28 novembro 2012

E reformular o projecto, não?

PAREDES DE COURA - Financiamento para novo acesso à Zona Industrial de Formariz chumbado quatro vezes – notícia da Rádio Vale do Minho

A Câmara de Paredes de Coura viu chumbado o pedido de financiamento que tinha apresentado com vista à execução do novo acesso à zona industrial de Formariz. A notícia não diz o motivo do chumbo, mas se calhar o não ter sido financiado até pode ser encarado como uma oportunidade para a autarquia corrigir o projecto inicial.

O projecto da nova estrada é, na minha opinião, algo limitado. A nova via, cujo financiamento foi chumbado, não passa duma estrada que vai correr quase paralelamente à que existe actualmente, desembocando na EN303 a cerca de 50 metros do actual cruzamento do Livramento, que seria depois desactivado, criando ali uma estrada sem saída.

Não se aproveita a oportunidade para criar um novo acesso a esta zona industrial, que poderia, por exemplo, ligar à EN303 mais atrás no seu percurso, eventualmente até ainda antes das curvas traiçoeiras de Ferreira (junto à Salutis) ou do estrangulamento da ponte junto à Transcoura, facilitando, ainda mais, o acesso dos tais veículos pesados que, diga-se em abono da verdade, têm efectivamente dificuldade em chegar ao parque industrial. Ao mesmo tempo, dotava-se aquela área de dois acessos, pois actualmente a zona industrial de Formariz é um beco sem saída, o que obriga a que todo o tráfego seja feito pelo mesmo caminho. Ficaria mais caro? Provavelmente. Mas assim como assim, também não há dinheiro para fazer o outro projecto, por isso a solução passará sempre pelo recurso a financiamento comunitário.

De qualquer das formas, convém referir que este acesso não faz falta só agora, já faz há muitos anos, e se calhar fazia mais falta quando havia mais (ou melhores) possibilidades de atrair novos investidores para esta zona industrial.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!