27 novembro 2012

Mais uma assembleia extraordinária…

…para discutir o que já podia ter sido falado.

A Assembleia Municipal de Paredes de Coura reúne na próxima quinta-feira à noite. Na agenda apenas um assunto, a discussão em torno da proposta da Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território com vista à fusão de algumas das freguesias do concelho. Um assunto que já foi abordado naquela órgão anteriormente, quando ainda não se conhecia a proposta de Lisboa. E que, diga-se em abono da verdade, volta a ser tema de discussão na assembleia municipal, precisamente porque essa mesma assembleia municipal se recusou a propor um mapa para a reorganização administrativa das freguesias courenses.

Além disso, tendo em conta que dentro de alguns dias a Assembleia Municipal de Paredes de Coura terá de reunir novamente, por causa da aprovação do orçamento da câmara para o próximo ano, não se entende o porquê de não tentar conciliar os dois assuntos numa única reunião. Às vezes ficamos com a ideia de que, afinal, não há problemas financeiros. Especialmente quando sabemos que uma reunião da Assembleia Municipal de Paredes de Coura custa quase três mil euros ao erário público. Se pensarmos que, este ano, e no espaço de menos de dois meses, esta já é a segunda reunião deste órgão com carácter extraordinário, damos por nós a pensar que se calhar ainda há muito onde poupar!

11 comentários:

  1. Senhor Eduardo, além do facto de ser cedo para o Plano de orçamento, pois para isso ser realizado, só com as Freguesias são realizadas 21 reuniões, fora as restantes organizações convocadas, isto sem qualquer despesa, temos o motivo que o novo mapa apresentado ao Município deve ser apreciado num Prazo de 20 dias, por esse motivo o mesmo será apreciado no dia 29, quando finda o referido prazo, como pode ver não há tempo para preparar um documento como o Plano de Orçamento, ainda por cima o de 2013.
    Ideias há muitas o difícil é torna-las possíveis, o texto é bonito, mas infelizmente pouco realista com os prazos em cima da mesa, dou-lhe um conselho de amigo, publique as diferentes noticias e acontecimentos, no entanto não deixe transparecer a sua opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Senhor Anónimo, tem razão no que se refere aos 20 dias de prazo para a AM se pronunciar sobre a proposta da UTRAT. A sua crítica, contudo, não retira validade ao que escrevi: esta assembleia só é necessária porque a AM de Paredes de Coura não se pronunciou sobre a reorganização administrativa.
      Quanto ao orçamento, olhe que só é cedo porque a Câmara de Paredes de Coura assim quer, porque já muitos municípios, alguns com mais de 21 freguesias, aprovaram os seus orçamentos para 2013, inclusivamente nas respectivas assembleias municipais. Bastava a Câmara de Paredes de Coura ter feito as coisas mais cedo, como já fez no passado, e teríamos um orçamento aprovado ainda em Novembro.
      Sobre o conselho de amigo, agradeço. Aos amigos nunca se recusa um conselho, mesmo aos amigos que desconhecemos.

      Eliminar
    2. Bem Eduardo! Esse António está bem informado...

      Eliminar
    3. Na verdade a Câmara de Coura está com falta de pessoal, é necessário abrir concursos,olhe que a maioria vota mesmo a favor,pf não brinquem com coisas sérias.
      Que data de parasitas que infestam a nossa Câmara que nada fazem,UMA VERGONHA!!!
      Nem o orçamento e plano ainda está feito???
      Chamem pelos nossos vizinhos para vos darem uma mão...
      Nunca pensei que chegasse a este estado de coisas...Vota socialismo o resto é conversa fiada.

      Eliminar
  2. O que são 3 mil Euros num buraco de milhões?

    ResponderEliminar
  3. ..Convém reunir a Assembleia Municipal lá para meados de Dezembro numa sexta à tarde,para no fim se realizar o celebre jantar de Natal,com toda a pompa e circunstancia !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Esta nossa camara de Coura é muito dificil de gerir.!Tem tanto trabalho e assuntos a tratar que para as proximas eleições vão prometer reforçar o quadro de pessoal.! Ai se eles soubessem o que é trabalho e trabalhar.!

    ResponderEliminar
  5. Há palavras que podem ser enganadoras. A AM extraordinária tinha de ser realizada até 3 de dezembro, e por decisão dos grupos políticos municipais. A sessão ordinária depende ainda de uma reunião da CM, a realizar em dezembro; por isso não há razão para a dúvida colocada,
    abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dr J.A.Pacheco, foltou responder à questão" já o podia ter feito", porque não se pronunciou a AM sobre o assunto, porque nao o fz como muitas outras, apresentando em tempo util proposta alternativas ou sugestões?.

      Eliminar
    2. Neste momento temos a resposta,o que está em causa não é as Freguesias mas o Concelho que terá o mesmo destino.

      Eliminar
  6. A Câmara e Assembleia Municipal estão mesmo a brincar com o fogo,finalmente o que querem???Continuar tudo como está,estamos ou não a viver num estado de direito,há ou não que responder ao desafio da importante reforma administrativa das Juntas de freguesia, e logo de seguida vão os municípios, com a vontade expressa das mesmas se faria qualquer redução ou anexação??? Vamos ser sérios e honestos...NUNCA,o caciquismo está no terreno há muitas décadas...

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!