08 outubro 2012

O anonimato é feio… mas causa mossa

Ao longo dos quase sete anos que leva o Mais pelo Minho, se há coisa de que nunca abdiquei, logo desde o primeiro momento, foi de dar a cara. Ciente dos riscos (sim, que os há!) que essa opção me traria, optei por nunca esconder a cara ou a mão e assinar, em nome próprio, tudo aquilo que escrevi. Compreendo, contudo, a opção de outros pelo anonimato, especialmente num meio pequeno onde (quase) todos se conhecem e onde, muitas vezes, não é fácil ter uma opinião diferente (leia-se discordante) da maioria. Percebo, por isso, o porquê de, às vezes, ser preciso esconder a cara para dizer algumas “verdades”. Reconheço, também, que muitas vezes o esconder a cara proporciona a que, além das “verdades”, se contem também algumas mentiras.

Vem a isto a propósito dum episódio ocorrido na última sessão da Assembleia Municipal de Vila Nova de Cerveira, aqui contado pela Rádio Vale do Minho, que nos dá conta da indignação de um deputado municipal, do partido com maioria na Câmara local, contra o surgimento de supostos ataques à integridade dos líderes autárquicos, através dos blogues e das redes sociais, mas sempre com recurso ao anonimato. Cândido Malheiro, o deputado em questão, apela mesmo a que o executivo cerveirense avance com uma queixa-crime contra os anónimos que, com este tipo de situações, acusa de estarem a denegrir a imagem do concelho.

Curiosamente, este discurso de que a denúncia do que está mal feito só vem prejudicar o concelho, não é exclusivo de Vila Nova de Cerveira. Não querendo com isto apoiar o anonimato, reconheço que há situações (e alturas e envolvidos) que muitas vezes não se coadunam com o dar a cara. E o facto do queixoso referir que os anónimos têm “profundo conhecimento” do que se passa na câmara cerveirense, só me faz pensar que quem denuncia tem medo… das consequências. Infelizmente!

18 comentários:

  1. Caro Eduardo

    Quando fiz a minha primeira denúncia, que foi anónima, tinha 15 anos. Estava a começar o 10º ano, nos Arcos de Valdevez, e não havia cantina. Só os mais próximos de mim, meus amigos, é que sabem que na altura enviei uma carta ao Jornal de Notícias a queixar-me da situação, pois tal como agora não havia dinheiro para todos poderem ir todos os dias aos restaurantes. A Carta foi um sucesso, deu, claro, origem a uma investigação, mas resultou: oito dias depois a cantina começou a funcionar. Estávamos em 1981, muito pouco tempo depois do 25 abril. Na altura, nos organismos ainda havia muita Gente do Antigo Regime, cujo pensamento democrático estava longe dos nossos horizontes. Entendo pois que ainda haja algumas Pessoas que se tenham de recorrer ao anonimato para as suas denúncias. O que não entendo é que a generalidade dos Comentadores o faça apenas dessa forma. Passaram mais de 30 anos daquela data, é outra geração! Naquela altura percebi que para se mudar as Organizações é necessário estar dentro delas e desde então tenho participado em muitas Instituições, sempre para poder manifestar a minha opinião, e com ela, sem falsas modéstias, lutar por aquilo que em cada momento entendia ser o melhor, para mim, e para as pessoas.
    Este blog tem sido, e espero que continue a ser, um espaço de discussão e todos os comentários que fiz, muitas vezes crítico do sistema, foram sempre publicados.
    A História tem revelado sempre que quanto mais as pessoas se baixam, mais as obrigam a baixar. Quer isto dizer que desafio todos os comentadores a deixarem o anonimato, não por serem menos importantes, mas porque essencialmente dão mais força aos opressores.
    Penso sempre que todos temos muitas vezes a possibilidade de renovar o 25 de abril: está nas nossas mãos.
    José Augusto Caldas

    ResponderEliminar
  2. O Zé Augusto diz que não entende porque é que maioria dos courenses que comenta neste blog o faz como anónimo. É porque têm medo Zé Augusto! Medo de perderem o emprego ou de perderem algum dinheirito que o clube, a associação ou a freguesia estava à espera. O povo tem medo Zé Augusto.
    O Bastos tem feito um bom trabalho deixar que se metam comentários anónimos e ainda bem. Mas acho que muitas vezes é um bocado limitador e não deixa passar o que não lhe interessa. Se calhar também tem medo!

    ResponderEliminar
  3. O povo tem medo caro comentador, eu tenho medo, muito medo. À minha volta vejo vassalos deste poder, o beija-mão é indescritível."beija a mão aos padrinhos" (sim, são vários) para teres um sustento que te permita criar os filhos, diz que sim com a cabeça para veres o teu projecto aprovado para fazeres a tua casinha. Amigos andamos todos tão em baixo, tão vergados ( e quem disser o contrário está a mentir). Volta Salazar (sem a ditadura, claro) estás perdoado! Ah, o Bastos também tem medo, pois claro, temos todos amigo, temos todos!

    ResponderEliminar
  4. O Bastos tem medo...ai não. isto é tudo uma comandita e mais não digo.

    ResponderEliminar
  5. Lendo este comentário do meu caro amigo Zé Augusto, começo por lhe dizer que após 38 anos do 25 de Abril! infelizmente, ainda tenho que me manter no anonimato!...
    Posto isto, lembro-me prefeitamente desta denuncia que o Zé Augusto relata aqui. Mas Zé Augusto porque será que no geral o portugueses ainda hoje tem medo de se pronunciar nesta dita "Democracia?" falsa!... Será que esta mentalidade ainda vem do tempo da "velha senhora?" e que passa de pais para filhos? Como por exemplo, como ainda hoje infelizmente! muitos filhos são desencorajados para não denunciarem certas situações, até de corrupção! de fraldes! de injustiças! e muitas outras! Porquê? Como todos estes anteriores comentadores diziam! Por medo! Porque muitas das vezes pode ficar a vida destes cidadões e da família em risco!... De não conseguirem mais um emprego! de não ganharem mais um concurso! de não venderem mais para certas instituições! de não trabalharem mais para uma certa instituição pública! Zé Augusto tenho toda a consideração por ti! Conheço-te muito bem! És um Democrata! Mas fico um pouco perplexo ao escreveres esta frase: " Entendo pois que ainda haja algumas Pessoas que se tenham de recorrer ao anonimato para as suas denúncias. O que não entendo é que a generalidade dos Comentadores o faça apenas dessa forma." Zé Augusto por favor desce à Terra! Não sabes que ainda hoje tanto em serviços públicos como não públicos tem que se dizer bem da indentidade! Nem que tudo aquilo seja totalmente uma data de "mafiosos!" Porque senão o que acontece? Instruções para as chefias encostarem aquele ou aquela funcionáiria! Na classificação! nem que seja uma pessoa competente! A quem que se deve dar uma boa nota, é ao lambe botas! mesmo que seja um incompetente! um mau trabalhador! É por tudo isto e mais que o nosso país está como está!...
    Um abraço meu Caro Amigo!

    ResponderEliminar
  6. ....O antecessor disse tudo. Anda aí muito gente na ribalta da politica concelhia,mas que não vale nada.São uma data de imcompetentes(uma rede mafiosa e de bufos devidamente organizada) e nós sabemos quem são.Mas para evitar represálias e perseguições nós pacatos cidadãos courenses e pagadores de impostos,não os denunciamos publicamente,porque realmente temos medo. São os custos de se viver num meio pequeno onde toda a gente se conhece. Porque se têm mantido no poder ha mais de 30 anos??!!

    ResponderEliminar
  7. A prepósito desta discussão do anonimato, parece que na realidade estamos a regredir neste mundo global e ao mesmo tempo a caminhar nesse sentido, principalmente na Europa às antigas ditaduras! Ainda à pouco se via em todas as televisões a prisão de pessoas incluíndo portugueses numa manifestação contra o chamado "Banquete dos Ricos" em Bruxelas! Quando aqui está a sede da Comunidade Europeia dita Democrática! Muitas das vezes dou comigo a pensar que estámos num Mundo de gente maluca! Gente, esta, que só pensa em jogadas de bastidores! Andar à "caça" de quem faz a critica! Gastar os já poucos recursos financeiros públicos de qualquer maneira e feitio! E o desgovernar um povo para que tenha o seu emprego a sua assistência na doença o menor impacto de impostos no orçamento familiar, isso na mente bacoca desta gente não interessa para nada! Depois também se criou esta mentalidade nas muitas cabeças carregadas de areia, que quando se passa a militar num partido ou até tentar conseguir ter qualquer cargo dentro desse mesmo partido, logo se arranja tudo! emprego para toda a vida! Promoções na carreira! Autoridade! muitas das vezes até arrogantes dentro da própria instituição! etc!...etc!... Por isso tanto se fala aqui naquele medo! Medo de falar oú escrever sem utilizar o anonimato! Medo de perder um emprego! Medo das represálias! Medo de muitas vezes da chamada tortura psicológica dentro das paredes de um edificio do seu emprego! Medo como aqui já foi referenciado dos chamados bufos! dos lambe botas! Concluíndo, só me resta dizer isto: Quando um político em quaquer circustância utiza a palavra Demcracia toda aquelas pessoas que estivessem próximas, deviam encharcar-lhe aquela cara com ovos podres! e tomates!...

    ResponderEliminar
  8. "Os sites do patriarcado foram atacados esta noite. Foram colocadas fotomontagens e mensagens que visam o cardeal patriarca de Lisboa. O grupo "Sidekingdom 12 diz-se indignado com as declarações de D. José Policarpo em Fátima" Realmente eu também como católico praticante, sinto-me completamente indignado com o discurso fachista deste Patriarca de Lisboa! Sempre faço esta pergunta! Mas porque é que a Igreja há-de sempre estar ao lado de uma direita de ditadores a defender sempre mas sempre os ricos???!!!... Quantas vezes dou comigo a pensar que eu, católico praticante, estou ao lado de muita gente católica da hipocresia! da vaidade! de tudo o contrário do que Jesus Cristo nos deixou escrito! Aquele que foi sempre a principal figura de referência dos católicos com moral! com o ajudar os mais necessitados! defender sempre os mais pobres! E muitos destes, os chamados Ministro de Deus são os primeiros a ter o discurso ao ataque dos já sem defesa! daqueles que já não tem pão para dar de comer aos seus filhos! E este Patriarca ainda por cima não quer que o povo se manifeste???!!!....
    Vá ao site:"http://www.rtp.pt/noticias/index.php?t=Passos-Coelho-diz-que-Governo-"
    "Os sites do patriarcado foram atacados por hackers"

    ResponderEliminar
  9. É com HOMENS como este cardeal que se dignifica o cargo ,pois disse e muito bem não é com manifestações de rua que raiam a violência que se resolvem os problemas das pessoas.
    Gostam de ver as cenas de viloência entre alguns manifestantes e polícia que com tanta calma e vontade de servir é humilhada e atacada por certos energumenos,que se aproveitam da situação para desferir ataques à autoridade legítima???
    O anterior blog deve estar a pensar num outro país que não é Portugal,as manif. são autorizadas e bem mas para serem feitas com dignidade e responsabilidade,só os cumunistas e bloquistas apoiam estas mnif.até envergonhadamente lá aparecem um ou outro político de carreira!!!
    Vamos todos dar as mãos para que esta situação dos desempregados se resolva, a fome em alguns lares,embora temos conhecimento que a Seg. Social em colabiração com as IPSS(Igreja) criou cerca de mil cantinas com o fim de beneficiarem estes portugueses com mais dificuldades na alimentação,já agora faço uma pergunta,onde estavam essas pessoas na década anterior, onde o país estava a afundar-sede forma preocupante??? e que nos levou a este poço sem fundo???!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perante este texto aberrante! Arrogante! Fachista! Ditatorial! logo percebi que estamos perante um animal desumano! Que prefere o apoio a este desgoverno torturante de uma sociedade na pobresa! na miséria! de não ter pão para colcar na mesa para os seus filhos!
      Ordinário!!!... Conclusão! de certeza que tens os teus tomates bem quentes!!!... Seu covarde! Aparece a dizer o que aqui escreves publicamente!!!... Vá lá!!!... Atreve-te!!!...

      Eliminar
  10. Como católico que tenho a honra de ser,nada fiquei perplexo com as palavras corajosas e sábias proferidas pelo nosso cardel D.José Policarpo,muito pelo contrário,
    fico satisfeito por este de forma desassombrada ter dito
    o que disse sobre as manif. de rua,não é na rua que se resolvem os actuais problemas do país...
    Em contraste com o que diz e escreve o seu colega Trogal Ferreira, o tal bispo e capelão das forças
    armadas, com patente de oficial superior das mesmas forças armadas autêntico (parasita)...
    que ao fim de cada mês arrecada um faustoso vencimento
    sem se preocupar com os demais que estão na miséria, o
    mesmo do dr.Soares que também está na melhor com chorudas reformas e benesses que indevidamente, a república está a pagar,ainda com mais as fundações
    dele e da sua mulher M.Barroso., o tal OTELO e seus
    camaradas a quem lhes devemos a revolução de Abril mas
    não esquecer que e República pagou-lhes generosamente com as promoções de molho em feixe.
    Que exemplo dão estes senhores e outros...apenas e só deitam baboseiras pelo boca fora,esquecendo o verdadeiro sacrifício de cerca de 800 mil desempregados???!!!
    falam de estômago farto e cheio...tenham vergonha
    como diz e bem o nosso povo vão trabalhar para e ESTIVA.
    Como diz o blogue anterior a Igreja de que quase todos nos orgulhamos à parceia com a Seg. Social, está a fazer esforço sem par com a criação de cantinas sociais para combaterem a fome dos mais carenciados.
    Nada me repudia se o governo criar novo imposto extraordinário a favor desta obra, uma questão de solidariedade para com os mais necessitados.
    Lamento que as classes mais privilegiadas deste país
    reivindiquem melhores salário e defesa de direitos que julgam ter tais,como: médicos,militares,professores,magistrados dos ministério público e dos magistrados,(até este considerados orgãos de soberania)falam em greve)trab. dos transportes estatais,incluindo a TAP,Carris,metros,portos CP barcos, e sei lá mais,esquecendo-se que os "direitos aquiridos) dos cerca de 800 mil desempregados foram pela água abaixo!!!
    Enfim... está tudo tolo!!!

    ResponderEliminar
  11. "Como católico que tenho a honra de ser,nada fiquei perplexo com as palavras corajosas e sábias proferidas pelo teu cardel D.José Policarpo,muito pelo contrário,
    fico satisfeito por este de forma desassombrada ter dito
    o que disse sobre as manif. de rua,não é na rua que se resolvem os actuais problemas do país..."
    Há mesmo frases que revoltam! Católico????!!!...
    Então sua besta quadrada! As pessoas a passarem fome! Sem emprego! Sem perspectiva de vida! Sem ter que dar de comer aos filhos! Não tem que protestar??????!!!!!!!.....
    Vamos ficar calados até à morte????!!!!....
    Vamos mas é "apredejar" estes chulos! estes vigaristas! deste desgoverno!!!... E o animal irracional desse Patriarca de Lisboa!!!... E mais fico indignado! porque sou um homem da igreja! E não me calarei! Neste momento sinto-me revoltado! ao ouvir da boca do maior representande da igreja portuguesa as palavras mais estúpidas do que um ser humano pode proferir!!!...
    Isto não é ser católico! Mas sim! mais um NAZI!!!....

    ResponderEliminar
  12. Aí Aí...sou um homem da Igreja, deves ser deves...ao comentário anterior,tudo já foi dito,cada qual defende o que entende ser mais justo,defendo o direito a manifestações sejam elas ordeiras sem tratar mal ninguém e muito menos a PSP que defende e zela pela tranquilidade e ordem pública,o que vemos são actos de puro vandalismo, tais como atirar pedras,garrafas e outros objectos contundentes aos pobres agentes, é mesmo de quem não tem princípios e indigno de viver numa sociedade livre e democrática preferindo viver a leste das leis de qualquer sociedade democrática e organizada felizmente,vigente neste país, que nada tem a ver com reivindicações justas!!!
    Também chamar gatunos aos membros do governo(orgãos de soberania)esperar os mesmos ministros e secretários de Estado em momentos de inaugurações e outros eventos, para os confrontarem com baboseiras e malcriadices indignas em toda a linha,assim perdendo todo o crédito das suas reivindicações... ,em nada dignifica os manifestantes,apoiados pelo PCP,BE e seus quejandos...
    Tudo dito,o que a mim me revolta é ouvir vozes de quem nos trouxe a este atoleiro,estou a falar, evidentemente, dos Socialistas,cuidado que esses activistas de bandeira da CGTP no ar,não são os que mais prescisam,estão com ordenados e mordomias muito acima da média dos restantes seus colegas trabalhadores,. eles não querem é perder nada do que irresponsávelmente foram adquirindo ao longo
    dos anos com pressão e "barulho" na rua!!!
    BASTA....





    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Aí Aí...sou um homem da Igreja, deves ser deves...ao comentário anterior,tudo já foi dito,cada qual defende o que entende ser mais justo,defendo o direito a manifestações sejam elas ordeiras sem tratar mal ninguém e muito menos a PSP (....)" Lendo isto, mas que autoridade tem o senhor para colocar
      em causa a minha afirmação? Sabe? meu caro eu,realmente sou um homem da Igreja! Mas o que felizmente não sou é hipócrita! Isso não! Porque eu também sou a favor das manifestações ordeiras!
      Mas o que está aqui em causa é a fome de muita gente! Principalmente de crianças! Porque se tirarem dinheiro aos que já não podem passar férias no estrangeiro e trocar de carro top de gama ao fim de cada ano!Isso não interessa para nada a um verdadeiro Católico! mais que preocupante é uma família não ter pão para colocar na mesa aos seus filhos! Isso sim! É preocupante!
      Coloque-se por favor numa situção dessas!!!... E por tudo isto, fico completamemte indignado! revoltado! pelas palavras infelizes de um palhaço de um Patriaca chamado D.José Policarto, ao dizer que o povo português não se devia manifestar! Este sujeito não representa Jesus Cristo! mas sim a representação dele é mais a de um diabo! Odioso! Que está para decapitar ainda mais os pobres humildes! Tenho a certeza, que Jesus Cristo se tivesse naquela hora ao pé dele quando proferiu aquelas infelizes palavras
      mandava apredeja-lo!!!
      Peço-lhe por favor que coloque esta frase na sua memória: Um verdadeiro ser humano nunca deve fazer arremeço aos mais fragilizados! Mesmo que esteja bem na vida! Sabe porquê meu caro? Hoje pensamos que estamos muito bem na nossa vida, mas quando nós menos pensamos, em poucos segundos ficamos completamente de patas para o ar!!!... Percebeu???!!!... Seja honesto!
      Não arranje argumentos fáceis de um ser desumano!!!...

      Eliminar
  13. Não não,nada de entrar pelo insulto barato a que o lobo há muitos meses nos foi habituando,este caro ligado de
    por laços de sangue ao actual partido socialista e seus
    governantes,julga que ao tratar os outros com opiniões diferentes da suas se,amedrontam e ficam calados como vencidos,nada disso,mais nos encoraja essas calúnias sem
    sentido e irresponsáveis...
    Não somos bestas quadradas,fascistas,pessoas sem coração
    sem sensibilidade social,somos pessoas que pensam pela sua cabeça criticando o que nem nsso entender devemos cri
    ticar,sempre com o respeito por todos os outros nos mere-
    cem sejam eles de que partido forem...
    Estamos e sempre estivemos com os mais fracos e desfavo-
    recidos,neste caso doentes e desempregados,mas contra a sua manipulação por parte dos partidos ditos de esquerda.
    Ordem e respeito por tudo e todos,manifestações muito bem,ordeiras sem ofender ninguém e repeitar a ordem e tranquilidade pública,polícias e membros do governo.
    Fico por aqui já se escreveu o quanto baste referente a
    este tema...
    cabeça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, imformo-o que eu, O LOBO, desde Março de 2012 nao mais comentei neste Blog!!!E nunca comentei como "anónimo", mas sempre com o meu pseudónimo "LOBO"
      O Sr°Bastos pode comfirmar isto mesmo, pois sabe perfeitamente qual o meu IP !!!!
      mais o imformo ,que nao tenho quaisquer "laços de sangue ao actual partido socialista e seus
      governantes,"
      Portanto deixe a minha pessoa em paz e nao fale do que nao sabe...
      O nao comentar ,nao quer dizer que de vez enquando nao venha dar uma vista de olhos a este blog ver as besteiras que alguns continuam a vomitar!!! Caro Sr° Bastos nao se importa de confirmar a estes "escarradores de frases" que o LOBO nao comenta desde Abril????

      Eliminar
  14. Respondendo a certos comentários sobre as manif.é bom que se saiba que essas manifestações são organizadas
    pelos partido políticos que nunca na vida chegam ao poder, estando sempre, contra,parte dos trabalhadores desempregados e não só, são nitidamente manobrados pelas forças da Inter,PCP E BE. e seus quejandos.Os pobres desempregados a sua maioria não vão a manif.o que se vê, são as estruturas acima indicadas a incitar as mesmas manif, sempre os mesmos é ver os piquetes de greves nos transportes etc etc...Um autêntico crime de falta de liberdade por não deixarem trabalhar os colegas que assim o entendem, que liberdade é esta???
    Um dia tudo acabará e já não está muito longe,o que seria dos sindicatos da Inter se não fossem os que melhor estão na vida a pagar as cotas(função pública) e empresas públicas,professores etc com segurança no emprego e ordenados bem pagos, não é por acaso que essas estruturas tem mais de uma duzia de sindicatos!!!
    A terminar, pobres dos desempregados,aqui lhes deixo uma palavra de conforto e solidariedade.

    ResponderEliminar
  15. ... O Ministro das Finanças V.Gaspar diz... Se toda a gente contesta a subida de Impostos como pode o governo ajudar os mais necessitados ??!! Afinal a maioria dos manifestantes e os partidos de esquerda incluindo o ps o que pretendem é pagar menos impostos,o que se depreende que se estão marinbando para os menos desfavorecidos. Com a grande fuga que existe e os que podem não querem pagar um pouco mais,a S.Social não terá meios para acudir a toda a gente que necessite de apoio.

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!