21 outubro 2009

Uma Câmara (quase) nova

Câmara Municipal de Paredes de Coura

Está marcada para a tarde da próxima sexta-feira a tomada de posse do novo executivo da Câmara Municipal de Paredes de Coura. Depois das eleições do passado dia 11, que deram a vitória ao Partido Socialista, é tempo de começar a trabalhar, numa câmara onde mudam algumas coisas, mas onde outras se mantêm como até agora.

A começar pelo presidente, António Pereira Júnior, no seu último mandato à frente dos destinos da autarquia, depois de sucessivas reeleições. A campanha, e até antes e depois das eleições, foi marcada pelo fantasma da sucessão, mas Pereira Júnior sempre afirmou que vai ocupar o cargo durante os próximos quatro anos. Mas, ressalva, ninguém sabe o que o futuro reserva.

E o futuro pode passar por Manuel Monteiro, que alguns opositores acusaram de não ser natural de Paredes de Coura, como se isso fosse condição para trabalhar em prol de qualquer concelho. O certo é que há quatro anos largou a liderança da bancada socialista na Assembleia Municipal para subir a vereador, em regime de não permanência, e este ano sobe a número dois do executivo, a tempo inteiro e em regime de exclusividade, assim o garantiu o presidente. A vereação socialista encerra com Alexandra Marinheiro (outra que foi criticada pelas suas origens…) que vai também ocupar o cargo de vereador a tempo inteiro. A ela, consta-se, deverão ficar entregues as pastas da Educação e da Cultura, que antes cabiam a António Esteves.

Do lado do PSD, que manteve os dois lugares de vereadores que já detinha, há novidades e há permanências. Primeiro a novidade, Albano Sousa, nome surpresa na última corrida eleitoral e que vai ocupar o lugar de vereador que o seu partido conquistou. Com ele vai estar um velho conhecido das reuniões camarárias. José Augusto Sousa, o cabeça de lista social-democrata nas últimas eleições, quando anunciou a sua candidatura ainda deixou escapar que poderia não ocupar o lugar de vereador, mas resolveu honrar os 2362 votos que obteve e vai ocupar o lugar para o qual foi eleito. E, acrescenta, vai apresentar ao executivo liderado pelos socialistas muitas das propostas que fizeram a sua campanha eleitoral, nomeadamente as que se relacionam com o atrair turistas para o concelho, anunciando desde logo que irá votar contra qualquer participação do município no projecto hoteleiro previsto para Mozelos .

Para a Câmara vai ainda outro socialista, número quatro da lista do PS nas últimas eleições autárquicas. Vitor Paulo Pereira, professor, que no último mandato liderou a bancada deste partido na Assembleia Municipal, foi o nome indicado para ocupar o lugar de assessor da presidência da autarquia, substituindo Manuel Gonçalves que está de saída por motivos de saúde. Um cargo de confiança do presidente da autarquia, o que pode indiciar voos mais altos no futuro.

41 comentários:

  1. Entao vota contra o projecto Hoteleiro da SRa da Pena ????????
    Mas nao era o Zé Augusto que queria fazer um Parque aquático numa zona de reserva agricola,com uma paisagem lindissima????

    ResponderEliminar
  2. Caro Lobo, se reparar não é isso que ele diz. Não diz que é contra o projecto, apenas contra a participação do município em tal projecto.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Bastos,é que nao tinha visto bem.....
    Mas de qualquer maneira vai ter que nos explicar pq????ou até nem vale a pena!!!!!!pq como a Câmara tem maioria!!!!!!nem precisam da opiniao dele!!!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Na minha opiniao o Zé Augusto está agora pior acompanhado ??????Nao me parece O Albano a melhor escolha,....mas vamos a ver!!!!!!
    Quanto ao assesor da presidência????muito bem...este rapazinho vai longe se quiser.......

    ResponderEliminar
  5. É impossivel, ficar calado com este Lobo..desculpe não vi, desculpe não sabia.. nem vale a ena, porque não precisam da opinião dele..O albano não é a melhor escolha, mas o Vitor Paulo já é!!!!!para umas coisas.. a oposição não faz nada.. para outras não vale a pena,, porque não precisam dela. para umas.. fala-se em programa... para outras fala-se de pessoas... Seriedade...e coerência meus amigos,, é o que se pede.. e discussão dos assuntos e propostas,, venham de onde vierem.

    ResponderEliminar
  6. Sobre as personagens na actualidade,, queria apenas registar com agrado a aceitação da vereação por parte do Jose Augusto, é uma manifestação de respeito pelos eleitores, espero que se mantenha até ao fim, alternando eventualmente com outro elemento para preparar o futuro.
    Relativamente ao futuro, como já disse, é claro que o PS prepara o Dr Monteiro para numero 1, espero que na altura própria existam alternativas credivéis, para que a Câmara fique em mãos de Courenses, note-se que nada tenho contra que os de fora o possam fazer, mas preferia um da casa.
    Sobre o acessor, do ponto de vista do PS será o melhor. do meu ponto de vista, e depois das diversas posições que assumiu na Assembleia Municipal, nomedamente na ultima,preocupa-me que ocupe esse lugar.

    ResponderEliminar
  7. Acerca das propostas, como já disse, não acredito na credibilidade do projecto da Pena, e sou também da opinião, de que caso não exista uma clarificação do que se pretende e como se pretende, a Câmara não se devia envolver directamente em termos financeiros,, corremos o risco de ficar ali com mais um elefante branco a consumir dinheiro dos contribuintes. Bom senso e pés assentes no chão..é que depois dos fundos,, se eventualmente chegarem a vir,, alguém vai ter de pagar o resto... e a rentabilidade???.

    ResponderEliminar
  8. Se fosse Presidente da Câmara, o primeiro compromisso que faria com a oposição e AM, seria o de definir um objectivo de redução do passivo nos próximos 4 anos em 20%.
    Esta seria uma atitude séria e responsavel de quem se vai retirar, procurando minimizar o impacto negativo das contas para quem o venha a substituir. Será muito mau se fizer o inverso.
    Acredito que o PS irá ter essa peocupação, mas deverá ser uma exigência também da oposição.

    ResponderEliminar
  9. Para ser mais claro.. Sr Lobo. se a Câmara, não tivesse a maioria, não só precisariam da opinião dele, como do voto. Uma vez que tem a maioria, não precisam de uma coisa nem de outra.. mas pelo menos a opinião, seria de bom senso e seriedade que escutassem, é que representa mais de um terço os Courenses, que também merecem ser ouvidos, apesar de não terem votado no vencedor.. A maior critica que se pode fazer ao PS nestes 20 anos de presidência, é precisamente a de nunca quer ouvir a opinião dos outros,, e depois quem paga é o Zé povinho.. repare no que aconteceu com o traçado da A3..??? com os parques de estacionamento????com as ultimas leis de redução dos impostos?? mas podia mencionar muito mais...

    ResponderEliminar
  10. Caro Venâncio, concordo quando diz que a oposição também deveria ser ouvida. Mas, se atentar em alguns dos projectos aprovados pelo executivo ainda em funções, penso que isso tem acontecido em grande parte dos casos. Veja-se que até o próprio José Augusto Sousa, na sua campanha, salientou o facto de muitas das propostas aprovadas pela Câmara serem da autoria dos vereadores social-democratas.
    Sobre o projecto da Pena, é assunto para um post específico, que verá a luz do dia dentro de alguns dias. Não vejo tantos problemas como parece ser o seu caso e, inclusivamente, se for necessário o envolvimento da Câmara para que o projecto avance finalmente, julgo que seria um sacrifício totalmente suportável tendo em conta as vantagens que daí adviriam. Mas, como disse, mais adiante explorarei este assunto.

    ResponderEliminar
  11. Lá está vc venancio!!!!!!!!!!!
    Vc nao me venha comparar o Albano ao Victor Paulo!!!!!! de um para o outro vai uma distancia abismal!!!!!!

    Se ler bem,eu digo que nao me "parece" que o Albano seja a melhor escolha,é a minha opiniao,e só minha......
    e se me enganei a pensar q o Zé nao apoiava o Projecto,fez o SR° Bastos muito bem em chamar-me a atencao.....e aí emendei....
    Venancinho nao sou eu que num outro Blog(Desabafódromo Courense )
    num inquérito que o moderador está a proceder(Quem é o maior derrotadode 11 de Outubro)no qual o seu nome consta????(vá-se lá saber pq)vc aparece neste momento em 2° lugar logo seguido do Diamantino Lavradas(????)e em 1° lugar o Zé augusto(este ainda se percebe pq)......
    Realmente vc parece nao ter grande apoio da populacao.....vc ainda nao percebeu q COURA nao gosta de si??????
    Deixe de comentar o Lobo....dedique-se simplesmente a comentar os posts e mais nada ...
    Percebeu????????????????

    ResponderEliminar
  12. ó venancio vc tem a certeza que o "Acessor" nao é o melhor para essa funcao?????

    ResponderEliminar
  13. Mas meus SRs. onde é que alguem viu que a Câmara Municipal ia ser parceira do Projecto???
    Onde viram vcs que a Câmara ia entrar financeiramente no projecto????
    Elucidem-me!!!!!!!!!!!!!
    É que eu andei em todo o lado a tentar ver !!!!!e nada!!!!
    Só me deu a perceber que a Câmara talvez estivesse interssada na compra do Prédio?????Talvez para depois vender aos promotores????

    ResponderEliminar
  14. Ahhhhhhhhhhh,e falando de seriedade e coerência...venancinho vc ainda nao me disse onde eu insultei as Sras.Dona Ana Guerreiro e Paula Caldas?????
    Só para o Lembrar de tais afirmacoes!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  15. venancio disse...

    Sobre a presunção Sr Lobo....concordo consigo.. não cheguei a lado nenhum... sou infinitamente pequeno comparado com muitos homens e mulheres que tem vivido neste mundo..tenho a humildade de o reconhecer..

    ainda bem
    Amén

    ResponderEliminar
  16. Sr°Bastos,desculpe o meu atrevimento de tanto escrever e a responder a esse Sr° Venancio,era que nao lhe queria encher demasiado o blog com assuntos que de interesse para a comunidade nada têm...mas parafraseando esse Sr."É impossivel, ficar calado com este ......."
    Pela minha parte deixo de falar nessa personagem que numca trouxe para Coura nada!!!
    Onde andou ele nos últimos 20 anos???
    Que fez por Coura nos últimos 40 anos?????
    há 4 anos pela mao de um Homem foi parar à assembleia,aí julgou-se importante!!!!nada mais errado!!!!
    Continua e vai continuar a berrar aos surdos.......nimguem o ouve....
    deve ser triste viver assim ...................
    Por mim terminei aqui ,por ele se quiser? pode continuar a BERRAR que eu nao o ouco!!!!!!!

    ResponderEliminar
  17. Caro Lobo
    As notícias que andaram pela comunicação social há uns meses davam conta do interesse da Câmara em comprar o edifício do antigo sanatório,sim, e assumir dessa forma uma parceria com a empresa promotora do projecto turístico para Mozelos. Estive aqui a procurar a ver se descobria onde é que li isso e não encontrei, mas tenho de memória que era isso que era noticiado.

    ResponderEliminar
  18. tb procurei....e encontrei no"Noticias de Coura,edicao 148,de 22 de Setembro de 2009"
    Pág.n°36"Câmara de Coura parceira de projecto turístico em Mozelos"
    onde realmente faz alusao à parceria da Câmara nesse projecto....
    Ainda nao tenho uma ideia bem defenida do que querem fazer????
    Mas repito,que o me preocupa mais é a vontade dos promotores construirem mais de 200 (pequenas e grandes)casas??????
    Com que finalidade????
    Vai haver clientes para isso tudo???Duvido???
    Especulacao imobiliária????
    Talvez????
    Acho que tem que ser muito bem ponderado por parte da Câmara!!!!!
    Nao fiquemos no futuro todos nós mais empenhados ainda!!!!!
    Se for para ganhar,óptimo...
    Empregos???sao bem vindos....
    Turistas??tb sao bem vindos
    mas vamos ver como se vai desnrolar todo o processo e depois direi da minha posicao...

    ResponderEliminar
  19. "Relativamente ao parque aquatico.. confesso que ainda não li isso em lado nenhum,, depois de o fazer e verificar o contexto em que foi dito, emitirei a minha opinião.."

    Para os desimformados:
    http://umfuturomelhor.com/programa.pdf

    ResponderEliminar
  20. às 15:48 disse: LOBO disse...
    Mas meus SRs. onde é que alguem viu que a Câmara Municipal ia ser parceira do Projecto???

    às 16:45: LOBO disse...
    tb procurei....e encontrei no"Noticias de Coura,edicao 148,de 22 de Setembro de 2009"
    Pág.n°36"Câmara de Coura parceira de projecto turístico em Mozelos"
    onde realmente faz alusao à parceria da Câmara nesse projecto....
    Ainda nao tenho uma ideia bem defenida do que querem fazer????

    isto é o quê^?? seriedade.?? convicção??? coerência?? caracter???

    pode crer que continuarei e emitir a minha opinião critica, enquanto tiver este tipo de comportamento, quando se faz passar por uma pessoa séria, conhecedora de Coura, e que se permite emitir comentários não fundamentados e de profundo desconhecimento sobre o caracter das pessoas.
    --------//---------------------
    Sobre o projecto:
    afinal, acaba de repetir o que eu disse vamos aguardar para emitir uma opinião mais convicta.. volto a repetir.. não acredito na seriedade desse projecto, a não ser que o objectivo seja sacar fundos.. e depois deixar a Câmara com o menino nas mãos. voltaremos a falar..

    ResponderEliminar
  21. Sobre os 4 20 ou 40 ultimos anos...
    Só lhe respondo.. possivelmente,, contribui mais para o desenvolvimento de Paredes de Coura em 3 anos,, que o Sr na Vida toda..
    mesmo que não tivesse feito nada por Coura até hoje, não me inibia de comentar e vir a fazer alguma coisa....

    Caro amigo..dou de barato, que até posso não ter feito nada por Coura.. mas afirmo-lhe que nunca me servi de Coura para nada..

    De si, duvido que se possa dizer o mesmo...

    ResponderEliminar
  22. para o Lobo outra vez..

    quais os derrotados nas eleições??

    .. acho curioso o meu nome constar da lista...é justo..manifestei intenção de concorrer.. tenho que aceitar..pessoalmente acho que não ganhei, nem perdi.. foi o que foi..

    Não tenho a certeza que o seu nome não conste da mesma!!!!

    mas se assim for.. como queria que constasse??aquela lista é só para gente de coragem!!!!gente que foi capaz de dar a cara, e sugeitar-se à decisão dos eleitores..
    Só por essa atitude, merecem o respeito de todos... tal como muitos outros..

    ResponderEliminar
  23. "..pessoalmente acho que não ganhei, nem perdi.. "

    Mas o povo???????????

    ResponderEliminar
  24. E como pode ver levou uma quase uma hora a procurar imformacao sobre o assunto!!!!!!!!!
    Nao como vc que fala de cor!!!!Pelo menos eu procuro???
    Nao como vc que se faz desconhecedor do programa do PSD!!!!!

    ResponderEliminar
  25. " mas afirmo-lhe que nunca me servi de Coura para nada..

    De si, duvido que se possa dizer o mesmo..."

    Se serviu ou nao só vc sabe???ou talvez alguem tenha alguma informacao q possa dar????
    Eu tenho a certeza absoluta que numca me servi de Coura.

    "Não tenho a certeza que o seu nome não conste da mesma!!!!
    Claro que consta o meu nome na lista,estou no lugar de "outros" perdedores????nao tinha reparado????


    3° vez que lhe pergunto:
    Entao e as Sras:Ana Guerreiro e Paula Caldas??????Onde me viu a dizer mal das Sras.????
    Mentiroso!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  26. "gente que foi capaz de dar a cara, e sugeitar-se à decisão dos eleitores.."""

    Mas vc nao se sujeitou à decisao deles??????E ainda assim votam a dizer q vc foi um dos perdedores!!!!!Pq será???Deve ser por gostarem muito de si concerteza!!!!!

    ResponderEliminar
  27. Mas vc nao se sujeitou à decisao deles??????E ainda assim votam a dizer q vc foi um dos perdedores!!!!!Pq será???Deve ser por gostarem muito de si concerteza!!!!!

    Tenha Juizo..você não tem condições para emitir opiniões ou comentar o que quer que seja, neste espaço.. o seu lugar, é precisamente no outro espaço a que se refere,,você não tem capacidade de rétorica.. não mantém um unico raciocinio coerente, não conhece Paredes de Coura, atraveria-me a dizer que nunca passou da Travanca e fique sabendo que não me ofende, diga o que disser, sabe porquê??, é que o anonimato é o refogio dos ignorantes..
    olhe que não foi a mim, que alguém ameaçou com o Ministério Publico!!!!deve ser por gostarem de si....

    ResponderEliminar
  28. "é que o anonimato é o refogio dos ignorantes"

    O meu "refogio" é no Corno de Bico!!!!!!
    hihihihihihihihihihiihihihi

    ResponderEliminar
  29. Excelentissimo Senhor Pré-Ex candidato Venâncio, em primeiro de tudo, quero apresentar-lhe os meus mais sinceros cumprimentos bem como testemunhar-lhe o apreço que me merece a sua postura, inquestionavelmente corajosa, participativa e mesmo desafiante.
    Foi com imensa pena que li o seu comentário anterior, escrito num português de infantário, cheio de erros ortográficos e de frases de deficiente construção gramatical, o que, vindo de alguem como o senhor, que já deu provas de ser titular de uma postura linguistica garbosa, exigente, altiva e a transpirar cultura e elegância por todos os seus poros, poderá ser atribuível a um estado de irascibilidade extrema, fruto de uma aversão descontrolada e dirigida até alguem.
    Senti-me aludido, sou o responsável por um espaço virtual, que o Sr Venâncio, bancário aposentado, politico hibernado, courense adiado e cavalheiro afirmado tentou atingir "apequenando-o" e por arrastamento menorizando a capacidade de debate, argumentativa e de retórica do seu criador e dos seus visitantes-comentadores.
    Consciente das minhas limitações retóricas, da menoridade da minha capacidade argumentativa e da fragilidade da minha posição sócio-politica rogo encarecidamente a tão brilhante mente, me honre com a visita ao meu espacinho e assim me/nos espante com o brilhantismo do seu raciocinio, a luz das suas ideias e a agudeza, qual afiado estilete, do seu sentido critico.

    Um forte abraço Senhor Venâncio,recuso-me a disparar sobre alguem só para experimentar a qualidade do chumbo, apareça cá por casa e persista no seu brilho ofuscante....Por mim, terei muito prazer em servir de cinzentão, para maior brilho do senhor

    ResponderEliminar
  30. Ai que estou cheio de medo do Ministério Público!!!!!!!!!!
    Quem me acode!!!!!adel-rei aiaiaiaiaii
    uiiiiiauauuuiuiuiuuiui.....
    Ó venancinho por favor!!!!!!!que eu tenho tanto medinho!!!!!!

    Ah e gostei daquela do "courense adiado"

    ResponderEliminar
  31. "atraveria-me " um dia a passar a travanca???
    Nem pensar!!!!ainda encontro o tal ministério!!!!!!!

    ResponderEliminar
  32. Sr Desabafador Mor.. reconheço efectivamente os erros que refere..trata-se de deformação profissional.. escrever com rapidez, sem o devido cuidado. fica o meu compromisso de corrigir.

    obrigado pelo alerta..

    ResponderEliminar
  33. Ele nao entendeu nadinha ó Desafador Mor????Ou entao disfarca bem!!!!!!!!

    E as SRas.Paula Caldas e Ana Guerreiro....mentiroso?????
    Nao responde????

    ResponderEliminar
  34. Por vezes um bom insulto, é como uma boa piada, sem a audiência correcta é um disperdício

    ResponderEliminar
  35. Quanto ao espaço que dirige, acredite que não foi minha intenção denegrir o autor, ou quiçá a sua capacidade.
    Tenho demasiado respeito por quem faz alguma coisa, e principalmente por quem procura fazer diferente.
    Respeito tolerância e humildade, são valores que tenho procurado cultivar ao longo da minha vida.
    Considero é que existem princípios dos quais não devemos prescindir, e um deles é a dignidade e a privacidade das pessoas, podemos e até devemos emitir os nossos pontos de vista,,, podemos e até devemos por vezes usar de alguma ironia, e até de alguma brincadeira inofensiva, é inaceitável, é a difamação barata, baseada em boatos e a coberto do anonimato. Como sabe vivemos num meio pequeno, em que todos se conhecem, e boatos maliciosos, tem criado problemas psicológicos de gravidade irreversível, em personalidades psicologicamente mais fracas, eu próprio tenho sido vitima desse tipo de insinuações, felizmente que o meu carácter e a minha personalidade tem sido superiores a tudo isso, razão pela qual, convivo mal, com determinados comentários, baseados no desconhecimento, e sem fundamento.
    Fica o meu compromisso, de passar por lá.

    ResponderEliminar
  36. O Sr. Venâncio dá muitos pontapés na gramática mas é uma voz que gosto de ler neste espaço. Viva o CDS.

    ResponderEliminar
  37. E continuo sem respostas do Venancio à minha pergunta.....
    Pq???pq ele sabe que é mentira o que afirma........
    nao é Venancio????
    Vc sabe que numca falei nas Sras: a que vc se refere!!!!!Nao é??
    Mas veja como vc ficou mansinho com o Desabador Mor,até conseguiu escrever sem dar erros e tudo!!!!!!

    ResponderEliminar
  38. Sem duvida alguma, já muitos de nós, todos certamente, nos arrependemos profundamente de ter pensado, dito ou feito algo levados pelo calor do momento, pela inconsciência ou até mesmo pelo instinto. Depois, infelizmente, apenas depois entendemos que metemos o pé na boca, na argola e que o deveríamos tê-lo metido noutro qualquer local ou te-lo mantido dentro do sapato ou chinelo “de-meter-o-dedo”. Se o caso é grave, pode ser tarde de mais para voltar a trás e desfazer, desdizer ou “despensar” o que fizemos, dissemos ou pensámos, este não foi o caso, Sr Venâncio, a gravidade não existiu e o equivoco, a existir, está completamente sarado
    Já perdoei e desculpei muita coisa e muita gente ao longo da vida. Já pedi desculpa muitas vezes e perdão outras menos. Tenho o perdão mais fácil do que tenho o verbo e poucas vezes me tenho arrependido de perdoar ou desculpar...
    Acho até, que foi imperdoável da minha parte, escrever acerca dos erros de ortografia e das "deformações profissionais" alheias e arrependo-me amargamente de o ter tentado fazer. Por isso e por outras coisas mais peço desculpa e perdão por ter falado nisso
    Um forte abraço para si, Senhor Venâncio

    ResponderEliminar
  39. Interessante artigo:


    http://jn.sapo.pt/Domingo/Interior.aspx?content_id=1380349

    ResponderEliminar
  40. Desabafador Mor:
    Deixe-me dizer-lhe que discordo totalmente de si.
    Da minha parte só agradeço que o tenha feito.
    Faça-o sempre que se aperceber, temos a obrigação de caminhar para o perfeito em todas as áreas.

    ResponderEliminar
  41. Pq será que este Venancinho nao me responde quanto à pergunta q lhe faco sobre e onde eu falo nas SRas.Ana Guerreiro e Paula Cristina Caldas????????
    Nao lhe convem???
    Pois nao!!!!!
    Pq mente nao é..........

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!