13 outubro 2011

Poder de antecipação

CIMG1841 As autarquias terão obrigatoriamente de reduzir no mínimo em 15% o número de cargos dirigentes nos primeiros seis meses de 2012.

A frase em destaque foi retirada desta notícia da edição de hoje do Jornal de Notícias que nos dá conta das principais medidas de austeridade do Orçamento de Estado para 2012. Já ontem à noite a tinha ouvido num noticiário radiofónico que resumia as notícias do dia. E logo se fez luz, apesar do avançado da hora, sobre as recentes alterações verificadas na estrutura dirigente da Câmara Municipal de Paredes de Coura.

Tudo não passou, afinal, de um elevado poder de antecipação por parte dos responsáveis da câmara courense. É que, preocupados com o facto de as autarquias terem “obrigatoriamente” de reduzir o número de cargos dirigentes no primeiro semestre do próximo ano, terão, eventualmente, chegado à conclusão, óbvia, de que não dispunham de cargos dirigentes suficientes para cortar e, por isso, vá de promover SETE funcionários a chefias intermédias, quase todos mantendo as funções que já desempenham, apenas vendo alterada a sua posição salarial e pouco mais.

Está assim, explicado o porquê desta promoção que muitos consideraram extemporânea e descabida, não pelo valor das pessoas em causa mas pelo momento que atravessamos. Agora, nos primeiros seis meses de 2012, já temos onde ir cortar os tais 15 por cento que o Orçamento de Estado hoje em discussão irá ditar.

14 comentários:

  1. É tudo feito em função do bem do Povo, pois quanto mais roubam mais estes tonhos baixam a cabeça a quem diariamente lhes rouba tudo. Mas sem crise nas próximas eleições uns cestinhos de comida umas canetas e um porquinho no espeto após a vitoria e é garantido não falha.

    ResponderEliminar
  2. Inadmissível estas promoções,uma vergonha,o que fazem estas chefias que andam de secção em secção com uns papeis na mão,para despistar,sempre os mesmos,a Câmara de Coura já há bastante tempo que devia de ser anexada a outro concelho,um concelho com 9 500 habitantes não se compreende ter as estruturas iguais a outras que tem o dobro ou mais da população!!! Dois vereadores a tempo inteiro,engenheiros/as a monte,chefias,secretárias,chefes de gabinete etc etc.tudo em excesso...
    Vamos cantando e rindo até um dia muito próximo!!!

    ResponderEliminar
  3. Ainda gostava de saber quanto custa esta alteração. Também gostava de saber o montante das dívidas da autarquia a empresas, bancos, associações, etc. Já agora, as motoristas das IPSS's que estão a transportar as crianças para o JI de Moselos estão devidamente habilitadas para o ransporte de crianças? Não tenho a certeza

    ResponderEliminar
  4. Não são sete mas sim 8 Chefias. E estamos a falar de pessoas que têm 2, 4 e 6 anos de Câmara que se Chefiam a elas próprias, e que passam a ganhar a módica quantia de 1680 euros, mais uns trocozitos para despezas de representação no valor de 90 euros.Porque podem ter que ir representar a Câmara a algum lado. E como ganham muito pouquinho precisam de mais uma verba para a representação.
    É esta a realidade do nosso país. A crise só toca no bolso de alguns. Isto é tudo uma palhaçada. É gozar com os pobres. Para dar mais 30 euros aos funcionários que só recebem o ordenado minimo, não há verbas, está tudo congelado. Mas depois há quase mais 500 euros para distribuir por 8 funcionárias, que se chefiam umas as outras.
    Andamos nós a trabalhar e a fazer sacrificios, para outros só meterem ao bolso. Uma pouca vergonha.
    Mas ao que parece na Câmara de Coura as promoções não vão ficar por aqui. Já se fala que vão abrir 4 lugares para subirem Técnicos profissionais a Técnicos Superiores e 2 lugares para passarem 2 funcionarias que estão como assistentes operacionais a Assistentes Técnicas.
    A crise passa ao lado da Câmara de Coura. Só não sei onde andam os senhores da troika, ou o que andam cá a fazer.
    Mas isto é mesmo vergonhoso. Porque os pobres ficam cada vez mais pobres e os ricos enriquecem cada vez mais.

    ResponderEliminar
  5. Só falta dizeres de quem foi a proposta.

    ResponderEliminar
  6. Quando os ossos faltam não esperem que os cães grandes permitam os pequenos chegar perto. Neste momento de crise estão a dividir riqueza pelos que estes anos todos assistiram e agora reclamam uma fatia, mas só aos que por uma razão ou outra a conseguem exigir, isto claro a parte de todo o processo de ascensão de carreira, pois não pensão que alguém vai conseguir justificar, mas é quase como o grande ladram se temos que diminuir 15, aumenta-se 50 e ainda deve sobrar qualquer coisa depois dos cortes, vai ser bonito é quando cortarem nos que têm mais de 10 anos para manter os que agora entraram, vou gostar de ver vou mesmo.....

    ResponderEliminar
  7. A promoção das chefias numa altura de crise é uma ideia estúpida. Pelo que soube e li no Coura algumas das promovidas não tem mérito nem qulaidades que se vejam. Mais uma argolada para dizer tonada junior

    ResponderEliminar
  8. Meus caros amigos,a pouca vergonha está a acabar,a maioria da CM,luta sempre até à ultima para deixar e pagar bem aos seus incondicionais compadres,amigos e funcionários de confiança canina!!!
    Para quando responsabilizar criminalmente todos presidentes de Câmara e os vereadores que com ele votam todas estas medidas despesistas sem o minimo de respeito pelos dinheiros que são de todos!!!Assim continua a bagunça no nosso Município.Que dizem os vereadores da oposição???Já estão a pensar em eleições próximas?

    ResponderEliminar
  9. Caro anónimo das 10:19, o Jornal "O Coura" não fala, de forma alguma, da qualidade ou competência dos promovidos, até antes pelo contrário, diz que quanto a esse assunto nada opina, apenas fala sobre as promoções em tempo de crise.

    ResponderEliminar
  10. Curiosidade, o Noticias de Coura não diz nada, porque será?????????????
    Caladinhos não vá faltar o financiamento.

    ResponderEliminar
  11. Vá. O Director ainda não sabe de nada!
    Vais ver que logo que lhe digam alguma coisa, sairá investigação jornalistica. Ou duvidas?

    ResponderEliminar
  12. Eu duvido. e mesmo que até digam alguma coisa, será tudo menos "investigação jornalística".

    ResponderEliminar
  13. Que oportunismos bacocos,sem sentido,irresponsável e duma forma tão leviana, sem respeito pelos dinheiros dos contribuintes, para servir os"amiguinhos",basta presidente, já nos deixa uma pesada herança vá embora deixe-se de tamanha irresponsabilidade em nos deixar mergulhados na miséria com dívidas para pegar não só para nós mas também para os nossos filhos...
    Quanto ao director do NC,não me surpreende nada em não falar nestes últimos casos de promoções do pessoal da Câmara!!!Mais palavras para quê???Aí Aí,troika mandai cá cima um elemento para verificar este abuso e meter estes homens na c.ou na ordem.

    ResponderEliminar
  14. Condordo a cem por cento com o que acima foi descrito pelo anónimo anterior.

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!