03 dezembro 2012

Assembleia recusou proposta para freguesias

A Assembleia Municipal de Paredes de Coura voltou a dizer não à reorganização administrativa do território. Desta feita, já tendo como pano de fundo a proposta da UTRAT que previa mexidas em 10 freguesias do concelho, a assembleia municipal resolveu contestar novamente a lei e aprovou uma moção a pedir a revogação desta iniciativa legislativa, ao mesmo tempo que deixou a porta aberta a uma futura reorganização administrativa, desde que seja completada com alterações a outros níveis, nomeadamente no que respeita à lei das finanças locais.

A moção, aliás, já estava feita ainda antes da reunião começar, saída de uma reunião dos líderes das três bancadas ali representadas, ocorrida na véspera e onde imperou o consenso sobre o seu principal conteúdo: a revogação da lei. Ainda assim, a sua discussão na assembleia municipal gerou alguma celeuma, nomeadamente porque Décio Guerreiro quis ir mais longe do que aprovar unicamente a moção e voltou a trazer à baila a necessidade de a assembleia, tendo manifestado abertura para isso, discutir uma verdadeira proposta de reorganização administrativa. “É preciso que desta vez não façamos como da outra, é preciso que tenhamos opinião”, disse o líder do grupo municipal do PSD, que não deixou de lembrar que, se a UTRAT apresentou a proposta que apresentou, foi porque “não quisemos participar”. “Temos todos que estar conscientes que se não participámos foi porque não quisemos”, lembrou Décio Guerreiro, bem ao jeito de “eu bem avisei”!

Também Carlos Barbosa, líder do grupo municipal do PS, voltou a reafirmar o que já tinha dito na assembleia do passado dia 22 de Setembro. Num discurso bastante inflamado, o socialista não poupou críticas à lei da reorganização administrativa, ao seu mentor, o deputado social-democrata Carlos Abreu Amorim, e a quem a tenta implementar a todo o custo, o ministro Miguel Relvas, que acusa de ser surdo, pois “não ouve ninguém, nem juntas, nem câmara, nem assembleia”. “Somos os principais interessados e não fomos tidos nem achados”, criticou ainda Carlos Barbosa, que deixou no ar o aviso de que “o povo de Coura vai fazer-se ouvir, nem que seja nas instituições internacionais”.

Para já, contudo, a contestação à reorganização administrativa, e à proposta de reduzir de 21 para 16  o número de freguesias de Paredes de Coura, vai passar pelos tribunais portugueses, com a instauração de providências cautelares por parte das juntas de freguesia que o desejarem e com o apoio jurídico dos serviços da Câmara de Paredes de Coura. Além disso, a acompanhar a moção, segue também um pedido para que uma delegação do concelho seja recebida pelos vários grupos parlamentares. O que, no entanto, já não deverá acontecer em tempo útil, visto que a votação da lei no Parlamento está já agendada para a tarde da próxima quinta-feira.

Clique para ouvir as intervenções iniciais do PS e PSD.

10 comentários:

  1. Mas afinal o que é que estes xuxalistas pretendem ?? Pelos vistos querem que fique tudo na mesma. Em Abrantes sempre tudo como dantes.
    Está mais que visto que são avessos a qualquer reforma protogonizada por este governo. Não passam de uns lacaios do Socrates e companhia. Já agora tambem podiam pedir a demissão do governo... já que o sr Carlos abreu Amorm e o sr Miguel Relvas não percebem nada do que estão a fazer.

    ResponderEliminar
  2. ....Eu acho que só a ONU pode resolver este problema da agregação das freguesia Courenses.

    ResponderEliminar
  3. Mais uma brigada do reumático pede ao governo para ser recebida por meia duzia de incompetentes que nada querem
    mudar...,cuidado não se esqueçam de levar o ALI A LATAS,este também quer estar presente!!!Vergonha das vergonhas,gastar dinheiros que não temos em viagens,comes e bebes,senhas de presença de reunião da AM,ajudas de custo para outros,enfim é mesmo o regabofe do costume!!!
    Finalmente, já por duas vezes a AM reuniniu com esse ponto de trabalhos na ordem do dia, nada,não queremos,não apresentamos alternativas,que saiba já há 14 meses que o governo conversa com a ANAFRE E ANP,só que estas entidades encolhem-se e resguardam-se nos seus próprios interesses e nada rsolvem.... Aí isto do VOTO tem muito que se diga!!!
    Diz ALI ALATAS, em Coura mandam os courenses,é este o sentido de Estado de direito destes autarcas de aviário e de interesses instalados???

    ResponderEliminar
  4. Se calhar não vai. Cá para mim vai-se fazer à Vila/Resende. Vai uma aposta?

    ResponderEliminar
  5. Mas vai o carioca.............
    De bandeira na mão esse grande autarca e personalidade courense

    ResponderEliminar
  6. Será mesmo o caso do exmo joffel vai concorrer à junta da vila e Resende???Tudo pode acontecer...Calma lá, ainda faltam as providências cautelares então sugeridas pelo CARLITOS e apoiadas pelo sr.Pereira e seu staff.
    O Carlitos lá sabe, ele e o seu colega de profissão terão uma oportunidade de cobrar uns trocos desse trabalho inglório,digo eu,sim nada me diz que a reforma vai mesmo ser contrariada mas sim concretizada.
    Lamento que tenha sido o PS, a negociar com a troika a redução de autarquias e agora por mero oportunismo de eleições está contra aquilo em que assinaram e concordaram!!! É preciso não ter vergonha... O PS já nos vai habituando a coisas destas.
    Pergunto eu, que prejuizo advém para as populações de Coura com a agregação de freguesias??? Só peca por ser tardia umas décadas e não ser levado a cabo a primeira versão que anexava todas as freguesias com menos de 1000 habitantes.
    Se este governo se aguentar, esperem a vez dos municípios que também urge diminuir com as necessárias enexações.
    O PS já há anos que falava nesta reforma, mas fala é fácil o difícil é ir contra os interesses instalados,sendo o PSD o partido com maior número de J.freguesias e Câmaras, é mesmo acto de coragem e defender os interesses do país em prejuizo evidente do partido que numas próximas eleições vai mesmo ser derrotado...
    Até me dá pena ver todos os membros da AM,concordarem com as contestações dos lideres do partidos,isto de ter eleições no próximo ano,quarta a independência de consciências que estão alugadas ao momento e dependentes do voto!!!
    Não há frontalidade possível,ontem defendia-se uma coisa, hoje defende-se a mesma coisa em sentido contrário...CARLITOS,DÉCIO.J.Paulo,e presidente da AM,todos "empurrados" para o mesmo lado!!!

    ResponderEliminar
  7. Felizmente ao que se diz no blog de 4 -l8.49já que o caso das freguesias vai ser discutido e talvez votado amanhã na Assembleia da República.
    Ainda bem que o erário público fica mais agradecido,tenho pena do presidente da Vila que tanto queria ir a Lisboa à nossa custa...paciência não faltarão oportunidades,isto de pretender fazer política com o dinheiro dos contribuintes é mesmo de bradar aos céus...
    Para que se saiba no memorando de entendimento negociado e assinado pelo PS, também lá está a extinção dos tribunais e muitos outros serviços públicos tais como as Rep.Finanças,Seg.Social e tantos outros que a seu tempo surgirão na ribalta...

    ResponderEliminar
  8. Será mesmo que o ALI ALATAS vai poder concorrer a presidente da Junta de Paredes de Coura-Resende ????
    Espero bem que não. Caso possa ser candidato de certeza que o vamos ter mais uma vez a cabeça de lista pelo PS.
    Ele não é homem para abandonar o tacho de mão beijada.

    ResponderEliminar
  9. " “Somos os principais interessados e não fomos tidos nem achados” criticou ainda Carlos Barbosa"
    Não somos tidos nem achados?! O governo pediu às câmaras municipais que apresentassem os seus planos e oferecia condições mais favoráveis a quem o fizesse.A de Câmara de Coura apresentou?Não!E ainda gritam que não foram tidos nem achados e que vão para os tribunais.Isto é andar a brincar!!Fizessem as coisas e a conversa era outra.A lei é para ir para frente e nem o governo pode fazer nada.A reforma autárquica vai acontecer. Hoje foram para Lisboa mostrar o quê?Que defendem os interesses de Coura?Se ouvissem a população sabiam que quase toda a gente concorda com a agregação de freguesias. Sabem, defender Coura não é andar aos gritos nas assembleias, não é ir para Lisboa com bandeirinhas, não é ir falar com grupos parlamentares cuja maioria dos elementos nunca passou do Porto para cima e para quem o mundo rural e a agricultura são apenas conceitos "in". Defender Coura é sentarem-se todos à volta de uma mesa, esquecerem as cores que vos separam, lembrarem-se de que é esta terra que vos une e definirem estratégias para crescermos. Dêem ideias, discutam-as, peguem-se se fizer falta, mas trabalhem no mesmo sentido caramba! Relativamente às freguesias somos assim um concelho tão grande que precisamos de 21?Ponham a mão na consciência e a resposta é óbvia.

    ResponderEliminar
  10. Quem pagou a excursão a Lisboa?
    Quem foi?

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!