10 outubro 2012

Sugestões/conselhos dos nossos vizinhos (2)

MONÇÃO - Antiga escola primária de Barroças e Taias reabre domingo como casa mortuária – notícia da Rádio Vale do Minho

Quando, em Outubro de 2007, a Câmara de Paredes de Coura avançou com o projecto de dotar todas as freguesias do concelho duma casa mortuária, ninguém ousou pensar tão longe como acontece agora em Monção e reaproveitar as, então desocupadas, antigas escolas primárias. O certo é que, passados todos estes anos, algumas freguesias continuam sem ver a sua casa mortuária em funcionamento e, ao mesmo tempo, alguns dos edifícios das antigas escolas, mesmo alguns dos que supostamente estão ocupados, sonham com um futuro mais risonho, que ironicamente bem poderia passar por este destino fúnebre que lhe reservaram agora em Monção.

5 comentários:

  1. E já que estamos numa de sugestões, deixo aqui algumas se me permitem!! E porque não acabar com obras desnecessárias e ridículas como a casa/centro de estudos Mário Cláudio?!?!
    A quem vai servir aquele estabelecimento?!
    Será que serve única e exclusivamente para agradar a um senhor que á maioria dos Courenses nada diz?!
    É com cento e tal mil euros que o nosso município terá que avançar vejam só!! Acho que é muito dinheiro para autarquia que está com a corda no pescoço á muito tempo e em nada beneficia os cidadãos que cá vivem.
    Creio que se esse dinheiro fosse investido no hospital velho ou na escola primária antiga seria muito melhor empregue e tenho a certeza que seria unanime entre os Courenses visto essas obras serem importantes.
    E já agora, nunca fui dos que criticou muito o atual executivo mas este último mandato tem-me desiludido que é uma coisa maluca! A começar por aqueles ditos "chefes de secção" que estão dentro da Câmara e que não levantam o rabo da cadeira para saber o que se passa no terreno. Às tantas porque muitos deles nem daqui são e desconhecem por completo a realidade do sítio que lhes paga ao final do mês. Tudo é feito em cima do joelho e raros são aqueles que fazem uma gestão correta e coerente dos recursos que tem ao seu dispor. Exponho um caso gritante que para muitos pode ser mínimo mas que para mim e para muitos com quem tenho falado não o é... Reparem na questão dos espaços verdes na sede do concelho!! Volta e meia dou por mim a pensar se na realidade a câmara courense terá ou não jardineiros porque a este nível estamos uma pouca vergonha!! Não culpo os jardineiros (ou aquilo que lhes queiram chamar)porque se a esses ninguém os controla/orienta, debruçam-se é sobre a enxada e esperam pela horinha de se porem a andar e fica tudo muito bonito como as rotundas e jardins que temos! Culpo sim aqueles que dizem ter um canudo e que fazem besteira a torto e a direito tipo plantar árvores de porte considerável num bocado de terra no meio do betão! Tenho boas lembranças das velhinhas árvores da nossa vila... agora olho para o mesmo local onde essas estavam e vejo um cenário deplorável com arvores depenadas e podres a que ninguém com responsabilidades dá a menor importância, ou melhor, nem sabem o que fazer!
    Estamos a anos-luz em relação a outros municípios do distrito em muitos aspetos mas neste concretamente é qualquer coisa de abismal!



    ResponderEliminar
  2. Porque não destinar na nova biblioteca que estão a construir na vellha escola primária uma sala só para o espólio do escritor mário claudio ??!! Quem é que se vai deslocar a venade para apreciar ou ler os livros desse escritor?? Então a nova biblioteca não será o local ideal !!!?? accho que sim !!! A ser em venade vai ser outro elefanta branco para estar às moscas,como o CEIA em Vascões.

    ResponderEliminar
  3. TEMOS QUE VER CERTOS INTERESSES DE UNS E OUTROS???? TEM MESMO QUE SER EM VENADE.

    ResponderEliminar
  4. Realmente, estamos em tempo de reutilizar e não de desperdiçar, mas é com grande tristeza que vejo as antigas escolas primárias transformadas em capelas mortuárias, apesar de todo o respeito que me merecem todos aqueles que partem. Julgo que as freguesias do nosso concelho, nem precisavam de capelas mortuárias porque todas têm capelas que são apenas utilizadas uma vez por ano. Dinheiro desperdiçado,como tanto outro... Por que não utilizar as antigas escolas primárias em centros de convívio?

    ResponderEliminar
  5. Quanto à eventual recuperação daas escolas para casa mortuária,para aquelas freguesias que não tem capelas,
    para nelas serem utilizadas com capela para os mortos,
    acho muito bem a sua utilização com obras de fácil re-
    cuperação com gastos muito reduzidos.~
    Mas também não vejo qualquer problema na utilização das
    escolas que estão às moscas...
    Quanto a jardins e jardineiros já tudo ficou dito não temos espaços público com jardins que não temos e os espaços públicos estão mesmo degradados,não há
    na Câmara quem coordene os trabalhos,é ver meia duzia a fazer que trabalham e um armado em encarregadao(soba), com as mãos no bolso de barriga estendida a olhar para os
    tros, que triste exemplo senhores engenheiros da Câmara
    a quem lhes pagamos bons ordenados, não digam que também
    recebem cabritos???.Há quem receba???
    Quanto ao espólio do escritor Mário Cláudio, é bem vindo,mas como se disse no blog anterior não teria de ser criado mais uma pequena estrutura no lugar de Venade para o efeito, muito junto à casa de fins de semana que o escritor adquiriu no mesmo lugar,então seria melhor ficar numa dependência de sua casa ou como foi muito bem dito em edifícios públicos tais bomo arquivo, bibliotecas,centro cultural ou outros já existentes no concelho ou mesmo no dito CEIA...
    Mais um elefante branco que todos vamos ter de pagar!!!
    Esta desgovernação socialista não tem mais geito!

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!