28 outubro 2009

Honrar a história

Imagem retirada de Coura Magazine

Hoje, logo pela manhã, descobri a galeria dos antigos presidentes de Câmara de Ponte de Lima (via blogue do João Carlos Gonçalves) e pensei para comigo: porque é que em Paredes de Coura não se faz algo parecido? Não teremos nós nomes de quem nos orgulhar para encher as paredes, sejam elas virtuais ou reais, de uma qualquer galeria presidencial? Então, há que homenagear os que fizeram a história deste concelho!

15 comentários:

  1. Mas pensei que tinhamos nos Pacos do Concelho uma galeria de fotografias dos nossos Presidentes?????????

    ResponderEliminar
  2. Será que o desenvolvimento de Ponte de Lima, terá alguma relação com a regularidade de alternância dos Presidentes da Câmara??.

    Até pode não ter, mas que parece…parece…

    ResponderEliminar
  3. E olhe que ainda estou à espera????
    ainda nao esqueci!!!!

    LOBO disse...
    Pq será que este Venancinho nao me responde quanto à pergunta q lhe faco sobre e onde eu falo nas SRas.Ana Guerreiro e Paula Cristina Caldas????????
    Nao lhe convem???
    Pois nao!!!!!
    Pq mente nao é..........

    ResponderEliminar
  4. O Sr° Campelo esteve lá 15 anos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Foi muita alternancia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    E se quisesse...nao fossem outros interesses .....continuava por mais um par de anos!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  5. Caro Senhor Venâncio, uma vez mais, vejo-o referir o esforçado argumento da alternância. Digo uma vez mais porque num anterior comentário (num outro blog) deixei a nota e não obtive resposta. A alternância democrática de que parece acérrimo apologista é exactamente o quê? É trocar a titularidade dos cargos por trocar? É mudar o partido no poder? É que no outro blog o senhor referia a mudança de cor partidária. Desta feita já refere a mudança do presidente. São coisas bastante diferentes. No primeiro caso, vou limitar-me a dizer-lhe o que dizia nesse comentário: não se muda por mudar. Só faz sentido mudar se a nova opção que se coloca for melhor. E nesse caso impõe-se a pergunta: qual foi a candidatura à Câmara Municipal (das várias cores políticas) nos últimos três mandatos com mais qualidade do que a vencedora? Foi essa a pergunta que o senhor não respondeu…

    Quanto à mudança do titular do cargo, a nossa lei impõe uma limitação de mandatos, sabe. E não me consta que em Paredes de Coura tenha sido ultrapassado o limite de mandatos do titular do cargo. No entanto, a sua fixação leva-me a outra questão que julgo bastante pertinente: um tão acérrimo defensor da alternância não deveria investir mais esforços em fazer alternar o candidato da oposição? Perdoe-me a provocação, mas depois de tantos anos com “mais do mesmo” (e se ainda fosse – mais do mesmo – bom) não era altura de mudar alguma coisa? Mudar tudo? Deixo ao seu critério. Não sou político, não tenho cargos políticos e faz-me um pouco de confusão que em Paredes de Couta todos se preocupem em criticar a Câmara quando o problema, verdadeiro, está na oposição. Não há alternativa válida à candidatura vencedora; não há já há muitos anos. A consequência prática? A vitória nas urnas. Porque o povo de Paredes de Coura, ao contrário do que muito pensam, está atento a isso. O seu problema (reflectido no frágil argumento da alternância democrática) é esse: a democracia. Compreendo que seja difícil aceitar a derrota; aceitar que o partido (os partidos) não nos veja como pessoas úteis e de boa vontade (e acredito que o senhor o seja – o meu comentário não é uma critica pessoal!) e que o povo não acredite em nós. No entanto, caro Venâncio, isso é a democracia, seja ela “o pior de todos os regimes com excepção de todos os outros”.

    ResponderEliminar
  6. Se fizerem a tal lista verificarão que ao longo de muitos anos, com escepção , do Pereira Júnior fomos sempre governados por gente de fora. Essa é que é a verdade meus amigos!!! E sabem porque? Não temos gente à altura.

    ResponderEliminar
  7. Caro Ventoinhas..obrigado pela insistência.
    a sua intervenção merece a minha resposta, pela qualidade, pela frontalidade apesar do anonimato, e pela correcção com que analisa, mas também porque apesar de dizer que não é politico, o seu texto está cheio de insinuações de origem politica, uma vez que como diz, não é nada pessoal.
    Vou responder-lhe por partes para que se entenda, e que fique claro a minha posição.
    A fragilidade de argumentos, não está na minha defesa da alternância, está sim, no seu argumento, de que nunca ninguém fez ou faria melhor.
    Dizem os entendidos e os estudiosos, que a melhor forma de testar a capacidade, ou a intervenção de alguém é precisamente ceder-lhe o campo de acção.
    Vamos tentar entender isto por outra forma… se nunca dermos a uma criança a possibilidade de executar determinadas tarefas, como poderemos ser capazes de avaliar a sua capacidade, ou pior como nos poderemos atrever a dizer que não é capaz de o fazer..
    sabe sr Ventoinhas,, eu tenho argumentos para dizer que os 20 anos do Partido Socialista em Paredes de Coura, se reflectem num autentico fracasso de desenvolvimento,,
    mas o Sr nunca seriamente poderá afirmar, que outros não fariam melhor…(se entender, poderemos discutir a questão do desenvolvimento, mas ponto por ponto, e noutra situação).
    Mesmo naqueles casos em se verificou serio desenvolvimento, é aconselhável a alternância. Está sobejamente provado, de que a permanência, numa determinada tarefa ou posto, a partir de determinada altura a nossa rentabilidade e ou concentração diminui de forma drástica.
    Entenda, porque tanto falo de alternância,,,
    Não tomemos isto apenas como politica, nem sequer apenas nos órgãos autárquicos, tomemos isto pelo todo.
    Quanto ao respeito pela democracia,, nunca a legitimidade dos eleitos, foi beliscada por mim,, mas não tenho visto por parte destes, o devido respeito pelos restantes que votaram contra.
    continua…

    ResponderEliminar
  8. Reflectir, ou ter uma posição critica sobre os assuntos, é completamente diferente do criticar....

    ResponderEliminar
  9. Com todo o respeito Sr Madureira, não subscrevo a sua posição, como em todo o lado, temos do melhor e do pior.
    O subdesenvolvimento a que temos sido votados, é o factor influenciador para o nosso comportamento, falta-nos auto-estima motivação e o acreditar que somos capazes.
    Eu acredito que vamos conseguir, fazer da nossa terra, um local desenvolvido a todos os níveis
    Outros o tem feito, e não lhes reconheço maior capacidade, é uma questão de atitude..

    ResponderEliminar
  10. "Dizem os entendidos e os estudiosos, que a melhor forma de testar a capacidade, ou a intervenção de alguém é precisamente ceder-lhe o campo de acção."

    Nada mais falso....se entregar-mos aos fracos e incapazes o campo de accao,seria o caos........
    a capacidade testa-se na forma como esses mesmos conseguem ganhar e sair vencedores..............

    ResponderEliminar
  11. "se nunca dermos a uma criança a possibilidade de executar determinadas tarefas, como poderemos ser capazes de avaliar a sua capacidade, ou pior como nos poderemos atrever a dizer que não é capaz de o fazer.. "

    E onde se podem comparar criancas com adultos que têm responsabilidades acrescidas????????

    ResponderEliminar
  12. " eu tenho argumentos para dizer que os 20 anos do Partido Socialista em Paredes de Coura, se reflectem num autentico fracasso de desenvolvimento,,"

    Depois:

    "Mesmo naqueles casos em se verificou serio desenvolvimento,"

    Ó venancinho vá afogar peixes.......

    ResponderEliminar
  13. "numa determinada tarefa ou posto, a partir de determinada altura a nossa rentabilidade e ou concentração diminui de forma drástica."

    Como o Salazar passados 48 anos...........

    ResponderEliminar
  14. ou como o António Champalimaud(o Homem mais rico de Portugal,Já falecido)que esteve á frente das suas empresas mais de 50 anos!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  15. "Eu acredito que vamos conseguir, fazer da nossa terra, um local desenvolvido a todos os níveis"

    Vc está excluído..........Courense adiado...............

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!