29 março 2006

Saúde pelas freguesias

O PSD de Paredes de Coura quer que a Câmara apoie a criação de um serviço de consultas médicas itinerantes, que percorra as várias freguesias do concelho e providencie um serviço médico mais próximo aos seus habitantes. Uma medida a fazer lembrar os velhos médicos de província que andavam pelas aldeias e que até não será de todo descabida, se atentarmos que muitos dos utentes do Centro de Saúde são idosos oriundos de fora da vila que, para vir a uma consulta, perdem praticamente um dia e têm ainda de estar dependentes de quem os traga e os leve de regresso.
A ideia, que até já foi apresentada em reunião de Câmara, é que duas viaturas médicas devidamente equipadas façam percursos pré-definidos, apenas durante a semana, e que parem em locais centrais das freguesias funcionando como postos médicos avançados. Um projecto que, na opinião dos seus impulsionadores, permitira igualmente descongestionar o Centro de Saúde.
Resta saber se as consultas itinerantes têm ou não pernas para andar, até da parte dos Ministério da Saúde e mesmo dos profissionais médicos a exercer no Centro de Saúde. É que, se alguns deles já fazem este serviço (exemplo disso é o serviço médicos prestado em Bico), outros há que poderão não gostar de andar pelo concelho em nome da saúde.
Novo inquérito
Já agora, fica aqui um novo inquérito sobre este assunto. Concordam ou não com a eventual criação de um serviço ambulante de consultas médicas?

7 comentários:

  1. Quando se diz mal do PSD todos ajudam a criticar, agora que o PSD propõe uma boa medida para Coura ninguém se atreve a levantar a voz. Assim se mostra quem tem razão.

    ResponderEliminar
  2. Se no princípio era mesmo isso, o verbo, no sentido da tentativa de apreensão do meio em toda a sua pureza e inocência, depois...tudo começou a revelar-se bem mais difícil!

    ResponderEliminar
  3. Já não percebo nada. Então se foi o PSD que teve esta ideia e a apresentou na câmara como é que no Notícias de Coura se diz que era um desejo antigo do presidente. Afinal quem é que teve a ideia?

    ResponderEliminar
  4. Para os mais atentos, a proposta surge no manifesto eleitoral do Partido Socialista, encabeçado por Pereira Júnior. enquanto que o Partido Social Democrata, encabeçado por Décio Guerreiro, apresentava a proposta de não encerrar o SAP (urgência). Facto hilariante quando isso nunca foi uma certeza pública.

    O PSD só aprovou esta iniciativa após apresentação da mesma em reunião de cãmara pelo partido socialista.

    Quaisquer dúvida, é favor consultar as actas das reuniões de câmara, disponíveis na Biblioteca municipal.

    Lembranças,

    ResponderEliminar
  5. Pois, é mesmo melhor, consultar as actas porque a proposta parece que é do PSD. Acta nº 6/2006

    ResponderEliminar
  6. É melhor esperar para ver! Depois veremos quem foi o pai da criança, óh parolos!

    ResponderEliminar
  7. Este gajo anda ressabiado? Seve ter algum tacho na CMPC

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!