29 outubro 2009

O primeiro passo

tomada de posse 04Faz amanhã uma semana umas dezenas de courenses assinaram um papel. Um simples papel que, rasgado em bocadinhos, nada vale. Aliás, há quem diga que, mesmo devidamente conservado e com aqueles rabiscos, a sua validade é muito relativa, variando de cabeça para cabeça.

O que vale, em tudo isto, é que com aquele pequeno passo, de escrevinhar meia dúzia de letras numa folha, está dado o sinal de partida para quatro anos que se querem de desenvolvimento, de progresso, de crescimento económico e social.  Quatro anos em que os munícipes vão poder avaliar, dia a dia, obra a obra, o que nos foi prometido no início deste mês.

É daqui a quatro anos que quem foi eleito e agora tomou posse terá de prestar contas, mas essa fiscalização, da nossa parte, enquanto munícipes, tem de ser diária. Não adianta esconder a cabeça entre as orelhas e esperar pelo resultado final. É preciso acompanhar, participar, tomar partido. Algumas vezes reclamar, criticar, denunciar. Outras, preferencialmente muitas, aplaudir, agradecer, ainda que algumas vezes seja preciso dar o braço a torcer.

No fim de contas, o que é preciso é que todos desempenhemos o nosso papel neste jogo: ser cidadãos!

tomada de posse 05

15 comentários:

  1. Pode deixar que pela minha parte eu tomo conta!!!!!Ou melhor fiscalizo!!!!A Todos.........

    ResponderEliminar
  2. Pois é!!!!!O venancinho ia gostar de se ver nestas fotografias....Ia adorar.....Mas nao o quiseram!!!!!
    Q peninhaaaa.......

    ResponderEliminar
  3. Mas agora a sério Venancinho!!!!!!!!!
    Vc nao era capaz de falar com o seu amigo Paulo Portas(Paulinho das feiras),e pedir-he por favor se podia por aqui no Tabuao um submarino????
    As criancinhas iam adorar pá!!!!!!
    E no futuro iam votar em si!!!!!
    Nao acha uma boa ideia comecar já a convencer os futuros eleitores????

    ResponderEliminar
  4. "O que mais preocupa não é nem o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem-carácter, dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons” Luther King

    Que nesta legislatura, sejam os "BONS" quem delibere...

    ResponderEliminar
  5. Caro Ventoinhas, vou continuar a minha resposta neste espaço, uma vez que é mais recente.
    Creio que terá ficado claro a minha posição sobre a alternância, respeito opiniões diferentes, mas tudo aponta para a confirmação de que sempre que existe alternância, as coisas mudam.
    E como referi, não podemos sem ter a experiência, dizer que não existe melhor.
    Aproveito para agradecer ao Sr Lobo a ajuda nos exemplos que frisou.
    Precisamente depois de Salazar ter saído, o pais mudou. Se existisse a alternância, não necessitaríamos de falar de Salazar, assim como amanhã, não precisaríamos de falar do PS em Paredes de Coura.
    Quanto ao “sério desenvolvimento”, creio que o Sr Ventoinhas entendeu; para os menos capazes vou apenas dar um exemplo:
    “Oeiras” , é um caso de sucesso em desenvolvimento, mas mesmo aqui, e não só pelos motivos que envolvem o actual Presidente, teria sido vantajoso outro tipo de gestão intercalar, mesmo correndo o risco de alguma paragem durante quatro anos.
    Mas para ser mais claro, vamos aos exemplos do nosso Burgo.
    Formariz, foram ou não vantajosos para a freguesia os últimos 4 anos? Infesta? Bico? entre outras.
    A mudança cria nos vencedores, uma dinâmica de acção, uma fiscalização ao que foi feito, e permite aos vencidos, olharem de forma diferente o que fizeram, e permite-lhes ainda corrigir eventuais erros, que só os vemos do lado de fora.
    Deixo aqui apenas uma ressalva, em governação com minorias, em que é obrigatório ouvir e ter em atenção outras opiniões, a caminho a percorrer pode ter outro rumo.

    ResponderEliminar
  6. Quanto à alternância na oposição, humildemente considero que fui sempre claro em todas as intervenções, admito no entanto que não tenha conseguido levar a mensagem aos destinatários.
    Durante quatro anos, a minha preocupação foi sempre a de tentar contribuir para a discussão das coisas antes da aprovação prematura, fi-lo integrado num grupo que creio ter dignificado, O grupo “Social Democrata na Assembleia Municipal”, no entanto manifestei sempre os meus pontos de vistas, que em muitas coisas foram diferentes dos defendidos pelos meus colegas, assim como não tive o seu apoio em muitas das minhas intervenções, isto para mim é democracia e liberdade de pensamento e acção.
    Manifestei no lugar próprio a minha discordância relativamente, quer à postura, quer a determinadas proposta, e considero que fui sempre leal com o Grupo.
    Relativamente à alternância na oposição, parece-me que nada há a dizer, ela existiu em quase todos os órgãos.
    Note-se que quando defendo a alternância, defendo-a para todos, incluindo os candidatos vencedores do PSD.
    Repito, não entendo o que leva uma pessoa a pretender permanecer num cargo político mais de 20 anos, a não ser por interesse pessoal ou favor partidário.
    Considero, que a legitimidade dos votos, não justifica tudo, e deveria partir dos próprios, a cedência a outros, mesmo que apenas temporária, um quarto de Século é muito tempo.
    Concordo com todos aqueles que tem manifestado a sua preocupação com o estado do PSD em Paredes de Coura, e digo do PSD porque infelizmente existe uma bipolarização partidária no nosso pais a nível de cargos governativos que se tem acentuado cada vez mais, pessoalmente preferia que fosse diferente.
    Preocupa-me ainda mais, uma vez que geralmente o PSD sai vencedor noutro tipo de eleições, o que significa, que uma direcção activa, coerente e organizada, poderia proporcionar outro tipo de resultado com vantagens para o Concelho.
    Convinha não esquecer, que iniciamos em 11 de Outubro, uma revolução a nível de governação autárquica que vai ter o seu culminar dentro de quatro anos, com mais de 60% dos eleitos a serem substituídos, sejam quais forem os vencedores, Paredes de Coura não voltará a ser a mesma, tenho essa certeza.
    Existem projectos que necessitam de tempo para preparação.

    ResponderEliminar
  7. Quanto : “ao partido, ou partidos nos verem ou não como pessoas úteis, me aceitarem ou não nas suas listas”

    Já me referi uma vez a essa questão: relativamente à minha pessoa, aceito que se comente, no entanto não reconheço a ninguém que afirme o que quer que seja, sobre a veracidade dos factos.
    Essa legitimidade, está restrita aos intervenientes.

    ResponderEliminar
  8. Note-se, quando digo "ninguém", refiro-me a quem não foi interveniente ou conhecedor dos factos.

    ResponderEliminar
  9. Parabéns aos eleitos sem excepção.

    Para os deputados da Assembleia Municipal, e principalmente para os da oposição, é uma tarefa ingrata.
    Ingrata porquê: porque a arrogância da maioria manifestada nos últimos 4 anos, e tendo em atenção a composição actual vai continuar, resta à oposição continuar a pregar no deserto.
    Um órgão que deveria ser de discussão de propostas e de fiscalização do executivo, tem sido transformado pela maioria, num órgão apenas de votação e legitimação daquilo que aparece já feito.
    Para que os Courenses saibam, nos últimos 4 anos, não foi aprovada nesse espaço, uma única proposta digna, que tivesse origem no mesmo.
    É preciso que se saiba e está escrito nas actas, a maioria que o poderia fazer, nunca apresentou uma única proposta, tudo o que foi aprovado chegava á assembleia preparado e apresentado através da Câmara, portanto nunca foi objecto de discussão prévia na AM.
    Para aqueles que defendem que Coura tem sido bem governada, será legitimo que partilhem essa manifestação com os eleitos na AM.
    Para aqueles que tem tido uma postura critica relativamente à governação, não devem esquecer a cumplicidade de todos aqueles que naquele espaço legitimaram as politicas implementadas, incluindo os Srs presidentes de Junta de freguesia, que sempre votaram favorável ou em abstenção nos planos de actividades apresentados, pelo que os eleitores das respectivas aldeias, devem também sacar responsabilidades a estes sobre o estado de desenvolvimento ou não das suas Freguesias.
    Gostaria que este mandato fosse diferente:
    Gostaria de ver uma mesa de assembleia multipartidária, gostaria de ver apresentadas antecipadamente para discussão na AM as propostas a serem votadas, gostaria de ver a possibilidade do publico poder no inicio da sessão apresentar propostas ou intervir,
    Gostaria de ver na imprensa local, convocatórias e apelos à participação dos munícipes nas AM.
    Que todos se empenhem em dignificar a acção deste Órgão.

    ResponderEliminar
  10. ....."Repito, não entendo o que leva uma pessoa a pretender permanecer num cargo político mais de 20 anos, a não ser por interesse pessoal ou favor partidário."

    Eu explico:Os eleitores Courenses Quiseram-no e continuam a querer.........
    Percebeu???"Courense adiado"
    E ainda nao descobriu onde dizia eu mal das Sras?????Estou ainda à espera!!!!Ou vem aí o ministério Público????

    ResponderEliminar
  11. Ó venancinho depois de Salazar ...nao houve mudanca nenhuma!!!!!!Vai lá ver a história de novo........é que vieram outros e a ditadura continuou!!!!!!Só a partir de 25 de Abril de 1974 é que mudou!!!!!!!!!!!!!!!!
    Mas como parece nao saber a história!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Atura-o tu Ventoinhas..............

    ResponderEliminar
  12. ..."e permite aos vencidos, olharem de forma diferente o que fizeram, e permite-lhes ainda corrigir eventuais erros, que só os vemos do lado de fora."
    `
    É por isso que o PSD anda ceguinho.!!!!!!!!!!com vc ou sem vc !!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  13. Pensei que era só eu que uivava???????
    Afinal HÁ mais..............

    ResponderEliminar
  14. ahhhhhh nao queria dizer uivar....queria dizer que os lobos uivam e os outros zurram..........

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!