12 setembro 2006

De regresso...

A casa, das férias, ao trabalho, à escola. Tempo de voltar à rotina que se tenta a todo o custo impedir que domine os nossos dias.
Para trás fica um Agosto marcado por incêndios e festas, música e alguma chuva à mistura. Muita gente por Coura, menos do que noutros anos, eventualmente. Ainda assim muito mais gente do que... actualmente.
Vai-se Agosto e vão-se as gentes. Aqueles que regressam à terra uma vez por ano, aqueles que por cá passam as férias, em férias, de passagem ou como destino final. Aqueles que, cada vez mais, escolhem passar por cá uns dias agradáveis.
Desconheço, contudo se passam cá esses dias, ou se simplesmente passam por cá. De acordo com os dados da Região de Turismo do Alto Minho existem para cima de 150 camas turísticas disponíveis no concelho mas, no que se refere à sua ocupação, a informação encontra-se sujeita a segredo estatístico, vá-se lá saber porquê e poque é que em relação a outros municípios isso não acontece.
De qualquer das formas, tendo em conta a evolução sentida no número de visitantes que passam pelo posto de turismo, acredita-se num bom número. De referir, por exemplo, que entre 2004 e 2005 houve um aumento de quase 30% do número de pessoas que utilizaram os serviços da RTAM em Paredes de Coura. E, dos quase 12 mil visitantes de 2005, mais de um quarto era oriundo do estrangeiro.
Há que ter em conta, contudo, que para estes números também contribuirão, em grande parte, os participantes do festival e que, ainda assim, Paredes de Coura está na cauda de todos os concelhos da região de turismo em número de visitantes, um pouco atrás de Melgaço e Vila Nova de Cerveira.
Continuo a acreditar, contudo, que o turismo pode trazer um grande futuro a Paredes de Coura, a exemplo do que defende o estudo levado a cabo há alguns anos pela Quaternaire Portugal. Um estudo que referia, por exemplo, que Coura precisava de um turismo de personalidade, ou seja de pessoas famosas que escolhessem o nosso concelho como destino de férias, como acontece noutras paragens aqui bem perto de nós. Alguém tem sugestões? então toca a convidar os amigos para passarem por cá nas férias.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!