07 junho 2011

Legislativas 2011 – Análises

As eleições legislativas já lá vão, os ecos hão-de perdurar mais algum tempo. E por falar em tempo, a falta de tempo dita que não consiga escrever duas linhas sobre o assunto. Por isso, deixo aqui as ligações para os blogues dos courenses Jofre de Lima Monteiro Alves e José Augusto Pacheco, que nos trazem alguma análise sobre os resultados do acto eleitoral do passado domingo, a nível local e não só. Com a devida vénia.

27 comentários:

  1. Lá para o Natal vou começar a ouvir : Volta Sócrates estás perdoado....A ver vamos...
    Muitos Portugueses nem imaginam o que os espera!esperemos com
    calma.

    ResponderEliminar
  2. Não precisamos de esperar pelo Natal, para ver o que na verdade nos espera,leia com atenção o memorando da troika a que o governo socialista nos obrigou.
    O povo português sabe muito bem o que vai passar nos próximos e longos anos(sacrifícios),pelos desmandos do desgoverno que nos desgovernou nos últimos seis anos.
    A maioria que votou em partido diferente está consciente de tudo o que nos vai acontecer. O futuro primeiro ministro nada escondeu ao povo,foi sério e honesto.Esteja atento e tranquilo!!!

    ResponderEliminar
  3. "A maioria que votou em partido diferente está consciente de tudo o que nos vai acontecer."

    Olhe que nao..olhe que nao José Cunha!!!!E vc vai ver daqui a quatro anos o PS voltar a ganhar!! E sabe pq?? Pq quando se tomam medidas impopulares mas muitas vezes necessárias , normalmente o Povo castiga o partido que toma essas decisoes!!! Sempre foi assim....e vai voltar a acontecer...vc vai ver.

    " O futuro primeiro ministro nada escondeu ao povo,foi sério e honesto."

    Isso é sempre assim antes de serem primeiros ministros!!!! Mas depois......concerteza que vou ficar atento e tranquilo,pois eu continuo a viver bem seja qual for o governo!!!! Ora os Pobres??

    ResponderEliminar
  4. Interessante:

    http://www.jn.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1871657

    sao outros pontos de vista Sr° Cunha!!!!!!

    ResponderEliminar
  5. Não menos interessante e que acaba por ir de encontro as opiniões do Lobo e de José Cunha.

    E para mim um muito bom artigo:

    http://aeiou.expresso.pt/desta-vez-os-portugueses-sabem-no-que-votaram=f653835

    ResponderEliminar
  6. "Pela primeira vez, teremos um governo democraticamente legitimado para nos massacrar. E, não há dúvida, vai fazê-lo, não porque essas soluções serão melhores para o país, mas porque são essas as medidas que os barões lhe exigiram. Já muitos esfregam as mãos de contente, pois, agora, o que era património vai ser considerado espólio.

    O que aí vem, apesar dos constantes avisos, vai ser uma surpresa brutal, mas, desta vez, perdeu-se a legitimidade à indignação. O Eleitor escolheu e de todas as alternativas, escolheu mesmo a pior para a maioria da população. Agora, como diria o outro, embrulhe..."

    *comentário de um leitor ao artigo a que o Joao Mendes faz referência

    ResponderEliminar
  7. "Claro que quando as pessoas forem afetadas diretamente por estas medidas se irão opor. Claro que se vão sentir enganadas. Claro que vão protestar. Claro que vão falar mal da classe política. Mas espero que não se esqueçam nunca que a democracia exige responsabilidade."

    in:http://aeiou.expresso.pt/desta-vez-os-portugueses-sabem-no-que-votaram=f653835


    A democracia exige responsabilidade diz o autor do artigo!!!!!
    Mas quer lá saber de reponsabilidade o POVO quando lhe metem a mao no Bolso ou os governos tomam medidas impopulares!!!E depois lá vem o mesmo povo castigar quem está a governar!! Por isso eu digo que daqui a quatro anos tornam a querer mais do mesmo,ou seja voltamos a ter um governo PS!!! E andamos no jogo do empurra ...agora governas tu ...agora governo eu!!! Mas quem se quilha é o Zé que já nem do povinho é......

    ResponderEliminar
  8. Sejamos objectivos,honestos e frontais: quais a alternativa que qualquer governo eleito, terá em ter de cumprir com as exigências dos homens da troika acordadas pelo governo e mãos de Sócrates?
    Bem podemos dizer que o povo vai ser massacrado como foi m.nos últimos anos de governação socialista,pelo menos temos esperança que o futuro governo vai por certo aprender com os erros do gov.cessante,´para pior não pode actuar.
    Também concordo com o próximo acto eleitoral,espero daqui a quatro anos,pode muito bem o PSD /CDS perder eleições,uma coisa é certa, vão deixar a governação estado económico do país em melhores condições do que o encontraram.
    Classe média foi-se, pobres aos milhões,ricos ricos,infelizmente são raros e quase se conta pelos dedos de uma mão....
    Sabe quem devia estar a contas com a justiça, são o governo/o figurão do BPN que nada fiscalizou como lhe competia ou seja o ex governador BP dr.Victor Constâncio, com salário multi-milionário!!! gestores públicos que nos levaram a esta situação de pobreza e miséria,só que o PS,ainda premeia estes irresponsáveis,com empregos na Europa nas famigeradas empresas públicas,p.ex. Cravinho o homem das auto-estradas sem pagamento vulgarmente chamadas de SCUTs, este VC e tantos outros Fernando Gomes ex pres. da Câmara do Porto homem das negociatas com o FCP,logo o seu sucessor,e tantos outros que dispenso de inumerar.
    Com calma e muita atenção, vamos enfrentar todas as adversidades e dificuldades que a actual situação económica nos vai obrigar.

    ResponderEliminar
  9. "ter de cumprir com as exigências dos homens da troika acordadas pelo governo e mãos de Sócrates?"

    Quem acordou com a "troica" foram os três partidos PS ,PSD ,E CDS/PP e nao só o PS!!!
    Pois se assim nao fosse nao havia empréstimo!!!Pq fosse quem fosse governo teria que cumprir os acordos!!! Agora imagine se ganha o PCP!!!!!!

    ResponderEliminar
  10. "que o futuro governo vai por certo aprender com os erros do gov.cessante,´para pior não pode actuar."

    Logo veremos...mas nao tem margem para fazer muito mais que as exigências da "Troica".

    ResponderEliminar
  11. "pode muito bem o PSD /CDS perder eleições,uma coisa é certa, vão deixar a governação estado económico do país em melhores condições do que o encontraram."

    Nao sei nao!!! olhe que há analistas que dizem que nao temos qualquer hipótese de pagar as dividas!!!!e entao vai-nos acontecer como já está a acontecer à Grécia !!! Nao vamos conseguir produzir para pagar sequer os juros!!!!! e aí ainda mais se vai acumular a divida ,com consequente aumento de iva, mais impostos ,etc.etc.

    ResponderEliminar
  12. "ricos ricos,infelizmente são raros e quase se conta pelos dedos de uma mão..."

    Olhe que sao mais do que o que vc pensa!!!!Muitos deles politicos!!! E alguns do PSD !!!!! que encheram os bolsos em bom tempo...ou acha que foram só os Boys do PS???

    ResponderEliminar
  13. "Com calma e muita atenção, vamos enfrentar todas as adversidades e dificuldades que a actual situação económica nos vai obrigar. "

    Vamos, vamos.... com a barriguinha de muita gente a pedir pao,os pobres cada vez mais pobres,privatizacao do que nos resta, etc.etc..
    E o PS premeia estes irresponsáveis!!!! É que o PSD quando lá esteve nao premiou!!!Nao...Deus me livre...eram uns santos...ó homem vc ainda acredita em milagres?? pq só fala dos Boys do PS e nao fala dod do PSD ???
    Vc deve ser cego de um olho!!! e só vê para uma lado!!!! Ou será que usa uma pala de um lado???

    ResponderEliminar
  14. A cor laranja predomina em todo o país.Foi no passado dia 5 que a esmagadora maioria da população portuguesa votou na mudança.Mais vale tarde do que nunca.O "Sócrates"bem tentou mas o povo desta vez naão se deixou enganar.Foram seis anos de governação ruinosa para o país,e não fosse a ajuda externa e nem dinheiro havia para pagar salários e as pensões dos idosos.Hà que dizê-lo,estamos na bancarrota,completamente falidos.Não tinha dinheiro para mandar cantar um cego,mas o governa PS agia como nada de mal se passasse,não fazendo as reformas que se impunham,continuando com as suas obras megalomanas e outros gastos desnecessários à custa do dinheiro emprestado que ia pedindo.Com a sua arrogancia,nunca ouviu os conselhos para mudar de politica,e astuto como uma raposa,lá foi enganando o povo até ao dia das eleições.So´com a ajuda tardia que teve de pedir à UE e FMI o pais respirou fundo.Claro que agora vamos pagar as vacas ao dono,como se costuma dizer.Para bem do PS DEMITIU-SE

    ResponderEliminar
  15. Sabemos e compreendemos a ajuda dos partidos chamados do arco do poder-PSD,CDS, ao subscreverem o acordo se é que se pode chamar acordo,talvez melhor, imposição da Europa e FMI,tratou-se de defender o país.
    Também sabemos que nos governos anteriores não houve força e determinação para acabar com os boys e fazerem as grandes reformas de que o país carece como de pão para a boca,não temos ilusões nem precisamos de "palas"caro anónimo,veja se essas lhe ficam bem na fotografia.
    Somos homens livres de qualquer facção partidária,estamos à vontade para comentar desapaixonadamente tudo o que sentimos na nossa consciência, mas deixe que lhe diga, desgoverno como o de Sócrates,entendo que nunca tivemos e pedimos a DEUS e todos os santos para que não se repita!!!Descanse em paz ele e os seus camaradas que religiosamente o acompanharam, até o pobre do ministro da finanças Teixeira dos Santos,foi enganado pelo chefe!!!!

    ResponderEliminar
  16. Estes anónimos anteriores falam demasiado no Plural!!! Já nao é só uma pala que faz falta!!! Sao dúzias...e nem com a ajuda desse deus e dos santos vao lá...paciência, Talvez seja padre.

    ResponderEliminar
  17. Não sou padre e muito menos sacristão,mesmo que o fosse, apenas e só falo a verdade,sem insultos ou palavras mais insultuosas como o anónimo nos acostumou a ler nas poucas linhas que escreve!!!
    Deixemos o futuro governo cumprir com todos os compromissos difíceis que a troika nos sujeitou,claro, voluntáriamente,só foi assinado esse memorando com a necessidade extrema do dinheirinho"deles"!!! caso contrário não havia dinheiro para ninguém!!!
    Pouco ou nada vale a pena "chorar sob o leite derramdo"é cumprir o acordo" com todos os sacrifícios do nosso povo sem culpa destes, desgovernos que nos levaram a esta triste situação.Vamos dar as mãos e procurar resolver os nossos problemas a bem de Portugal com séculos de história.

    ResponderEliminar
  18. "apenas e só falo a verdade"

    A sua! e a dos outros?? A dos outros nao é a verdade!! sao só mentiras...

    "sem insultos ou palavras mais insultuosas como o anónimo nos acostumou a ler nas poucas linhas que escreve!!"

    Eu até gostava de insultá-lo !!! mas vc nao ia entender! e o Bastos nao deixa!!!

    "Deixemos o futuro governo cumprir com todos os compromissos difíceis "

    de boa vontade....até ficarmos enterrados ......

    ".Vamos dar as mãos e procurar resolver os nossos problemas a bem de Portugal com séculos de história."

    Ámen....assim seja nao terra como no céu....

    ResponderEliminar
  19. Faço votos para que esta maioria a que o sábio povo deu nas urnas ao PSD e CDS,possa de uma vez por todas,fazer as necessárias e urgentes reformas que o país há largos anos e ansiosamente espera como na Justiça,Agricultura,Ensino, Saúde,eliminando certas empresas públicas,serviços públicos inúteis Municipais,Institutos,Fundações,parcerias públicas/privadas e tantos outros serviços ditos públicos que apenas servem de emprego aos tais chamados boYs,reduzindo substancialmente o número de deputados,eliminando os governadores civis,figuras decorativas que apenas e só servem de apoio aos governos que lá os colocam
    Se assim for, então dizemos: valeu a pena mudar....

    ResponderEliminar
  20. "votos para que esta maioria "

    Qual maioria???? Sonha!!!

    " sábio povo "
    Onde ?? Onde ??? É que segundo as estatisticas somos quase uns dos últimos na Europa!!!!

    Ó José Cunha que eu saiba o PS ainda ficou em 2° lugar e nao o CDS !!!!!

    "as necessárias e urgentes reformas que o país há largos anos e ansiosamente espera"

    Pois é...pq será que quando o PSD foi governo nao as fez!!!!!!!

    "eliminando certas empresas públicas,serviços públicos inúteis "

    Pois...muitos deles criados por esses mesmos PSDs que agora vao governar....

    "reduzindo substancialmente o número de deputados,"

    E o Cunha ainda Acredita !!!

    Ponho as minhas dúvidas se valeu a pena mudar,pq estes partidos já lá estiveram !!! E que fizeram...o mesmo que o último!!! Roubar...Roubar...Roubar... E o Cunha que se .......

    ResponderEliminar
  21. Sim acredito,tenho esperança,não fui eu que disse que o PSD enquanto governo não fez asneiras,mas como diz o nosso povo mais vale tarde do que nunca,por imposição da chamada troika o caminho está aberto à sreformas que me referi,tenho pena que seja o exterior e por mal sinal, do estrangeiro que nos indique o nosso destino.É lamentável mas é verdade, os governos sempre previligiaram os seus boys e clientelas políticas.
    Vamos esperar para ver!, quando flo em maioria,evidentemente que estou a falar do PSD/CDS,não sou tonto e muito menos sectário...

    ResponderEliminar
  22. Quanto a reformas estruturais foram poucas as que se fizeram,mas estou a lembrar-me como ex. do acesso à televisão privada em que o PS sempre foi contra, idem, direito de voto dos emigrantes no estrangeiro para e.presidenciais,privatização de certas empresas de transportes,bancos,seguros,jornais etc etc, tudo no tempo dos governos de Cavaco Silva, é verdade...
    Agora venha o resto sem medo das chaamadas "vacas sagradas" que nos levam o nosso dinheiro dos impostos,autênticos sorvedouros do herário público,os tais das greves, os tais que melhor regalias possúem em detrimento dos desgradaçados dos salários médios e minimos!!! público,RTP,Tap,Refer,CP.Metros transporte m.,
    Não acredito que seja este governo a endireitar esta situação de desigualdade e menos respeito pelos 700 mil desempregados e cerca de dois milhões de portugueses que vivem no limiar da pobreza.

    ResponderEliminar
  23. "Não acredito que seja este governo a endireitar esta situação de desigualdade e menos respeito pelos 700 mil desempregados e cerca de dois milhões de portugueses que vivem no limiar da pobreza."

    Mas eu acredito que eles (governo de agora) vao ficar muito mais ricos, vao arranjar tachos para os amigos e por aí fora!!!!! E voltamos á mesma lenga-lenga de sempre...
    E quem paga??? Os pobres trabalhadores....

    ResponderEliminar
  24. Com serenidade e confiança vamos poder ver o que o novo governo conduzido pelo jóvem economista e administrador de empresas,Passos Coelho,vai trazer de bom ao nosso povo já tão explorado e vilipendiado nas suas vidas .
    O início é promissor,a linha programática é de esperança.O PAÍS bateu no fundo,quer na situação económica com até nos seus valores primordiais;crimes a aumentar,estrangeiro a desconfiar de nós,embora com graves custos nso emprestam dinheiro para sobreviver e cumprir com os compromissos então assumidos,pagar aos funcionários,aos reformados.
    Numa altura destas nem sei como surgiram voluntários a pretender tomar conta do país neste estado clamitoso públicos,uma coisa eu sei,não há lugar para desmandos,obras faraónicas TGVs,Aeroportos,pontes e novas auto-estradas.O engº.Sócrates era um autêntico LUNÁTICO, sem rumo e com um desnorte incontrolável,lamantávelmente acompanhado pelo seu partido e seu governo,com poucas vozes discordantes,aí daquele que não dizia Amém....
    Terminando como inicie, vamos ter fé e esperança no futuro governo.

    ResponderEliminar
  25. O lobo de 17.06.00,36,diz que o governo vai ficar mais rico, o quê??? Não, todos os membros do actual governo são pessoas altamente creditadas e com uma vida de trabalho junto das Instituições e empresas,homens que não viviam da política,amanhã vão embora sem receio de conseguirem emprego,nada de se confundirem com os "jotinhas" dos partidos que nada mais sabem fazer do que politica.

    Pela primeira vez que se formou um governo mais reduzido,pretendem acabar com os governadores civis,coisa que o PS e PC B.E. não aprovaram assim como a redução de deputados,esses sim, querem os lugares para os camaradas, não olhando para o esforço que o contribuinte está a fazer para pagar a estes desnecessários"tachistas"gestores, ,administradores e outros que tais por certo vão ser reduzidos ao minimo,estado gordo, e despesista.
    Agora quem assim procede dizer-se que vão se governar!!,parte dos membros do governo pessoas altamente qualificadas,com ordenados no privado mais do que o dobro do que vão ganhar como ministros,é de louvar estes bons portuguses que ainda dão um pouco de si para salvar a nossa pátria.
    Bem haja....Sorte e muita vontade de vencer.

    ResponderEliminar
  26. Daqui a um ano ou dois conversamos anónimo de

    21 Junho, 2011 17:06

    ResponderEliminar
  27. Foi com muita atenção que presenciei o debate na Assembleia da República do programa do governo,que diferença quer seja nas perguntas como nas respostas dos deputados aos membros do governo!!! Até nos dava a impressão estarmos noutro planeta!!
    habituados ao "berreiro" e adjectivos impróprios para com aquele local de excelência,será por ser uma senhora de talento a dirigir os trabalhos???Conclusão; tudo correu para melhor emtodos os sentidos,esperemos que este tratamento e modo de actuar seja para continuar e não interrompido por deputados mais nervosos,senão mais malcriados.
    Vale a pena apostar em novas gerações e independentes políticos e da função que provisóriamente/temporáriamente estão a ocupar pessoas que nada lhes diz a questão partidária.
    Oxalá no futuro não me desiludam!!!

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!