05 agosto 2013

Alterações ao trânsito na vila

Entram em vigor já amanhã, dia 6 de Agosto, as alterações à circulação em algumas ruas da vila de Paredes de Coura. Mudanças que visam, sobretudo, acabar com os acidentes no cruzamento entre a EN306 e a Rua Dr. Afonso Viana, onde a prioridade de quem circula nesta última nem sempre é respeitada, causando várias situações de perigo.

Com as alterações agora introduzidas, e que se podem ver na imagem acima (clicar para ampliar), o trânsito na Rua Dr. Afonso Viana passa a fazer-se apenas no sentido descendente, passando esta artéria a ter sentido único. Por outro lado, o troço da Rua Dr. Narciso Alves da Cunha a partir do cruzamento dos Bombeiros e até à Rua Dr. Albano Barreiros e depois também esta rua, vão passar igualmente a ter apenas um sentido, ascendente. Ou seja, a título de exemplo, quem vier do túnel e quiser sair da vila para Resende ou Castanheira terá, obrigatoriamente, de virar à direita no cruzamento dos Bombeiros e depois seguir pela Rua Dr. Narciso Alves da Cunha e Rua Dr. Albano Barreiros até à rotunda junto do Espírito Santo, virando então à esquerda e apanhando a EN306, já com dois sentidos.

Esta alteração visa acabar com os acidentes no cimo da Rua Dr. Afonso Viana e vai apanhar muita gente de surpresa, pelo que se recomenda um cuidado extra nos primeiros tempos, já que, por força do hábito, não será de estranhar ver alguém a ignorar a sinalização de sentido proibido e obrigatório que tem vindo a ser instalada nos últimos dias. Desconhece-se, contudo, como vai funcionar a circulação, em termos de prioridades, no cruzamento dos Bombeiros onde, actualmente, quem tem prioridade é quem circula na Rua Dr. Afonso Viana.

20 comentários:

  1. Mais vale tarde do que nunca, mas parece-me que podia a Câmara ir mais longe nas alterações a fazer, numa primeira fase já não é nada mau! Peca por tardia e podia ter evitado muitos acidentes de viação. Qualquer cego via este e outros problemas de fácil resolução...

    ResponderEliminar
  2. estou a ver as pessoas a circular em sentido contrario sem olharem sequer para os sinais ...

    ResponderEliminar
  3. Mais vale tarde do que nunca! Agora só falta eliminar a rotunda do Largo do Espirito Santo tal como está, bastando um desenho no pavimento de modo a facilitar a manobra aos pesados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao contrário do que diz o blog anterior, há muitas mais alterações a efetuar; falando de rotundas alterar para o centro ou então mesmo eliminá-la por desnecessária, basta colocar ou stop para quem vem da escola profissional tudo resolvido sem aquela a rotunda, já que a seguir uns metros já se encontra uma outra, essa sim para quem sai da rua a ligar à terceira rotunda que dá acesso a diversas direções.
      Aquela vergonha de "rotunda "para quem circula em direção á rua da Igreja, uma
      autêntica ratoeira e confusão para se cumprir com os sinais lá colocados!...Que diferença faz abater mais uma árvore que está ao centro!
      Estou certo que com o tempo tudo se resolverá a bem do trânsito da vila.

      Eliminar
    2. Não posso deixar de dar os parabéns ao membro da Assembleia Municipal que levantou este problema do trânsito, salvo erro um senhor de Bico(Cunha). Valeu a pena o sr,falar e a Câmara atender o que o presidente da Câmara disse, que iria tratar do assunto como o disse assim cumpriu prontamente. obrigados a todos.

      Eliminar
  4. Mas o povo só queria um STOP ao cimo da Rua da Boavista e não o Festival de Placas de sentido unico em direcção a Sequeirô. Estas duas vias deveriam continuar com os dois sentidos como até aqui.Por favor senhyores da Camara não compliquem o que é facil.Então se for à missa no Esp.Santo e quizer ir à Biblioteca já repararam as voltinhas que tenho de dar.?? Por favor sejam práticos,não estamos em Lisboa.Quem vier de Sequeirò e qiuzer ir à mercearia da esquina no E.Santo,tem de dar uma volta pela vila? Pemsem melhor no assunto.

    ResponderEliminar
  5. Estou ansiosa que cheguem as proximas eleições autarquicas para correr com este presidente. Ultimamente só tem feito asneiras,e esta dos sentidos unicos mais a quantidade de placas de transito,uma a seguir às outras,é umais uma vergonha para os Courenses.

    ResponderEliminar
  6. Cá por mim acho muito bem, há que circular. Quem quiser pode usar a rua dos Moveis Cunha para usar a rua da Boavista

    ResponderEliminar
  7. Finalmente uma obra com sentido, já circulei e concordo com esta alteração. Uma chamada de atenção para alguma sinalética que é necessário remover, por exemplo STOPS que agora não fazem sentido. Por falar em STOP, esqueceram-se de pintar no pavimento as letras STOP em alguns cruzamentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos ser honestos e nada de criticar pela negativa, a começar esta media é boa,simples,sem despesa e vai salvaguardar muitos acidentes de viação nestes anos se deram, felizmente sem grandes ferimentos pessoais ou até mortes.
      Por certo a Câmara pode e deve rever mais uns casos de rotundas,passadeiras,sinalização etc.
      Demos tempo ao tempo.

      Eliminar
    2. Essa do tempo é próxima Coli?
      Se for para lá! Que por este andar parece muito apertado, mas!...

      Eliminar
  8. Como o antigo presidente P.Junior disse que as obras megalomonas e basicas estão construídas,resta à futura camara(Colibri)fazer uma gestão descansada,sem setresse,devagar,devagarinho,porque o outro já fez tudo.Como está tudo feito nem sei para que precisamos de eleger mais autarcas,era mais esse que se poupava. Só espero que o Vitor corte com o passado de uma vez por todas e que se afaste das más companhias que ainda vão querer mandar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ja estas a pedir de mais a quem pouco pode dar!

      Eliminar
    2. O VP já começou por arredar do poder dois vereadores que em nade dignificavam o poder local, força VP,assim, valerá a pena mudar!!!

      Eliminar
    3. PARABÉNS ao presidente de ,até que enfim, sempre que transito na rua dos bombeiros ao entrar no entroncamento da EN que Vêm de Bico e de Castanheira, tinha todo o cuidado com esses automobilistas que transitavam à vontade sem qualquer limitação de velocidade, mesmo assim de uma vez fui colhido, milhares de euros de prejuízo na minha viatura, uma autêntica confusão entre esses abusadores e GNR.
      Como diz o nosso povo mais vale tarde do que nunca. Obrigado.

      Eliminar
  9. Há muitas mais alterações a efetuar no trânsito da vila, por agora como disse o presidente ficamos por aqui, o resto ficará para o futuro presidente da Câmara resolver.

    ResponderEliminar
  10. O presidente da Câmara pode e deve tirar deste caso de alterações ao trânsito, as ilações de que esta medida não foi contestada por ter sido acertada embora um pouco tardia.
    Prá frente faça o resto que falta,passadeiras,eliminação da rotunda da farmácia, arranjo duma outra na rua da Igreja e mais tantas outras alterações que só virão beneficiar os automobilistas e peões que nelas circulam.
    Nunca devemos de ter medo de retificar, alterar o que está mal, é uma virtude do ser humano ou seja reconhecer os seus próprios erros.

    ResponderEliminar
  11. Apoiado caro anónimo.....................................

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que vejo e pelo que disse o presidente em resposta à intervenção do deputado Sr. José da Cunha sobre a modificação de trânsito na Rua Dr. Afonso Viana/Boavista, disse, ter conhecimento de vários acidentes ocorridos naquela rua que dá acesso à EN 303 ou vice versa , que para já vai mesmo atender esta justa reclamação alteração já com atraso de muito tempo e com muitas despesas originadas nos diversos acidentes de viação,felizmenete,ninguém morreu!.. Agora, o resto das alterações propostas pelo mesmo senhor de Bico, deixará para o seu sucessor...

      Eliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!