03 dezembro 2008

Luzes de Natal

Enquanto as iluminações natalícias não se acendem, há quem pense em dar alguma luz ao Natal dos mais carenciados. Um pouco por todo o lado multiplicam-se as acções de solidariedade que pretendem recolher bens e alimentos para quem deles necessita. Paredes de Coura também as tem, muito embora a fraca divulgação leve algumas pessoas a pensar que a solidariedade tipicamente natalícia nos passa ao lado.
O projecto “Sementes de Natal”, que tem sido levado a cabo na Escola EB 2.3/S de Paredes de Coura, nos últimos anos, dá aos courenses a possibilidade de ajudarem algumas famílias carenciadas, recolhendo vestuário, brinquedos e alimentos, entre outros artigos. No ano passado, por exemplo, as “Sementes de Natal” possibilitaram a entrega de 15 cabazes a outras tantas famílias de alunos carenciados, que desta forma tiveram uma ceia de Natal mais recheada. Este ano estão de volta, mais uma vez nas escolas de Paredes de Coura, que têm as portas abertas para receber a solidariedade dos courenses.
Mas aqui à volta há outras iniciativas que merecem também menção. É o caso da campanha "Sonho de Natal", levada a efeito pela Câmara de Caminha e pela CPCJ local, que está a decorrer até ao próximo fim-de-semana nas principais praças de Caminha e Vila Praia de Âncora. A iniciativa, como todas as outras, visa a contribuição para um Natal mais feliz dos mais carenciados, mas no caso de Caminha reveste-se de um aspecto inovador: quem quiser contribuir adquire um presente que será entregue a uma das crianças identificadas, de forma fictícia, nos locais onde decorre esta campanha.
Já agora, para aqueles que querem levar a sua solidariedade natalícia mais longe, fica a sugestão do projecto de luta contra a pobreza e exclusão social dinamizado pelos CTT. Basta consultar a lista de organizações, escolher uma e dirigir-se a uma estação dos CTT onde existem caixas de transporte para fazer seguir o donativo, sem quaisquer custos. E assim, mesmo à distância, podemos ajudar.

10 comentários:

  1. Onde se pode deixar algo para a campanha "Sementes de Natal"? É mesmo na escola?

    SB (de LX)

    ResponderEliminar
  2. Acho que estas iniciativas são extremamente louváveis independentemente da época em que se realizam, embora assumam uma conotação especial neste mês. Não quero deixar de lembrar os alunos da EPRAMI oriundos de países lusófonos, que merecem toda a atenção,sobretudo pela falta de roupa. Provavelmente as carências serão várias, por isso aproveito para pedir ao Eduardo Bastos que através da APAETEC apresente esta preocupação junto da Escola EB 2.3/S de Paredes de Coura. Obrigado

    ResponderEliminar
  3. Oh João faça-nos a todos um favor, vá fazer campanha para outro lado (de preferencia um lado muito escondido onde ninguém o ouça).

    ResponderEliminar
  4. É por estas e por outras que decidi não levar a cabo uma iniciativa da concelhia relativamente ao assunto abordado. Precisamente por não querer que fosse interpretada como marketing político...

    É pena...

    ResponderEliminar
  5. SB (de LX) - Podes entregar na Escola EB 2.3/S de Paredes de Coura.

    João Cunha - O recado será dado. Obrigado pela lembrança.

    ResponderEliminar
  6. E nos serviços de acção social da Câmara? Podemos deixar roupa e mais coisas? e na OUSAM e Santa Casa?

    ResponderEliminar
  7. a ousam é rica... têm subsidios de tudo quanto é sitio... e sem necessitar de apresentar contas a ninguém...

    ResponderEliminar
  8. João Cunha, decidiu não levar a cabo... right! A ser verdade, lamento por si. Um político à séria tem que saber lidar com as opiniões exteriores com leveza, sejam elas favoráveis ou desfavoráveis.

    ResponderEliminar
  9. Ora vejam lá... assim não brinco. Levo já a iniciativa para casa!
    Um mimo este João. E quer ele ser alguém. Só dás gozo!...

    ResponderEliminar
  10. Põe um posto de recolha no Xaparias pah

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!