16 outubro 2012

Passagem de testemunho

Ao presidente sucede… o seu vice-presidente. Rui Solheiro, presidente da Câmara Municipal de Melgaço desde 1983 acaba de lançar publicamente a candidatura do seu número dois à liderança da autarquia, nas eleições autárquicas do próximo ano. Uma escolha natural, referiu, explicando que a integração do seu actual vice-presidente nas listas de 2009 foi “pensada”.

Nada de novo na vida autárquica, em que a passagem de testemunho ao número dois é muitas vezes encarada como herança natural da presidência da Câmara. E mesmo em Paredes de Coura essa peça já foi levada à cena no passado, com a transição entre José Sousa Guerreiro e António Pereira Júnior. E agora, com a presidência de Pereira Júnior a um ano do seu final, será que o actual autarca vai seguir o exemplo e indicar o seu sucessor? Pormenorizando, será que Pereira Júnior já tem o sucessor na Câmara? E será que, como acontece em Melgaço, vai ser o número dois a merecer o voto de confiança do actual presidente?

Pelas ruas, e em alguns gabinetes ligados à política local, os nomes de Manuel Monteiro e Vitor Paulo Pereira dividem opiniões. O primeiro entrou com Pereira Júnior para o executivo em 2005 e quatro anos volvidos ascendeu a número dois da autarquia courense. O segundo tentou entrar em 2009, como quarto na lista de candidatos. Ficou à porta. Melhor dizendo na porta ao lado… do presidente, já que foi chamado para ocupar o lugar de assessor da presidência. Um e outro, em moldes diferentes, estão por dentro dos meandros da autarquia courense. A quem será entregue o testemunho? Só Pereira Júnior saberá e, apesar do processo ser conduzido pela concelhia socialista, ninguém tem dúvidas de que a palavra decisiva será do actual presidente da Câmara.

28 comentários:

  1. E ao que se ouve na concelhia também estão com dúvidas. ao que parece até agora eram favas contadas. só que o moço parece que não é tão bem tolhido para acoisa como eles queriam. O mais velho anda a pensar há muto no assunto. Carrega PSD!

    ResponderEliminar
  2. Um conselho amigo a todos os PSD, não apresentem candidato pois correm o risco de Ganhar, passar 4 anos a pagar dividas dos outros é obra. O Sr Monteiro que concorra ou mesmo o Dr Vítor, até mesmo a Professora Alexandra, eles merecem resolver o que criaram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comes muito queijinho?
      Estás a esquecerte do primeiro responsável (unico?). È esqueciemnto ou protecção?

      Eliminar

  3. Tal como diz o anterior blog, o Psd deve deixar passar a onda e que os camaradas socialistas sejam eles a descalçaremm a bota,já que foram eles que deixaram o país e neste caso, o concelho mergulhado em dívidas.
    Relembrando o que um dia disse uma eminente figura política e ex governante de país dos grandes da nossa Europra!" O SOCIALISMO ACABA QUANDO ACABAR O DINHEIRO DOS OUTROS" eis a prova provada...

    ResponderEliminar
  4. Estes PSDs já se dao por vencidos antes de perderem!!!!!!
    Pois é...têm medinho de perder mais uma vez!!! Nao é???
    Percebe-se....pois a conjuntura politica diz-nos que o PSD nas próximas eleicoes vai perder em todo o terreno!!!
    Fraquinhos.....muito fraquinhos -...os PSDs de Paredes de Coura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ver vamos, vamos ver quem tem medinho. Além do mais nenhum dos Blogs se identificou como PSD, posso mesmo dizer que sou rosa, mas envergonhado com o que se faz em Coura.Além do Facto de neste momento os PS que temos a Frente do Concelho são do melhor como o Povo comenta do melhor.

      Eliminar
  5. Professora Alexandra Marinheiro ???????????? Vou JÁ atrás dos enfermeiro...emigro de vez !!!!!!!

    ResponderEliminar
  6. Para Coura no estado que os socialistas deixam as finanças,qualquer zè serve para ser presidente da Câmara,não tenho duvidas,é para durante décadas pagar dívidas contraídas irresponsálvelmente pelos actuais
    "camaristas"da nossa praça,ditos Chuxialistas...
    Ainda verei o governo a reter as verbas do chamado FFF
    para se pagarem dos encargos anuais dos empréstimos.
    Um conselho de amigo aos dois vereadores Alexandra e Monteiro, que cairam de paraquedas neste concelho, vão dedicar-se ao ensino que foi a carreira que
    escolheram, só que a vida de político local é muito mais ambiciosa, ou seja ,rodeado de certo parasitismo...
    O concelho de Coura,pobre,pequeno,com dois vereadores a tempo completo,pouca vergonha Pereira Junior,não saber gerir o quer que seja e rodeado destes parasitas ainda muito pior...
    Vai embora por imposição legal e DEUS te proteja para o resto da vida, uma coisa é certa deixas o concelho mergulhado em dívidas e elefantes brancos que outros executivos vão mesmo que destruir já que estes tem uma despesa de manutenção inadequada para o município e este não tem dinheiro para as aguentar...

    ResponderEliminar
  7. Que bom ler certas verdades nuas e cruas que certos blog. escrevem,dizer ou comentar mais para quÊ???
    Que nunca lhe doam as mãos ao carregar no teclado do seu computador para dizer verdades como as que disse no anterior blogue... um muito obrigado em nome de milhares de courenses anónimos que não sabem ou não podem escrever...

    ResponderEliminar
  8. A lista para as próximas eleições para a Câmara, já está na cabeça do nosso"TONE",não tenham dúvidas,alguns seus camaradas vão mesmo ficar zangados,mas a coisa não chega para todos... tenham lá paciência,daqui a cinco anos se ainda existir concelho(?) há mais....
    Quase certo, que o concorrente à Câmara é o seu ajunto o tal Paulo professor, a que julgo que lhe chamam COLIBRI, é mesmo este o futuro candidato dos Socialistas,embora,como socialista que sou
    não vejo selva donde possa saír grande caçada!!!Mas,saõ coisas da vida,bom moço,alinhadinho para com o seu padrinho,faz-me lembrar aqueles "copinhos de leite"homem sem ambições,sem carisma, apagadinho coisa que chegue,enfim, é o que temos,melhor este do que Marinheiros e Pinheiros,pelo menos este é COURENSE DE GEMA.

    ResponderEliminar
    Respostas


    1. Vai-me desculpar mas "copinho de leite" sim, é verdade, mas sem ambições, não, caso contrário teria ficado na escola onde tem o seu lugar seguro porque é do quadro e seria professor toda a vida. E depois, deixe-me concordar, é um courense de gema e não um "cuco" qualquer destes que têm aparecido por aí..

      Eliminar
  9. Com que então vai sair um copinho de leite de óculos escuros que governou a nossa camara como sendo um chefe de secretaria e não como um Presidente !!! e vai para o seu lugar outro copinho de leite tipo garoto,sem qualquer experiencia de vida ou mérito,só porque faz parte da organização do Festival ??? Estou mesmo a ver que vai ser mais do mesmo. Courenses precisamos de um presidente da Camara CORAJOSO e não de um menino tipo "pau mandado". O Monteiro também não vale nada.Precisamos de um courense de GEMA e sem medo de fazer coisas e enfrentar interesses instalados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai ser candidato, isso até o Lidinho pode ser.

      Eliminar
  10. Sim, o dito concorrente à Câmara pelo PS é mesmo professor de carreira, mas o problema é que na política não se trabalha(parasita-se)" e na escola pelo menos há horários a cumprir!!!antes que a lei mude vá mesmo tomar conta do seu lugar enquanto é tempo!!!também concordo com o que escreveu o blog de 17.11,quando diz que não é um cuco qualquer que põe os
    ovos nos ninhos dos outros... por cá infelizmente,
    também os temos,cantam num lado põe os ovos noutro...
    Mas deixe-me ser franco e aberto, que experiência de
    vida terá esse amigo ou mesmo os paraquedistas Monteiro
    MArinheiro???
    Coura merece mais e melhor, chega de farinha do mesmo
    sac!!!
    optem por esses candidatos.

    ResponderEliminar
  11. Com que então os "penduras" como o presidente da câmara,esposa,3 directores dos Bombeiros e sei lá quem mais, foram, como sempre à borla até os Estados Unidos,o que prejudicando o fim em vista dos peditórios para os bombeiros(obras)!!! estes com o tempo ou seja a tempestade provocada pelo SANDY, castigo de Deus... então à custa dos dinheiros dos nossos emigrantes naquele país que tanto trabalham e sacrificam parte dessas "esmolas" vão ser gastas em avião e outras despesas de alimentação para que meia duzia de oport. "parasiatas" vão passear!!!Incrível caros senhores, tenham vergonha nessa cara,bem sei que o Malheiro sempre viveu desses peditórios e não sabe viver sem eles, mas o presidente dos bombeiros entrar nessa é mesmo uma irresponsabilidade a todo o tamanho.
    Isto já não é a primeira,segunda ou terceira vez que acontece quer seja com os Bombeiros como para os dadores de sangue,deixem-se de uma vez por todas de explorar quem trabalha no duro,façam obras dentro das vossas possibildades e nunca pretender gastar o dinheiro dos
    outros...Cuidado...a vida está má para todos,tanto peditório e sempre com grandes embaixadas a passear!!!. a vida está má para todos,tanto peditório !!!

    ResponderEliminar
  12. Senhores dos bombeiros então duas pessoas não chegavam para representar a instituição no peditório a realizar na América ?? Levam uma excursão para quê?? Para gastar mais dinheiro,claro está. Depois andam com o chapeu na mão a realizar peditórios,porque o dinheiro não chega. Por favor senhores diretores sejam mais comedidos e respeitem a instituição que representam.

    ResponderEliminar
  13. è como em tudo o resto, para os mais crentes aconcelho a verem o JN de hoje, unidade tecnica dá paracer, que pelos vistos é defenitivo, Coura fica com 16 Freguesias, mexe-se em 10 Freguesias, Estes PS são mesmo intelegentes, sem dúvida. Mais um tiro no Pé.

    ResponderEliminar
  14. E agora, maioria dos socialistas, que de forma tão brutal pretenderam defender os seus tachitos, com deslocações à capital à custa dos mesmos do costume(nossos impostos),berrar como cabras estou a lembrar-me do actual presidente da junta da vila na manif.Lisboa.
    Foram avisados do resultado que para os mais esclarecidos eram esperados.
    Tudo com uma luta inglória assim foi o Centro de Saúde com as urgências,agora horários até às 20 horas,tribunal,
    freguesias, postos de leite,leilão de gado bovino,posto de inspeção de jóvens desportistas,feira, e tudo o mais que virá!!!!
    Nas freguesias não havia razão nenhuma para pretender contrariar a lei,somos pequenos e estamos mesmo juntos nas àreas urbanas,a metros de distância,freguesias sem
    habitantes,que em abono da verdade não comportam um lugar, como alguém disse em sessão da Assembleia Municipal, o concelho de Coura é uma freguesia com 21 lugares,verdade indesmentivel para quem quer ver a realidade dos factos.
    Deixem-se de choradinhos foram os Ps em colaboração com o seu presidente de Câmara que assim fizeram e quizeram,não terão de se queixar a quem quer que seja,por tabela lá levaram os Psds no mesmo caminho.
    Enquanto se podia ter ficado por 4, agora, mexem-se em 10...Limpem-se ao vosso guardanapo!!!...

    ResponderEliminar
  15. É extraordinário que Pereira Junior ainda não tenha escolhido o seu sucessor. Pelos nomes falados, estamos mal, ai estamos, estamos. Pereira Junior adormeceu na cadeira do poder, ficará seguramente para a história como o pior presidente de Câmara do nosso concelho. Sim é verdade. Descaracterizou completamente a vila, insistindo no clamoroso erro da rua principal fechada não criou emprego, não promoveu a cultura...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já está escolhido :) Em breve saberás..

      Eliminar
    2. Que interessa quem escolhe o Pereira, o PS não ganha, de igual forma o PSD também não, Coura saberá dizer basta a partidos e seus afilhados, já se mobilizam, poucos neste momento, muitos em breve, é sempre saudável verificar se votam por acreditarem ou por falta de escolhas.

      Eliminar
  16. “…posto que nas coisas de governar haverá os decisores e um governador e alguns julgadores e que, tanto decisores como governador e julgadores, vós mesmos escolhereis, de entre nós as mulas, quais quereis a decidir e a governar e a julgar.
    Quando estas palavras ouviram, ficaram os aldeões mui preocupados por razão de que não se achavam com o juízo suficiente para tão importante tarefa, cuja era saber escolher as mulas certas para as funções certas (…). Mas que de pronto sossegaram quando melhor olharam para as mulas que ali se apresentavam e quando concluíram que a escolha era afinal fácil, posto que eram todas iguais e de irmandade comum, as mulas, pelo que escolher uma de entre elas seria igual a escolher outra de entre as mesmas.” in "Crónica d'Orelhudos" (edição gratuita online)
    http://ventosdispersos.blogspot.com/2012/09/umgrito-de-indignacao-publicacao-e.html

    ResponderEliminar
  17. Gostei .... !!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque? Estas entre as mulas?

      Eliminar
    2. Nao basta gostar !!! é preciso ler o livro!!!

      http://ventosdispersos.blogspot.com/2012/09/umgrito-de-indignacao-publicacao-e.html

      Eliminar
  18. Quem disse que não li o livro ???? Ó sabichão !!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahhh e gostaste!!! que bom!! continua entao a ler muitos e bons livros......

      Eliminar
  19. Oh lobo vai pregar a outra freguesia !!! julgas-te muito sabichão e não passas de uma MULA.

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!