12 agosto 2011

Festival e turismo de mãos dadas

CIMG2172Finalmente! É palavra que, na minha opinião, melhor se adapta à mais recente iniciativa da Câmara Municipal de Paredes de Coura que, finalmente, lá está, resolveu aproveitar o fluxo de visitantes que vem ao nosso concelho para participar no Festival de Paredes de Coura e dar-lhes a conhecer um bocadinho mais sobre o município que não apenas a praia fluvial do Taboão e uma ou outra subida à vila.

A ideia, inclusivamente, já vinha a ser defendida há algum tempo pelos próprios organizadores do Festival e, este ano a autarquia entendeu estarem reunidas as condições para levar a cabo um programa, simples, de promoção de algumas das potencialidades turísticas de Paredes de Coura, nomeadamente a nível cultural, ambiental e arquitectónico.

“Vem ao Festival e conhece Paredes de Coura” é o nome da iniciativa que, nos dias 17, 18 e 19, oferece aos “festivaleiros” um cheirinho do que podem encontrar em Paredes de Coura depois, ao longo de todo o ano. Um programa que serve, todas as manhãs, no Museu Regional, o típico “café na picha”, como que para retemperar forças aos visitantes após uma noite de diversão. Depois, ao longo dos três dias e por apenas um euro por visita, estão programadas incursões a espaços como a eira comunitária das Porreiras, o CEIA e a área de paisagem protegida do Corno de Bico, a Cividade de Cossourado ou o Museu Regional de Paredes de Coura.

Um primeiro passo no sentido de cativar estes visitantes sazonais para outras ocasiões? Sem dúvida. E já agora, permitam-me a sugestão, porque não aproveitar e levar também nestas visitas a comunicação social que assenta arraiais em Paredes de Coura por estas alturas? É que, nestas coisas, toda a promoção é bem vinda.

9 comentários:

  1. Uma iniciativa de aplaudir, pena é que se desconheçam os objectivos a atingir..e que a promoção não tivesse começado à priori.
    A ideia deveria ter contemplado um programa de promoção, que incentivasse o acompanhamento de alguns familiares, e adequar os programas a estes.
    Vamos aguardar pelos resultados, pelo menos tenta-se aproveitar alguma coisa, das potencialidades deste festival..
    Como tem sido habito nesta Câmara, nunca conhecemos os números que se pretendem atingir, se 10… 50.. ou 5.000, isto não teria mal nenhuma, serviria sim para mediar a eficiência das medidas, e para posteriormente reflectir sobre os resultados

    ResponderEliminar
  2. A propósito do festival e do Concelho, foram elucidativas as palavras do João Carvalho ao Jornal de Noticias..”uma terra sem acessos, com elevado desemprego.. votada ao esquecimento”.. nada mais esclarecedor do estado a que o Partido Socialista como Governo Local tem levado o Concelho.

    ResponderEliminar
  3. Aí Aí, o J. Carvalho vai sofrer um grande puchão de orelhas do poder autárquico por dizer verdades e o politicamente incorrecto...

    ResponderEliminar
  4. Ah. Ah se foi o João Carvalho estamos entendidos é um dos grandes economistas do nosso país. Organizador do festival rock e analista económico, muito bem.

    ResponderEliminar
  5. Seja como for, o João Carvalho,teve a coragem sem reticências de dizer a verdade,mesmo abstraindo ele de ser um dos beneficiados dos dinheiiros públicos(CM).
    Prá frente amigo Carvalho, a coisa está no fim já não há quase nada a perder!!!

    ResponderEliminar
  6. E o Bastos anda a "cortar" comentários.Bastos estás feito com eles? Tb queres um lugarzito na Assembleia Municipal???

    ResponderEliminar
  7. Sempre que os comentários não respeitem os restantes comentaristas,acho muito bem que esses blogs não sejam autorizados.
    Quanto a tachos e lugares na Assembleia Municipal estamos bastante distantes no tempo, mas que a referida Assembleia precisava de uma "vassourada" isso é verdade,não conheço o sr.Bastos,mas pelo que me disseram do mesmo, este, felizmente, ainda respeita a liberdade das opiniões dos outros e não está nada interessado em lugares... a não ser a manutenção do seu emprego, o que muitos vivem à custa da política por não saberem fazer mais nada!!!
    Como diz o adágio popular,vozes de b. não chegam ao céu.

    ResponderEliminar
  8. Razão tem o João Carvalho, tiro-lhe o chapéu, por ter coragem de confrontar o grande líder! Ainda por cima vindo de uma pessoa com provas dadas!Este concelho precisa de é mais pessoas a dizer as verdades!

    ResponderEliminar
  9. Meu Deus!!! Se for o Monteiro perde de goleada...a Alexandra, nem quero acreditar nessa hipótese...mas se calhar é isso que quer o Pereira Júnior, um candidato PS que seja derrotado para poder dizer: eu é que sou... Vaidoso e incompetente como é, pelo menos nos 2 últimos mandatos, acredito bem que esta seja a estratégia dele... sangue novo e para ganhar só vejo o de Vitor Pereira,embora concorde que tem de fazer mais, ou então mostrar o que tem feito! Mas de certeza que os ratos de esgoto não o deixam nem chegar perto! E assim andamos por Coura...até que feche!

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!