04 fevereiro 2013

O Coura com novos proprietários

O jornal O Coura vai ter novos donos. A mudança de propriedade vai ocorrer já este mês e surge envolta em alguma polémica, pois um dos nomes que esteve na calha para adquirir a maioria do capital da empresa proprietária do jornal courense foi o de um conhecido político da nossa praça.
Ao que o Mais pelo Minho conseguiu apurar, dos dez sócios fundadores da Publicoura, apenas um deles vai manter a sua quota. Os restantes chegaram a acordo para vender a sua parte às duas funcionárias do jornal e também a António Rodrigues, conhecido empresário courense radicado em França, que assim passa a deter três décimos do jornal onde já era um dos maiores anunciantes. O Mais pelo Minho tentou falar com António Rodrigues sobre este assunto, mas não conseguiu. Fonte da empresa que este detém em Paris, contudo, escusou-se a comentar o assunto, argumentando que António Rodrigues se limitou a ajudar o jornal em causa.
Antes de António Rodrigues, ao que conseguimos apurar, os sócios da empresa proprietária de O Coura chegaram a equacionar a venda das suas quotas a outro courense, ligado ao PSD de Paredes de Coura, que chegou a ser deputado na assembleia municipal courense e colaborador daquele jornal. A compra, contudo, acabaria por não se concretizar.
O Coura, recorde-se, foi criado há 24 anos e tinha como sócios alguns nomes ligados ao meio político local, casos de José Cunha, antigo presidente da Junta de Freguesia de Bico, Sião Reis, histórico do PSD courense, ou João Braga, ligado ao PCP. João Braga, aliás, é o único dos fundadores que vai permanecer como sócio da Publicoura, onde tem desempenhado as funções de administrador, cargo que continuará a ocupar. O jornal, que ficou conhecido pela associação feita a Diamantino Fernandes, que foi o seu director desde a fundação até há cerca de três anos, chegou a enfrentar, há menos de dois anos, um processo de insolvência por dívidas, situação que já terá sido ultrapassada.



28 comentários:

  1. É pena o Diamantino estar off! Com alguma injecção de capital até o Tin(h)oso ia fumegar!

    ResponderEliminar
  2. Seria bom para todos que continuasse com sua linha de independencia,como sempre foi desde o seu fundador Diamantino.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o " O coura" Independente!! Desde quando?? Ainda bem que o Lavradas foi afastado. Esse Sr° que investiu ou injectou dinheiro é que nao sabe no que se meteu concerteza!! E a nova directora parece ter andado na mesma escola que o Lavradas!!!É pena ...

      Eliminar
    2. Não, Independente é o Noticias de Coura, é só dependência, desculpem queria dizer Independência, fugiu-me a boca para a verdade................

      Eliminar
    3. Até me dá vontade rir, com que então o "Lavradas" era independente???Como se alguma vez o tivesse sido,foi um grande oportunista que se serviu do jornal para esmifrar uns trocados que até chegou para comprar jippe, bem como insinuar contra todos aqueles que não liam pela sua cartilha, com a benevolência dos seus criados à sua ordem de lealdade canina!!!
      Tanto fez que levou o jornal à insolvência ou seja falência com a a cumplicidade dos então gerentes, uns no papel, outros sabiam muito bem o caminho sinistro que o jornal estava a levar!!!....João Carradas e Almeida,também estes deviam de ser responsabilizados criminalmente por deixarem chegar as finanças do jornal e esta situação!!!..

      Eliminar
    4. De forma desisteressada já que nada tenho a ver com a vida do jornal"Coura" de que sou seu assinante desde há alguns anos,há meses anulei a inscrição por me meter nojo a maneira como o Diamantino Fernandes dirigiu o mesmo jornal de Coura.
      Segundo o que apurei em abono da verdade,tenho de informar o seguinte:
      1-As cotas do jornal pretencentes aos dez sócios fundadores, a saber: Paulo Carvalho,José Reis,José Cunha,Albano Rodrigues,David Lima,estes do PSD, PSD,Diamantino Fernandes e João Braga do PCP Victor Soares do CDS, e Almeida do PS.
      As cotas foram oferecidas gratuitamente às duas empregadas da empresa-Carla directora e Paula administrativa,um tal António Rodriges a que se refere a notícia apenas e só a seu contra gosto ficou com 3 cotas ,3 para cada funcionária,1 para o João Braga.
      Assim, segundo dizem, ficou o caso do jornal solucionadao, depois do mesmo jornal se ter livre do pagamento de DUZENTOS E TAL MIL EUROS, que a ERC(Entidade Reguladora para a Comunicação Socia) tinha aplicado em coimas à mesma, por desobediência qualificada que o seu ex director foi condenado pelo tribunal judicial da comarca,mesmo depois dos recursos para a relação.... que apenas foram agravados com custas de recursos....
      Como diria alguém com responsabilidade no processo, foi mesmo uma página negra para a Imprensa dita Regional,dezenas de queixas entradas na ERC e tribunais...

      Eliminar
    5. Lamento de forma séria não ter a mesma publicação ficado nas mãos de um ou mais sócios da empresa.
      O que dirá a imprensa local ao tal emigrante, sem princúipios jornalísticos!!!
      Aí que amargura me vai na alma, onde estão os verdadeiros homens do jornalismo courense , o José Cunha, o Albano o que dirão estes dois???
      Triste fim do jornal de Paredes de Coura,que o verdadeiro COVEIRO de nome Diamantino Polícia reformado,não lhe podemos perdoar!!!
      Os ditos"moços dos recados,João e Amaro,não souberam dizer bem alto BASTA.... é caso para lhes perguntar-mos que interesses os moveram???!!!Responda quem souber... estes sem aptidão de escrever qualquer texto jornalístico,nunca o fieram,evidente que o "patrão" não deixava...

      Eliminar
    6. Já que falaram no meu nome,alguém me telefonou a informar esta referência,como sempre dou a cara no que escrevo e comento,aí vai a resposta sobre o tema do jornal" O Coura":
      Como era do conhecimento geral o jornal na prática, foi sempre do Diamantino,todo e qualquer outro sócio que o enfrentasse tinha de sair ou deixar de colaborar no mesmo jornal, o que infelizmente aconteceu com a maioria do sócios ,José Cunha ou seja eu proprio:Eng.Reis,Cunha,Victor Soares,Paulo Carvalho,Mário Montenegro,David Lima e tantos outros colaboradores do jornal.
      O homem apenas e só se sentia feliz e orgulhosamente só,emitando o que foi aquele grande ditador alemão de nome HITTLER,eu na terra e deus no céu...
      Fui sócio fundador do jornal,chefe de redação,correspondente e colaborador e até director interino do jornal, tudo na vida tem um fim e dizer BASTA,foi o que aconteceu comigo mesmo,cheios de traições,falta de lealdade,seriedade e tantas outras faltas e incompreensões que publicamente as quero omitir só pelo repeito do estado físico e crítico em que o mesmo se encontra.
      Há coisa de 3 anos,verbalmente, havia oferecido a título meramente gratuíto a minha quota à funcionária Paula Venâncio, o que sempre conservei aquela oferta.
      Com a limpeza do podre que de certa maneira estava a contaminar a existência do jornal que dia para dia está a desaparecer,isto declarações de quem está por dentro da máquina, este jornal é necessário e faço votos para que singre no plano regional e concelhio,nunca deixando de forma elevada e,nunca caindo na crítica fácil e sem sentido e falta de verdade,nem utilizando o anónimo como arma de arremesso ou mesmo nomes fictícios para maltratar tudo o que não é do apoio ao seu jornal, como infelizmente durante décadas isso aconteceu!!!
      Daqui lanço o meu incondicional apoio à equipa que está à frente dos destinos do jornal,augurando um futuro promissor ao jornal e suas responsáveis.
      Não conheço o novo sócio,mas segundo dizem apenas e só gosta do jornal já não é nada mau,nas horas críticas recentes, até o ajudou monetáriamente.
      Nunca pensei em ter que de forma efectiva sem medos ou tibiezas enfrentar aquele que para muitos era o horror e metia medo a tudo e a todos,foi VENCIDO,pela justiça e razão que sempre me asistiu,ainda nos tempos em que estava consciente respondeu por duas vezes criminalmente e foi condenado quer em primeira instância como nos recursos então propostos.
      Para ti Paulinha,espero ver despir todos aqueles vícios e p. da na escola que ao longo dos anos fostes" obrigada" a incutir e aprender com o "mestre".

      Eliminar
  3. Estavam bem era os dois sem ser imprimidos...
    Cambada de oportunistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ESTA DE SEREM IMPRIMIDOS( OS DOIS)NÃO SEI A QUEM SE DIRIGE O ANÓNIMO ANTERIOR,POR CERTO NÃO DÁ A CARA MAS VOCIFERA O SEU VENENO DIZENDO CAMBADA DE OPORTUNISTAS,NÃO SEI ONDE QUER CHEGAR???!!!
      oPORTUNISMO É ESCREVER SOB O ANONIMATO,ISSO SIM...POR FAVOR TIRE A MÁSCARA...

      Eliminar
    2. É notável a mudança de orientação para melhor, do jornal o Coura, já que infelizmente para pior não tinha mais para onde ir, tinha batido no fundo,os assinantes desistiam, os anunciantes idem aspas,enfim oxalá que as moças que estão à frente dos destinos do jornal O Coura,saibam imprimir essa mesma orientação de independência de modo a que possa servir todos os leitores.
      Não é fácil sair do fundo (lista negra) em que o votarem em proveito próprio dos caprichos,ataques pessoais e interesses partidários e não só!!!
      Esta herança não é nada fácil, mas estou esperançado que vamos dar a volta por cima...
      Prá frente Carla e Paula.

      Eliminar
    3. Eu ainda estou à espera dessa Mudança para melhor , e da dita independência!!Mas vamos lá para a frente Paula e Carla e todos os colaboradores!!!

      Eliminar
  4. Em paredes de coura é crime falar a verdade. Está tudo dito.

    ResponderEliminar
  5. Coura no seu melhor!!!
    Depois de tantos comércios e fábricas terem encerrado as suas portas,desta vez e de uma assentada,encerraram as suas portas, Lagoa Azul,Café Convívio,Café da Boavista e segundo nos confidenciaram estão outros aptos a encerrar .
    Só os roqueiros com o nosso dinheiro os podem safar... Viva o desenvolvimento integrado na vila de Paredes de Coura,viva os socialistas cá do sítio...

    ResponderEliminar
  6. Lagoa Azul=Gondola !!! estava mais que previsto o fecho !! com as suas invencoes de pratos nao comercializáveis em Coura , como por exemplo o " Kebab".Tb aquela ideia de fechar todas as montras compapel autocolante ficava muito mal!!Tb fazer concorrência a outra Pizzaria com provas dadas de bem fazer nao foi a melhor escolha!! Já que uma utiliza forno a lenha e a gondola forno eléctrico!!!
    E a simpatia tb nao era a melhor!!

    Café Convivívio = Café com Broa!! Mais um que fecha, por culpa e só por culpa de quem o explorava!! querias tomar um café e esperavas que a Sra° acabasse a sua
    conversa no "facebook" para ser servido!!! querias comer e mandavam-te esperar...só que a espera era muitas vezes o simples esquecimento completo....Adiante....

    Café da Boavista = Café da Boavista!!! Sempre foi o que foi!!! Uma tasca com as casas de banho mais "fedorentas" da Vila!!!Clientes?? alguns clientes da meia de cima que nao gostam de vir à vila e encontravam, ali o sítio ideal para beberem a sua mini!! numca foi casa de estar cheia!! por isso nao me admira nada o fecho.
    Mas outros,lhes seguirao os passos... já que os clientes cada vez sao menos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Consta-se que restaurante"PALADAR", também encerrou ou vai encerrar as portas,pena minha almoçei lá diversas vezes , limpeza qualidade da comida exemplar para o preço que se pagava 5.00 euiros.
      Para esta, por certo, o anónimo que me antecede não vai mesmo procurar críticas.
      Mais uma boa casa que encerra com prjuizo para todos.
      Também nos disseram que o Rstaurant do Vilaças,também está prestes a fechar,quanto a loginhas nos centros comerciais(3) existentes também tem a mesma sorte de semana a semana encerram uma ou duas,até o café que exista no Coura choping deixou a sua actividade, que raio de terra esta!!! mereci.. ter melhor sorte...
      A nossa vila mais parce um jardim sem flores,fins de semana é triste não ver pessoas nas ruas,não temios gente,não temos empregos,não temos rendimentos, está tudo dito,de que valeu a Câmara endividar-se até ao tutano com obras de fachada se em nada beneficiaram as nossas gentes!!!

      Eliminar
    2. 1° nao conheço qualquer restaurante em Paredes de Coura com esse nome? Depois logo se vê pq fecha !! se existe!! Então vc quer que um restaurante tenha lucros a vender refeições a 5€ ??
      O Restaurante VilaçAS QUE EU PRESUMO SEJA O Restaurante Conselheiro! Ó meu amigo aquilo funcionou lindamente ao principio, depois o velhote começou a escorraçar a malta nova e que ele achava que não tinham estofo para frequentar um restaurante de luxo como ele dizia!!Depois tb nao percebi pq é que nunca mais houve concurso para ele!! Já que parece ser da Câmara Municipal esse Restaurante!!E sabe pq a nossa Vila tá vazia?? Pq o senhor e outros como vc acham que ir ao fim de semana a Ponte de Lima é xique !! E gostam de ser vistos lá pelos outros parolos do mesmo sítio.....

      Eliminar
    3. Têm calma era mais fácil culpares o Governo. Aumentos, IVA, etc, vais ter que frequentar um cursito de ioga, só para controlares isso..........

      Eliminar
    4. Deixem-se de ser demagogos,quantos comércios restaurantes das refeiçoes a 5 euros pagam IVA???ZERO, e bem.
      Até no serviço à lista,pagam iva,só se o cliente o exigir...
      Por favor, não digam que foi o aumento da taxa do IVA que fez encerrar muitos restaurantes, só uma quantidade reduzida dos bons restaurantes nas cidades é que passavam e passam facturas, todo o resto toma lá e dá cá.....
      Há dias, no fim de semana, fui almoçar com a esposa e amigo a um restaurante( concelho vizinho),lá entregam a conta num papel de rascunho com preços que considerei mais do que exurbitantes para não falar do dobro que seria de esperar, logo exigi a respectiva factura pois nesta e em todas as outras ref.servidas(casa cheia)podem muito bem pagar os impostos nestes casos não de 23% mas de 30% ou mais......Infelizmente seria eu o único a solicitar factura????
      Depois queixam-se que não há clientes,crise e sei o mais que dizem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Eliminar
    5. Caro senhor o restaurante PALADAR,existe e com qualidade,é propriedade das filhas do saudoso Bento da Albergaria, uma das quais já regressou a França tendo encerrado o café convívio. Compreendido...é sempre bom fazer o trabalho de casa!!!

      Eliminar
    6. E quem falou no Restaurante Paladar???

      Eliminar
    7. O restaurante "Paladar" nao existe.Hoje tem outro nome.

      Eliminar
  7. O que dirá o amigo quando encerrarem tantas outras que estão na berlinda.
    Verdade das verdades, não temos gente para alimentar os ditos comércios que foram crescendo como cogumelos. Foi e continua a ir a industria,comércio e serviços,quer nas aldeias como na sede do concelho,não é com parques,portas do corno de bico e túneis que resolvemos o problema da fixação da nossa gente.
    O nosso crscimento é zero quase como o país,não tivemos homens com vistas largas a pensar no futuro,gastar dinheiros que não temos em obras megalónomas que em nada contribuem ou contribuiram para o crescimento dito sustentado.
    Estamos na lama atolados e de que maneira!!!...

    ResponderEliminar
  8. Vila quase deserta durante a semana.
    Vila deserta ao domingo, onde de vez em quando apenas se ouve alguma coisa quando o courense marca um golo, mas isso só quando há futebol.
    Triste presente e triste futuro.
    Os nossos filho vão embora.

    ResponderEliminar
  9. Qual dos dois orgãos da imprensa de paredes de coura recebe auxilio do poder constituido.Sera´que é O Coura?..digam lá quem é. muita coisa não se fala por que em coura a liberdade sumiu já tem muito tempo,e os vira casacas andam por aí.

    ResponderEliminar
  10. Procurem saber quantas pessoas da familia do presidente da camara estão estão imigradas.

    ResponderEliminar
  11. Que saiba quem recebe oficialmente subsídio para o seu jornal e que é público é o União de Coura
    Se o anterior anónimo sabe mais não tenha medo escreva o que sabe, nestes blogues felizmente não há censura prévia ao contrário do jornal a que se refere...que foi sempre manipulado pelo seu director,entendido!!!

    ResponderEliminar
  12. Não, todas essas pesso de familia estão empregadas nos serviços quo PC manda,apenas conheço um sobrinho que nunca quis"canga" que está por vontade própria em Angola,todo o resto é vê-los na Profissiona,Câmara,Lar etc.

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!