11 agosto 2006

Cortejo relâmpago

O primeiro dia das festas do concelho já lá vai e, aquilo que se pode dizer do que, normalmente, é o ponto alto dos festejos, o cortejo luminoso, é que foi, na melhor das hipóteses, muito fraquinho. Não quero, de maneira alguma, dar menos valor ao trabalho desenvolvido durante longo tempo por todos os envolvidos neste símbolo das festas de Paredes de Coura, mas o que se viu ontem nas ruas da vila não chegou a ser um cortejo luminoso, foi um "cortejo relâmpago".
Em cerca de vinte minutos os doze quadros "correram" pela rua principal. Bem sei que a seguir actuava a grande Ruth, mas não era preciso tanto. Acresce que o som que acompanhava o desfile com as devidas explicações de cada quadro também não era o melhor, aliás, como já aconteceu em anos anteriores.
Bastante notado por muitas das pessoas que assistiam ao cortejo, foi também o reduzido número de figurantes. Houve mesmo quadros que tinham apenas dois figurantes, incluindo o rapazinho que transportava o nome do quadro. Muito menos do que no ano passado, por exemplo. Sinal dos tempos, de que cada vez é mais difíicil mobilizar quem queira participar neste tipo de iniciativas, que ajudam a preservar a memória colectiva de uma terra? Estou em crer que sim, porque a mesma organização do cortejo de ontem já nos mostrou que consegue fazer melhor, muito melhor. Está, portanto, nas mãos de todos nós, contribuir para evitas estas situações.

1 comentário:

  1. Caro Eduardo: parece que no ano passado houve mais dedicação e maior esforço organizativo, mérito duma excelente comissão, que não é de mais referir. Este ano por motivos pessoais (uma filha minha foi operada no dia 9 de Agosto), não vou assistir aos festejos, o que lamento.

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!