17 outubro 2012

Tribunal vai mesmo fechar

Os protestos da população e da Câmara de Paredes de Coura não tiraram o sono à ministra da Justiça e, na versão final da reorganização do mapa judiciário, eis que surge o inevitável encerramento do Tribunal de Paredes de Coura (página 105). O ministério de Paula Teixeira da Cruz dá ainda aos municípios a oportunidade de se pronunciarem sobre este documento até ao final do mês, mas ao mesmo tempo adianta que a reforma será definitivamente aprovada em conselhos de ministros até final de Novembro, pelo que o curto prazo deixa antever pouca sensibilidade para qualquer alteração.

Recorde-se que em Junho, altura em foi dada a conhecer uma segunda versão da proposta de reorganização do mapa judiciário, registaram-se manifestações em vários dos concelhos cujo tribunal estava indicado para encerrar. Paredes de Coura não foi excepção e, embora em número reduzido, a população também saiu à rua para contestar essa intenção. Na altura, inclusivamente, o presidente da Câmara informou que a autarquia estava na disposição de suportar os cerca de 11 mil euros anuais que custa o funcionamento do tribunal no concelho.

O Ministério da Justiça, contudo, parece ter ficado insensível aos protestos e indiferente à proposta da Câmara courense e o Tribunal vai mesmo encerrar as portas no concelho, passando todos os processos para o Tribunal de Valença, que vai dispor de dois juízes. O presidente da Câmara de Paredes de Coura, no entanto, já adiantou que vai contestar novamente a proposta de reorganização no que diz respeito ao concelho, levando o assunto à próxima reunião de câmara e de lá saindo uma posição conjunta de todo o executivo, como tem acontecido nesta questão.

Ao mesmo tempo, Marinho Pinto, bastonário da Ordem dos Advogados e também crítico desta proposta de reorganização judiciária, lança mais achas para a fogueira dos que contestam esta ideia. É que, explica, para ele, o novo mapa judiciário proposto por Paula Teixeira da Cruz, não é mais que “um ensaio para atingir os verdadeiros objectivos deste Governo, que são a extinção ou fusão de municípios”.

7 comentários:

  1. Mas a extinção ou fusão de municípios é uma excelente e obrigatória medida. Não vejo onde estão as "achas para a fogueira". A não ser que Marinho Pinto não concorde com essa politica, o que seria gravíssimo para um bastonário da Ordem dos Advogados.

    ResponderEliminar
  2. Viva o PSD. Falta o ultimo assalto as freguesias. Por ultimo passamos a ser governados pelo Mendes de Valença que é um grande estadista e tem uma visão estratégica acima da média. Viva o PSD.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. és duma piadinha, diz lá quam foi a personagen que negociou a questão da redução de autarquias, de facto está longe mas acredita não é do PSD, além do mais pode ser que o Pereira tambem assuma a despesa das Freguesias, esqueci não há familia por essas paragens, visão acima da média é a vossa do PS, faz merda por onde passa e deixa divida para os outros pagarem, isso é que é visão acima da média.

      Eliminar
  3. Estou nas tintas que encerre trbunal de Coura ou outros de igual porte, o que não quero é ter de pagar impostos para serem gastos em despesas inúteis e sem sentido de existir.Encerrem todos os serviços desnecessários
    ,institutos,fundações e todos os organismos que nos estão a"comer" os nossos impostos.
    Chega,Basta!!!Mesmo se o concelho um dia for agregado a Valença, nada de mau nos acontece,hoje os tempos são outros,a mobilidade é fácil e rápida, o tempo das carroças de cavalos terminaram há décadas,sejamos realistas deixando de defender os nossos tachitos de meia dúzia e que todos pagam o seu sustento.

    ResponderEliminar
  4. Apoiado caro amigo,é mesmo assim, sem medo e rodeios que se deve encarar a realidade para que não sejam os de fora a dizer a caminho que devemos trilhar!!!
    Sabe, no distrito de Vila Real, no caso de extinção e fusão de freguesias todos deram o seu contributo, e são freguesias bastante distantes umas das outras e mantanhosas, nós por cá tudo a mesma,como que tudo esteja bem desde que não mexam com os nossos"tachitos)...
    Reparem o que há anos fizeram os padres de aldeia, e que querem ainda juntar mais paróquias,não me e querido do que o presidente de Junta???Em tempos não muito distantes, também se acabaram nas freguesias com a figura de décadas,aliás, bastante carismáticas e queridas do povo,os tais chamados regedores,juizes de paz
    Juntas da Paróquia etc etc.agora um concelho com cerca de 9 500 habitantes e que certas freguesias não passam de lugares,tenhamos juizinho deixem-se de parolices e protagonismos bacocos...

    ResponderEliminar
  5. Caros Courenses fico completamente desapontado e como Courense de gema fico um pouco triste, pelo encerramento do nosso Tribunal! desta Comarca de Paredes de Coura! Mas aos mesmo tempo também,mais uma vez, repito! como Courense de gema fico triste, que não haja um líder político a defender este povo humilde de Paredes de Coura que tanto merecia! Estou completamente à vontade sou apartidário! Com a minha simples honestidade votei neste actual Presidente, o que me desiludiu por completo! Porque sou também responsável pelo voto neste "líder?" Como é possível um homem que no dia da apresentação da sua candidatura beijou a BANDEIRA COURENSE! Não defender o interesse de Paredes de Coura e principalmente o povo desta terra que o elegeu e que confiou nele???!!!... Como é possível???!!!... Roubaram-nos o Hospital Psiquátrico de Paredes de Coura! Fecharam-nos o Serviço de Urgências! Tiraram-nos a Central dos Correios para Valença! As Finanças! A Tesouraria! Até gozaram com os Courenses! com aquela anedota da SIV! Não falando no cumulo dos cumulos de anedotas da ligação à Auto- Estrada! Que essa é de bradar aos Céus!!!...
    E o Presidente da Câmara pávio e sereno! Só veio agora com aquela palhaçada, quando se constatou o encerramento do Tribunal! Porque, claro! desta vez tocava-lhe na sua família! Perante toda esta falsa especulação! Só espero que apareça aos olhos do Courenses um Homem oú uma Mulher que nas próximas eleições o partido deste oú desta seja na realidade mas mesmo na realidade PAREDES DE COURA!!!! Os COURENSES!!! E que coloquem os partidos na conduta dos esgotos! E mais! tenho este sentimento que os verdadeiros Courenses, estão neste momento estam-se marinbando-se para os partidos! O que os verdadeiros Courenses querem! è liderança! para defender aquilo que é nosso e aquilo a que temos direito como pagadores de impostos, com os de Lisboa!!!... VIVA!!! PAREDES DE COURA!!!

    ResponderEliminar
  6. Tribunal fecha, claro que sim. E a seguir vão as finanças, já se sabe.Seguem-se os correios que isto já está por um fio e sem tribunal e sem finanças não se justifica. Caindo esses serviços públicos cai o serviço da segurança social que também já está ameaçado e depois adeus..adeus..que me vou embora para não mais voltar. Mas isto tudo está tão bem de ver..

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!