03 abril 2006

Assim anda a nossa cultura

A notícia andou este fim de semana em vários jonais: o Festeixo, festival de teatro que há 10 anos é um marco da cultura de Viana do Castelo, corre o risco de não se realizar este ano por falta de apoio do Governo. É este o estado a que chegou a nossa cultura? Espero bem que não.
E o que se segue? Será que o Governo vai passar a exigir um número mínimo de espectadores para os espectáculos levados à cena pelas companhias de teatro? Ou será que vai limitar a existência de companhias tendo em conta o número de habitantes do município?
Será que o distrito não pode ousar ter duas companhias profissionais de teatro? Será que Comédias do Minho e Teatro do Noroeste têm de pensar numa eventual fusão, à semelhança das comunidades de municípios, para não serem prejudicadas na atribuição de apoios por parte do Ministério da Cultura?
Espero, sinceramente, que não cheguemos a tanto. Até porque acho que o trabalho de uma companhia não colide com o da outra. E não esquecer que as Comédias do Minho em muito têm contribuído para levar mais cultura ao distrito, já para não falar no bom uso que têm dado ao Centro Cultural de Paredes de Coura que, doutra forma, estaria sub-aproveitado.

1 comentário:

  1. Boa Noite

    Em nome da Companhia de Teatro Comédias do Minho venho agradecer o elogio e o interesse demonstrado no trabalho teatral no nosso distrito.

    O distrito deve ousar não só ter duas companhias de teatro, como também projectar-se como investidor nesta área, pois possui um dos projectos piloto na descentralização da cultura.

    Para a cultura, resta-nos esperar que se cumpra o anunciado aumento das verbas disponibilizadas pelo ministério para esta área, também provenientes da UE.

    Parabéns pelo BloG, até breve,

    Vasco Ferreira

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!