12 março 2006

Homenagem


Nasceu em Coura, percorreu o mundo e a Coura acabaria por regressar no passado sábado. Francisco João Gomes de Castro, antigo presidente da Assembleia Municipal de Paredes de Coura, que abandonou há poucos anos por motivo de doença, faleceu na passada sexta-feira. Aos 83 anos, o seu desejo era vir morrer à terra que o viu nascer. A morte foi mais rápida e trocou-lhe as voltas, mas é na sua terra Natal que vai descansar para a eternidade.
A ele devo, entre muitas outras coisas, o ter-me ensinado a gostar de Paredes de Coura. Foi por ele que decidi ver com outros olhos este concelho do interior minhoto onde vim parar quase por acaso. E é por ele que devo, agora mais que nunca, o respeito por uma terra que ele muito ajudou a dinamizar, quer em termos culturais, quer económicos, e até mesmo humanos.
É para ele esta minha singela homenagem. Depois da homenagem do passado sábado, com uma grande moldura humana a despedir-se dele, creio que não seria de todo despropositado lembrarem-se de Francisco Gomes de Castro no próximo dia do município. Sei que sou suspeito para o sugerir, mas acho que o valor deste courense está acima de qualquer suspeita.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!