do “Café com Temas”. Perante uma sala cheia, o antigo governante, com um percurso muito ligado também ao meio associativo, lembrou que “o mundo mudou, pelo que as associações também têm de mudar”.

Manuel Pizarro defende que, se as associações surgiram, muitas vezes, como resposta às necessidades da população, é preciso adaptá-las às necessidades do mundo de hoje. Ou seja, explica, “encontrar hoje nas associações as novas necessidades que façam sentido para a continuidade dessas associações”. Um processo que, na opinião do antigo secretário de Estado passa, também, pelos próprios dirigentes associativos, que “têm de pôr em causa o modelo que as faz sobreviver”.

Manuel Pizarro enalteceu ainda o papel desempenhado pelas associações na educação e na formação de valores dos seus membros. “São valores que educam as pessoas para a participação cívica, que promovem a cultura da aceitação do outro”, explicou o candidato à Câmara do Porto, que defende que “a iniciativa das pessoas deve ser aplaudida”.

Numa noite em que se falou igualmente da participação dos jovens na sociedade actual, Manuel Pizarro lembrou que a disponibilidade que os jovens têm hoje não é mesma que havia antes, face a uma maior exigência por parte do mundo do trabalho e do ensino. Ainda assim, recordou que as queixas sobre a fraca participação dos jovens não são de agora, recuam a finais do século XIX, e que há “uma mistificação do passado em relação à participação juvenil”. De qualquer das formas, acrescentou, “os que não participam são sempre mais do que os que participam”.

1 comentário:

  1. Este candidato à Câmara do Porto já deita as mãos à cabeça e ainda não começou a campanha,caso curioso, a Câmara Ps.muito gosta de convidar socialistas para dar nas vistas com "conferências",assim aconteceu com o velhadas do Soares que veio ganhar um balúrdio,este sinceramente não sei....
    Assim vai a vidinha cá por Coura!!!

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!