16 janeiro 2013

Depois dos pintos... os porcos


Depois de, no ano passado, ter distribuído 20 pintos por cada casa de Linhares que os quisesse, eis que este ano Amândio Pinto, presidente da junta de freguesia local, resolveu inovar ainda mais e, vai daí, a autarquia vai ofertar um porco a cada lar. No total, estamos a falar de um investimento na ordem dos cinco mil euros, mas o mais importante, ressalva o autarca, é ser apenas um aspecto de toda uma política de desenvolvimento rural.
Desde que foi eleito, nas autárquicas de 2009, Amândio Pinto tem pautado a sua actuação enquanto presidente de junta pela diferença. E, em política, a diferença nem sempre é bem vista, quer pelos eleitores, quer pelos colegas, adversários e críticos de uma forma geral. As críticas, aliás, sucedem-se ao ritmo com que surgem as medidas “inovadoras” de Amândio Pinto. E que não se ficam apenas pela agricultura, que defende ser uma forma de fixar jovens à terra, alastrando-se também a outras áreas, nomeadamente ao apoio escolar (monetário e em explicações) ou às consultas médicas gratuitas à população da freguesia.
Um trabalho que, aparentemente, está a dar resultados. Pelo menos a nível do reconhecimento do autarca que, pelos vistos e a acreditar na notícia do Público, vai recandidatar-se. Ou melhor, vai concorrer novamente, pois no próximo acto eleitoral já não se falará apenas de Linhares, mas da união de freguesias de Linhares e Cossourado. Curiosamente, foi nesta última freguesia que o líder concelhio do seu partido acabou derrotado nas últimas eleições autárquicas.
Somando tudo isto, contudo, uma dúvida surge. Uma dúvida que não é esclarecida pelas notícias recentes ou pelas muitas críticas e comentários que surgem na blogosfera sempre que se fala das medidas de Amândio Pinto. E a dúvida é: se ele o faz, porque não fazem os outros?

16 comentários:

  1. Nelo de Linhares16 janeiro, 2013 14:46

    Eu cá precisava era de uma vaquinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim já se ouve que para o ano os Baldios de Linhares vão dar um vitelo por casa, não é que tivestes uma boa ideia, porreiro pá..........

      Eliminar
    2. Vaquinha? Nunca se sabe, é capaz de ser o próximo projecto de um presidente de junta de freguesia que faz qq coisa pela terra, ao contrário dos outros..Vaquinha? Procura que és capaz de ter em casa.

      Eliminar
  2. .... Efectivamente esta distribuição de porcos,pintos,batatas,tractor e outros produtos, efectuada pelo presidente da junta de Linhares aos seus residentes,nem ao diabo lembrava. Deve ser mesmo inédito e daí este assunto ser noticia de primeira página nos jornais nacionais. Da minha parte acho a ideia genial e não comungo das ideias do SOCIALISMO.Também sinto que os ideais do socialismo ha muito que foram refundados no nosso país,desde que Mario Soares meteu o proprio socialismo na gaveta. Agora ha muitos socialistas mas é só de nome. Se a junta de Linhares tem verbas disponiveis,não vejo mal nenhum em ajudar as familas a ter mais algum rendimento ao fim do ano.
    Agora pergunto eu : - Onde gastam as outras juntas o dinheiro de que dispõe ? Se imitassem a de Linhares,talvez não fosse má ideia !!!!

    ResponderEliminar
  3. Lá voltamos nós à mesquinhez Courense... O Amandio que não conheço pessoalmente, não faz política pensa nas pessoas. Ou sim até pode fazer política, mas também pensa nas pessoas. Pena não haver mais assim.

    ResponderEliminar
  4. O Amandio fez um bom negócio com os baldios e distribui pela sua gente. Justo e de louvar!

    ResponderEliminar
  5. A culpa até parece que é do Júnior. Foi ele que correu com o Mineiro!

    ResponderEliminar
  6. Que saiba não foi o actual presidente de Junta que correu com o Mineiro,já que este não concorreu ao ato eleitoral.
    Na minha opinião, sem sombra para dúvidas a freguesia refrescou e ficou muito mais bem servida com o AMândio do que estava com o Mineiro(desculpem não sei o nome certo)
    Os vícios do dito Mineiro já eram muitos e falta de respeito para com os seus adversários políticos,em época de campanha e não só ele e os seus capangas com álcool ou sem álcool,os adversários eram mesmo atacados de forma violenta, esmagados,maltratados, ao ponto de já ninguém concorrer naquela freguesia por outro partido,portanto lista única"sempre vencedora",até que enfim o sr.Amândio enfermerio levou a democracia àquela freguesia.Parabéns ao povo de Linhares e ao seu actual presidente que não teve medo de represálias...A coisa mudou para muito melhor...

    ResponderEliminar
  7. Mas hoje são muito amigos. O Amandio até deu um nome de Mineiro a uma rua da freguesia. É a politica meus caros....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Reconhecimento meu caro. E isso conta.
      Sabes, as maiorias não caem por fora, apodrecem por dentro.
      A história do Mineiro é um grande exemplo. Outros virão!

      Eliminar
    2. Reconhecimento de quê???Das obras que a Câmara lhe fez!!! que mério tem o mineiro para com a freguesia?Nãosejamos loucos,se o Amandio lhe deu o nome em rua é porque ainda lhe tem medo.Não tenha dúvidas,é por isto e outras tais asneiras que a tiponimia local acaba por ser desvirtuada,esquecendo a história local e muito em especial os antepassados que mesmo com a miséria deixaram obra e deram nome à freguesia ou mesmo ao concelho.

      Eliminar
  8. E se procurasses saber o que pensa o Mineiro?
    Talvez fosse surpresa para ti!

    ResponderEliminar
  9. Este rapaz está deslumbrado com a política e está obsecado em aparecer nos jornais...um dia destes vai oferecer vibradores e bonecas insuflaveis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. põe reumon gel isso passa.

      Eliminar
    2. Vai preparando o corpinho!

      Eliminar
    3. Está? Achas? Ou serão os jornais que lhe reconhecem trabalho e empenho? Vibradores e bonecas insufláveis? Não dês ideias aos outros presidentes de junta..sim, porque para a agricultura e pecuária...nicles..mas para isso...nunca se sabe..

      Eliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!