13 fevereiro 2006

Incêndios

Todos os dias a sirene dos Bombeiros de Paredes de Coura tem tocado a chamar pessoal. Todos as noites têm havido incêndios florestais, de pequena ou grande dimensão, no concelho. E ainda estamos em Fevereiro...
Fará sentido continuar a ter, a nível nacional, a chamada época de fogos florestais? Perguntem aos voluntários que têm andado, noite após noite, de volta das chamas e terão a resposta adequada. Na minha opinião julgo que aquela sazonalidade há muito deixou de fazer sentido e concelhos há onde, de Janeiro a Junho, são mais os fogos que no pico do Verão.
Diz-me um bombeiro, em conversa, que muitos dos fogos têm tido origem em pequenas fogueiras ateadas para fazer frente ao tempo frio nos campos. Mas também nas queimadas que se fazem no final da limpeza dos montes, levadas a cabo para, ironicamente, evitar os incêndios naquelas florestas.
As autoridades bem apelam à limpeza das matas, por um lado, e ao cuidado com as fogueiras, por outro, mas muitas das vezes basta um pequeno descuido para que uma limpeza de prevenção se transforme num grande incêndio. O Governo, ontem, pode ter dado uma ajuda para evitar estes casos, com o anúncio da construção de centrais de biomassa, que vão produzir energia a partir dos desperdícios das florestas. Resta saber se vão ser criadas e fomentadas estruturas para proceder à recolha e encaminhamento dos detritos ou se ainda vamos ter de cortar árvores para abastecer essas centrais.

1 comentário:

  1. Então ninguém comenta isto? Ó Bastos parece que isto não interessou a ninguém

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!