25 junho 2010

A disciplina é tramada

portagens nas scuts

Antes

Moura quebra disciplina de voto do PS sobre chips – Notícia da Rádio Geice, 23/06/2010

 

Depois

Na bancada do PS, registaram-se pelo menos sete declarações de voto, mas não houve quebra de disciplina de voto por parte do deputado Defensor Moura – Notícia do jornal Público, 25/06/2010

Nunca entendi muito bem o conceito de disciplina de voto. Então se um deputado é eleito para representar um círculo eleitoral e, no limite, um país, tem de esquecer as suas convicções pessoais e render-se às exigências do grupo onde está inserido, mesmo sabendo que isso vai prejudicar o distrito que o elegeu? Não me parece que esta seja uma das características mais fulcrais da Democracia, mas enfim.

A votação de ontem foi o último exemplo de que, em nome dos partidos se esquecem os eleitores e as promessas. Defensor Moura até pode argumentar que, com a entrada em cena do primeiro-ministro com a sua proposta de, para agradar ao PSD, meter portagens em todas as SCUT’s, perdeu impacto a sua crítica de que o Norte estava a ser prejudicado. Mas uma coisa é certa, com a introdução de portagens, ainda que a nível nacional, o Norte vai ser mesmo prejudicado. E com o voto de Defensor Moura. Ah, e dos outros socialistas eleitos por Viana do Castelo também…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!