02 março 2006

Acessibilidades



Bom trabalho o que a Câmara de Paredes de Coura tem feito no que respeita à melhoria das acessibilidades para cidadãos com deficiência, nomeadamente deficiência motora. As obras do centro urbano têm derrubado barreiras arquitectónicas que há muito se tinham imposto no percurso diário de quem por ali passava.
Aos poucos, a vila vai tendo menos obstáculos. Já se foram as escadas do edifício dos Paços do Concelho, os passeios estão rebaixados junto às passadeiras e, na maior parte dos casos, foi possível aumentar a sua largura, possibilitando uma melhor circulação. É certo que a colocação de alguns sinais de trânsito ainda deixa a desejar, porque atrapalham quem anda nos passeios, mas nada que não se possa ir alterando à medida que se detecta, até porque a Câmara parece ainda não ter terminado o seu trabalho.
A última barreira derrubada foi precisamente no acesso ao Centro cultural, que até não era muito mau. Na foto podemos ver o novo acesso, com escadas a ladear uma rampa que permitirá uma mais fácil aproximação a quem circule em cadeira de rodas, por exemplo.
Só é pena que o exemplo da autarquia courense não seja tido em conta pelos organismos tutelados directamente pelo Governo, de quem deveria, aliás, partir o primeiro passo. Continuamos a ver serviços públicos instalados em andares superiores e sem acesso por elevador. Já imaginaram, por exemplo, como é que alguém em cadeira de rodas vai ao Tribunal ou à Repartição de Finanças?

2 comentários:

  1. Muito bem. É preciso acabar com as escadas. A Câmara tem feito um bom trabalho, é preciso continuar.

    ResponderEliminar
  2. Alguem lembre que por proposta do PSD, foi melhorado o acesso exterior dos paços do concelho. Não como o responsável pelo blog diz: "Já se foram as escadas do edificio dos paços do concelho"
    Este senhor não tem sido nada tendencioso, nem isento, não senhor! Anda à procura de quê?

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!