27 fevereiro 2013

Um milhão de juros sem oposição

Foi morna, quase fria, e rápida, a última sessão da Assembleia Municipal de Paredes de Coura. A agenda era curta e apenas um ponto chamava a atenção: a aprovação do plano de pagamento de um milhão de euros de juros ao empreiteiro Carlos José Fernandes & C.a Lda. Mas nem isso serviu para aquecer a noite.

A decisão já tinha sido tomada, por unanimidade, em reunião do executivo camarário, apenas com a ressalva de José Augusto Sousa de que, havia que pagar o justo valor do atraso no pagamento dos trabalhos, mesmo tratando-se de obras dispensáveis. Na Assembleia Municipal, do PS não se ouviu uma palavra, nem sequer de apoio à decisão da Câmara. O mesmo em relação ao PCP, que entrou mudo e saiu calado. Acabou por ser o PSD o único a intervir, através de Décio Guerreiro e José Cunha, mas com o primeiro a ser muito brando nas palavras e, inclusivamente, a explicar que até poderia tirar algum proveito político daquela situação, mas que não o faria “com medo de prejudicar a autarquia e as pessoas a quem a Câmara deve dinheiro”.

Já José Cunha não poupou as críticas. “Fiquei perplexo ao saber que temos de pagar um milhão de euros de juros, de obras que a meu ver eram desnecessárias”, atacou o antigo presidente da Junta de Freguesia de Bico. E foi mais longe, considerando que esta situação era “a prova da péssima gestão autárquica, com obras megalómanas, desnecessárias e sem assegurar o seu pagamento”. O plano de pagamentos, que começa nos oito mil euros mensais em 2013, e aumenta depois para 25 mil euros mensais a partir do próximo ano e até ao final de 2016, foi aprovado apenas com a abstenção de João Cunha, que alegou não ter recebido o documento, e com o voto contra de José Cunha, que em declaração de voto reforçou as suas críticas, dizendo que “sem estas obras a tesouraria da câmara estaria saudável” e que “quem sofre é o povo e as freguesias, que há anos não têm obras”.

O pagamento de juros, recorde-se, surge na sequência das várias obras que aquele empreiteiro fez no concelho, entre 2001 e 2009, nomeadamente o CEIA, os parques de estacionamento subterrâneo, o túnel que atravessa a vila, a remodelação da Rua Conselheiro Miguel Dantas e a Ponte das Poldras, entre muitas outras, num total de cerca de dez milhões de euros. Na altura, explicou Pereira Júnior, a Câmara não tinha dinheiro para as pagar porque aguardava ainda a comparticipação dos programas comunitários a que se tinha candidatado, e fez um acordo com o empreiteiro: este avançava com as obras e entregava as respectiva facturas a uma entidade bancária, que lhe adiantava o dinheiro. Em troca a Câmara comprometeu-se a pagar os custos financeiros deste factoring, nomeadamente os juros. É esse valor que a autarquia courense vai agora pagar, correspondendo a cerca de 10 por cento do total das obras realizadas.”É uma situação perfeitamente acautelada”, explicou o presidente da Câmara, adiantando que o município não terá “sufoco financeiro” para pagar esta dívida “ou todas as outras que temos para pagar”.

53 comentários:

  1. Isto é de bradar aos Ceus! Deve ser caso único no país. Pagar UM MILHÃO DE EUROS em JUROS ao empreiteiro Carlos Alves. Mas se o banco adiantava o dinheiro e pagava as facturas ao empreiteiro dentro dos prazos,então também deve ser credor de mais Juros.! Esta historia deve estar mal contada. Minha gente... um milhão de euros é muito dinheiro dos nossos impostos.
    Mas ainda para piorar a situação é a posição do deputado psd sr Decio que diz estar tudo bem e que não quer levantar problemas a ninguem.Até parece que o sr Decio está comprometido com o empreiteiro e com a propria camara. Não fala porquê? Será para pagar alguns favores!!? Que bela oposição existe na camara. É assim que se defendem os interesses dos courenses e do país sr Décio.? Mandem averiguar as contas.Tenham juízo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Homem explicou bem porque razão não falava agora??? Não disse que estava tudo bem, deixou comentários e perguntas para mais tarde, actualmente aguarda-se que Lisboa aprove o PAEL de cerca de 2,8 milhões, fazer muito pó pode significar prejudicar empresas que esperam por esse dinheiro para verem as suas contas saldadas, nomeio de tanta confusão ainda bem que alguém mantêm a calma, não tenho duvidas que outra gente aproveitava o momento para criticar e tirar proveito politico, ele não o fez para já pois entendeu que tal iria prejudicar os Courenses.

      Eliminar
    2. O empreiteiro é do PSD , nao esquecer....

      Eliminar
    3. Já os responsáveis por isto tudo são do PS.

      Eliminar
    4. Não é que o raio do Empreiteiro quer que lhe paguem o que construiu em 2001, porra esta mania de haver empresas que exigem que lhes paguem o devido.
      Esta mentalidade do PS levou o País a situação actual.

      Eliminar
    5. Como diz e muito bem no bogue anterior, o empreiteiro é do Psd,mas como sabe os interesses económicos não têm rosto nem partidos,ja agora não foi esta mesma firma que reconstruiu a casa do presidente????

      Eliminar
    6. Ai, para, não toques, parou, nem pensar nisso, porra mas os juros são tantos, lá estou eu.............

      Eliminar
  2. O Decio é igual aos outros ,tambem deve ter metido no bolso VINTE POR CENTRO da parte que tocou a todos esses ladroes que estao nos desgovernando,quem vai pagar é o Zé povinho,TRISTE MAS E VERDADE.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Décio faz como todos os outros aproveita e muito bem os subsídios que o estado dá para obras, pelo menos este apresenta obra visível, outros não sei onde metem os dinheiro que fraudulentamente arrecadam???????????????
      De modo fácil não podemos nem devemos criticar homens que desenvolvem o concelho com o caso da casa do Xisto em Insalde. Parabéns caro Décio ,já que falhas na política pelo menos não é tudo mau......

      Eliminar
  3. Para mim pagar juros de um milhão de euros por atraso nos pagamentos de obras da camara é gestão danosa ou crime.
    Mais dizia o meu avô que tanto é ladrão aquele que vai às uvas como o que fica a vigiar.
    As verdades são para dizer na hora,não são para se esconder,como pelos vistos faz o Decio.
    São todos uma cambada de irresponsaveis.

    ResponderEliminar
  4. Estamos perante um assunto demasiado sério para ser tratado, mesmo em comentários anonimos, com tanta leviandade.
    Casos como este que podem prejudicar as empresas que já lhes chega o facto de não reberem as suas facturas e aquilo a que tem direito, não podem na praça publica ser debatidos por anonimos que não tem o minimo de conhecimento sobre o que escrevem.
    Muito menos, acusar ou por sobre suspeita, pessoas que, não sendo poder, nada tem com a responsabilidade da divida ter sido escondida durante anos.
    Se existem dividas tem que ser pagas e é muito melhor essa divida ser ao banco do que ás empresas que efectuaram os trabalhos.
    Como foi referido na AM estes juros reportam a facturas algumas do ano de 2001, logo estamos a falar de divida escondida em pelo menos 11 documentos de contas de gêrencia anuais que passaram já pelas Câmaras eleitas em 2009, 2005 e 2001, possivelmente estará aí a duvida levantada pelo lider da oposição, será que é correcto esconder uma divida tanto tempo?
    Qual foi o objectivo?
    1- Baixar o endividamento?
    2- Esconder uma realidade que se sabia existir ao aceitar os compromissos báncarios ?
    A culpa é de todos nós, Courenses, que demos maiorias sucessivas a quem tem governado os destinos de Paredes de Coura.
    Agora que o mal está feito temos que dar as mãos e tentar remediar encontrando o caminho que nos pareça o melhor, de forma a não deixar que a situação se agrave.
    Por ultimo gostaria de deixar aqui um apelo, não entrem pelo caminho do insulto barato e sem nexo, pois esse tipo de escrita feita á sombra do anonimato em nada dignifica este espaço de debate, que até pode ser interessante desde que tratado com dignidade.

    ResponderEliminar
  5. Vcs estão é todos Malucos. Então as contas e a contabilidade não são todos os anos apresentadas à Assmbleia da Câmara? Todos os anos as contas foram aprovadas!! As dividas sempre lá estiveram!É só irem lá ver..sois livres de o fazer...e se desconfiais , sempre podeis pedir uma auditoria às contas... sois livres de o fazer como cidadãos que vos dizeis ser!Vcs tentam é agora enganar o povinho com conversa dessa..
    E mais , este empreiteiro (Carlos Soares Alves) ao qual se deve bastante dinheiro por sinal, sempre soube o que lhe podia acontecer,foi ele que aceitou o contrato assim...até lhe convêm que não lhe paguem a tempo! pois assim a divida vai acumulando e vai recebendo amortização e juros.. Olhem que ele até nem tem reclamado muito...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo
      A divida respeitante aos juros so vai aparecer no proximo relatorio pois só agora foi aceite a fatura dos mesmos.

      Eliminar
    2. Anónimo 01 Março, 2013 15:56
      Olhem que ele até nem tem reclamado muito...
      OLHA VÃO RECLAMAR OS COURENSES POIS ALGUÉM VAI TER DE CONTRIBUIR PARA ESSES PAGAMENTOS, QUEM SERÁ......

      Eliminar
    3. Se a oposição nao reclama , não são os courenses que vão reclamar! nunca reclamaram...por isso é que este Partido governa à tanto tempo ...e vai continuar!

      Eliminar
  6. É necessário que este assunto seja muito bem esclarecido aos courenses ou então a única solução será mesmo mandar fazer uma auditoria às contas. Já que a oposição parece também estar comprometida ou então que tome a iniciativa de mandar averiguar o que se passa.
    Como é possivel aparecer uma divida de juros de um milhão de euros em 2013 só a este empreiteiro e ninguem saber de nada? É tudo muito estranho. Como se pode retardar o pagamento de facturas com mais de 12 anos!.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peça lá a auditoria, ou tá com medo..olhe que é grátis!!ou não é um cidadão livre ...

      Eliminar
  7. O Tone até já diz que próximo vai ter dois milhões para obras!
    Como dizia o outro: é só fumaça!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E vai ter amigo!! pode ter a certeza.. agora se me disser para que chegam dois Milhões??Na minha opinião, para muito pouco..
      E só vc ou quem não acompanha as contas da Câmara é que não sabia que essa divida existia!E se calhar a oposição tb vai dizer agora que não sabia! mas se soubessem fazer contas,logo saberiam que ao pedir dinheiro emprestado têm que pagar juros!mas tanto uns como outros querem é obras.....

      Eliminar
    2. Já foste nomeado defensor do tesouro, ou tens promessa do candidato?!...
      Aí tens, tens!!

      Eliminar
  8. tantos comentários para quê??? E se lêssem 1° isto que está no texto do Sr° Bastos!!

    http://www.iapmei.pt/iapmei-art-03.php?id=812

    ResponderEliminar
  9. Mas tb acredito que 99% dos comentadores nao Vão perceber patavina....

    ResponderEliminar
  10. Vejam só como eles andam!!!!:::::

    http://www.iapmei.pt/iapmei-art-03.php?id=812

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó lindo estavas com insónias ou eram os milhões a dar-te a volta à cabeça?
      N ão vês que com essa conversa só dás a volta a quem quer ser enganado?!
      E stás a seguir a estará ténia do boss: nuvens de fumo pra que algo pá se sem se ver!
      Isso era dantes! Agora já (quase) todos têm a pestana aberta!
      Mais inteligência, rapazinho!

      Eliminar
    2. Eu nao disse!!! que ele nao percebeu mesmo nadinha do que é "factoring" !!

      Eliminar
  11. Hoje 2 de Março de 2013 0 (des)governo vai tremer.,.. Srs° do PSD e CDS não saiam de casa.

    ResponderEliminar
  12. ui..... que medo.........

    ResponderEliminar
  13. Pelo menos hoje ouvi em minha casa 4 golos do Courense (penso eu)...
    Vai fazendo esquecer os pereira juniores, jofeis, decios, lenas ramos e cambada de iteresseiros que andam por aí...e o Benfica ganhou!
    Fado já temos (os politicos da urbe) futebol (sem Eusebio mas felizmente das poucas coisas bem feitas)..falta Fátima.
    Pode ser que a Camara abra concurso para uma Santa...mas sem estar escolhida antecipadamente!

    ResponderEliminar
  14. Ponte das Poldras vão ver a obra de arte é de morder os lábios.

    ResponderEliminar
  15. ... Qual foi a taxa para calculo dos Juros ???

    ResponderEliminar
  16. De tudo que tenho lido, não só neste blog, muitos dos Courenses não podem esquecer o melhor Presidente de Câmara que tivemos até aos dias de hoje, que foi o Senhor Guerreiro! Homem inteligente! Homem de colocar sempre à frente os interesses deste Minicipio, sem qualquer dúvida! Temos por exemplo, quando a Câmara através do Presidente Senhor Guerreiro comprou todos aqueles terrenos da Casa Grande o que o Dimantino Lavradas criticava em todos os jornais "O Coura" à época!
    E então dizia o Lavradas: "Este Presidente Guerreiro é tolo, julga que os Courenses vão ser lavradores, etc...etc..." Mas afnal quem realmente era o grande BURRO! Era o Lavradas, porque não conseguiu perceber a estratégia para o futuro do então Presidente de Cãmara...
    O Senhor Guerreiro foi sempre um Homem de negócios, sempre controlou as finanças do nosso Municipio e fez sempre o investimento certo porque quando chegava a Lisboa qualquer projecto a primeira pergunta que faziam era esta: "A Cãmara tem terreno para a construção?" Hoje temos o Centro Cultural, a Casa dos Dador de Sangue, o posto da GNR, os prédios contruidos e vendidos por preços controlados, o Centro de Saúde a Avenida Cónego Bernardo Chousal, em que terrenos foram feitas estas obras? Claro!... Em terrenos comprados pelo então Presidente de Câmara Senhor Guerreiro! Este homem que tanto deu a Paredes de Coura, já devia ter sido Homenageado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E fez um grande buraco para a feira!!!!

      Eliminar
    2. Todo o meu apoio ao que foi escrito no blog anterior.......

      Eliminar
  17. E expropriou uns terrenitos à familia Bacelar e depois a Câmara teve que os pagar bem pagos!

    ResponderEliminar
  18. O autor da reportagem sobre a última sessão da AM,deve estar equivocado quando fala que José Cunha, tenha "atacado"o anterior presidente de Junta de Bico,o que tenho conhecimento é que o mesmo deputado municipal criticou de forma violenta a gestão da Câmara e leu uma declaração de voto no mesmo sentido.
    Seria bom que o mesmo J.Cunha esclarecesse este lapso de notícia ou mesmo o autor da mesma.Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó amigo, há vírgulas que fazem toda a diferença...

      Eliminar
    2. Depois de ter verificado melhor o texto do autor E.Bastos considerando vírgulas mesmo para o menos letrados, não há dúvidas, verifica-se que o mesmo se referiu ao sr.Pereira da Cunha, como ex presidente da autarquia de Bico.
      Isto de reler tudo à pressa tem destas coisas já que como leitor de quase tudo o que se escreve no blog do "mais pelo Minho", e com comentários diversos tm destas coisas.
      Pelo facto peço desculpa aos intervenientes.

      Eliminar
    3. Telefone rápido ao Zé Cunha.......e diga-lhe que se enganou!!

      Eliminar
  19. Não posso concordar com o comodismo de sempre do amigo Décio,está contra tudo mas ao mesmo tempo está a favor de todas as obras que a Câmara executa,basta ler com atenção as votaçõ que o mesmo fez enquanto vereador...
    Este senhor não faz o trabalho de casa, está preso a interesses que o não deixam votar e falar com liberdade absoluta,isto de interesses instalados é um calcanhar aq.
    Imita bastante bem o seu colega João Cunha (são compadres),pois é,quem dá milhares de euros para as campanhas do PS e PSD,neste caso deste empreiteiro e para o poder autárquico estão todas as outras firmas construtoras que fazem ou fizeram obras em Coura!!!Não sejamos parvos ou ingénuos, é verdade e transparente como a agua...
    Assim vai Coura na sua pasmaceira e atraso de sempre...
    Assim, pode muito bem pagar juros de um milhão de euros ou até mais...Pobre contribuinte ao que estás sujeito!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queres ver a culpa é do Décio e do PSD de Coura, quereis meter os dedos nos olhos a quem, o Homem já pode falar pois o Dinheiro já veio.............

      Eliminar
  20. Como refere e muito bem o bloguista anterior,isto de campanhas eleitorais suportadas pelos empreiteiros é coisa com barbas,sempre assim foi e infelizmente contnuará a ser ou alguém tem dúvias nesta verdade...
    As firmas construtoras bem podem pagar parte ou a totalidade dessas campanhas eleitorais, já que essas verbas são pagas por todos os contribuintes,uma vez que os preços são empolados de forma a aguentar tudo!!!!!!!!
    O ex vereador Décio fala o que não fala,para não prejudicar o concelho ou seja, o empréstimo que a Câmara solicitou ao governo, caro senhor, ytenha vergonha na cara em dizer isto numa sessão pública da Assembleia Municipa o que realmente disse,,diga o que sabe,diga que sempre foi "enganado"pela maioria da Câmara socialista,denuncie esas habilidades contabilísticas e outras....não seja cobarde tenha coragem de dar a cara... ou será que também v. come da mesma gamela???????????????????????????????????????????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá vamos nós, a oposição é que têm culpa?? Em minoria, quando votam contra é para ouvirem que é aprovado por maioria.
      Na próxima Assembleia o Pereira vai explicar......

      Eliminar
  21. Os courenses parecem cordeirinhos,se o que aconteceu por aqui com os nossos plíticos,tivesse passado aqui ao lado com os nossos visinhos de PONTE DE LIMA,já teriam corrido com essa cambada toda,mas este povo gosta de sofrer,porque será?..

    ResponderEliminar
  22. DOIS MILHÕES DE EUROS PARA INVESTIR NO PROXIMO MANDATO!!!
    O sr.presidente da Cãmara de Coura está mesmo a imitar o seu camarada Sócrates, já com a corda na garganta,sem dinheiro para pagar vencimentos e reformas e outras depesas correntes,exclamava: estamos bem mais aeroportos,nova ponte sobre o tejo,Tgv,túneis do Marão e mais estradas,obras de arranjo nas escolas etc etc.
    O p.c. de Coura se o não o conhecessemos até diríamos ser parente do mesmo ex primeiro ministro.então como uma dívida a longo prazo quase insuportável,ainda tem a lata de dizer que vai haver dinheiro para obras???Não seria mais justo se disse-se que iria amortizar parte das dívidas,tudo bem,agora porque o estado lhe emprestou dinheiro com juros a prazo de 14 anos para assim pagar as dívidas aos empreiteiros credores,como é que esse senhor diz asneiras dessa enormidade.
    Sejamos sérios e honestos quer na política como no restante,nunca pretender enganar o povo com babuseiras e disparates desta ordem que só fazem rir(chorar) os seus adversárioa políticos já que os Ps está muito bem dominado até diria muito bem controlado creditando piamente no que diz o seu chefe mor.
    O futuro vai nos dizer e desmascarar a verdade e a razão dos factos aqui relacionados!!!.........................
    O porquê do autarca não informar os membros da Assembleia que foi "obrigado" a assinar protocolo em que se compromete a elevar todas as taxas para os limites máximos tais como o IMI,vamos ver como aguentamos esses valores sobre as nossas casas que com tanto custo e sacrifício construimos parte delas com dinheiros que ganhamos no estrangeiro...
    Que tanta irresponsabilidade meu deus!!!................
    Caro senhor,mesmo depois de reformado duplamente(da Câmara) a sua consciência não vai ficar tranquila,por certo sempre surgirá alguém que o enfrente de cara com as asneiras que praticou na sua longa desgovernação autárquica.Graças ao seu antecessor Guerreiro,homem de experiência em gestão,fez as obras mais prementes tais como,luz,água,caminhos ec. nunca pretendeu deixar obras faraónicas e dívidas para os nossos courenses pagarem.
    A finalizar quero citar certo filósofo françês que disse;Errar é próprio do homem mas inisistir no erro já é burrice............

    ResponderEliminar
  23. Amigo e sr.Bastos,agradeço rectifique a notícia onde na reportagem da última sssão da Assembleia municipal diz textualmente"que ataquei o antigo presidente de Junta de freguesia de Bico, quando na verdade nem falei no memso senhor.
    Quer na minha intervenão verbal quer ma declaração voto que li publicamente e que fará parte integrante da acta daquela sessão,apenas e só me referi à gestão danosa da Câmara nas últimas décadas.
    Como pessoa competente e independente espero que faça essa rectificação no texto então por publicado.Obrigado.
    JOSÉ CUNHA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro José Cunha, em lado nenhum escrevi que atacou o presidente da junta de Bico. Pelo contrário, identifiquei-o a si como antigo presidente da junta de Bico. Como disse um anónimo lá mais atrás, há vírgulas que fazem a diferença.

      Eliminar
    2. Há dias que mais vale ficar calado. E nâo meter os pés pelas maos..é melhor ler bem o texto!

      Eliminar
  24. Sr. Bastos na verdade depois de ter lido o seu artigo o que infelizmente o não tinha feito, mas sim levado pela informação telefónica que leitor assíduo do "Mais pelo Minho" fez,verifiquei que realmente não só se refere ao ex presidente de Junta mas a mim próprio.
    Pelo facto, apresento as minhas desculpas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai agora até imformadores têm!!!! Isto é melhor que a PIDE!!!E os outros é que sao Bufos??

      Eliminar
  25. Caro senhor, não tenho nem nunca tive informadores, o que tenho é pessoas amigas que são mais dedicadas a blogs do que eu,logo e quando verificam casos que se prendem com a minha pessoa ou mesmo outros assuntos de verdadeiro interesse para Coura,tanto telefonam como muito gentilmente enviam E-mails...
    Aqui não há bufos nem coisa que se pareça,dorme bem...
    Não descambe para a ordinarice que isto não lhe fica bem quer seja a si como prejudica a saudável comunicação entre pessoas sérias e honestas que por deferência do sr. Bastos, temos à disposição as suas páginas que muito agradecemos.
    Por causa dessas ordinariçes há meses que deixei de escrever no mesmo blog mas sim noutros da imprensa diária e Rádio- nascença...

    ResponderEliminar
  26. Alguém sabe informar com verdade onde e quando a nossa Câmara cortou ou reduziu despesas tais como em pessoal,viaturas,ajudas de custo,deslocações,telefones e telemóveis,festas de fim de ano, idem do concelho.
    Uma Câmara que está a sobreviver com dinheiros dos credores como se justifica o não cortar em toda a despesa até mesmo acabando com lugar de vereador a tempo inteiro e o pessoal chamado técnico que se cruzam pelos corredores sem nada fazerem...
    Esta Câmara criou certos serviços que infelizmente ou mesmo felizmente vai ter mesmo de terminar com eles,parando um pouco e refletindo é ver os serviços então criados por esta Câmara:Ceia,loja rural,centro cultural,biblioteca,arquivo na sede e mais um outro lá para os lados de Venade!! museu,albergue gabinetes área paisagem protegida,florestal, jurídico,acção social,Univa Couraçao(!) desporto,piscinas municipais
    Grupo de teatro comédias do minho,deleg. da assist,crianças dim.mentais e física,casa da americana em Vascões(não sabemos o que lá vai nascer),mais um elefante branco a juntar a tantos outros já existentes!!!
    Por certo há mais, só que não me ocorre.....
    Que fim triste vai ter este concelho que à custa dos dinheiros dos outros foram se criando serviços muito ligados a tachos e pagamentos de promessas eleitorais....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há dias li num destes blogues que o estado maior da câmara se deslocava aos funerais em viaturas da mesma Câmara....
      Para completar e reforçar tal notícia, posso informar os leitores que há poucos dias, presenciei mais este caso de uso a abuso das viaturas da Câmara, isto na freguesia de Formariz, Primeiro chega o vereador... mais uma vereadora, transportados no todo o terreno jipe de luxo, dali a uns minutos chega o chefe maior no seu(nosso) carro VOLVO, de imediato, entraram para o restaurante local onde iriam saborear uma lampreiada......
      Querem mais, tenho fotos deste insólito caso(para nós os pagantes) para os mesmos é mesmo coisa de rotina e normal!!!!

      Eliminar
  27. E quem foi o patinho que pagou (ofereceu) a lampreiada ???

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!