18 novembro 2011

Não, não é em Paredes de Coura…

CIMG1649

Aldeia no Marvão à venda por sete milhões - notícia do Jornal de Notícias

… mas podia ser!

Brincadeira à parte, notícias como esta só vêm atestar o que já conhecido: o interior do país está cada vez mais deserto. Os números dos últimos Censos não enganam e traduzem uma realidade prevista e conhecida. Falta de investimento por parte do Governo? Falta de meios e capacidade por parte dos municípios e das freguesias? Algumas, só algumas, das causas desta desertificação que tem deixado muitas aldeias às moscas.

Numa altura em que já é muito difícil reverter esta situação, urge evitar que se alastre a zonas que, apresentando um índice de crescimento negativo, ainda poderão ter algum potencial para serem contrariar esse caminho. Daí que veja na reorganização das freguesias que se avizinha no horizonte, uma oportunidade para corrigir erros grosseiros do passado. Sem guerrinhas entre vizinhos, sem disputas fantasiosas pelo poder, só com o interesse das populações na mira. Sonho ou realidade?

1 comentário:

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!