03 novembro 2009

Deixar a casa desarrumada

30062009151

As eleições têm destas coisas: uns ganham, outros perdem. É o normal! A transição entre vencidos e vencedores nem sempre é pacífica, nem sempre é feita da melhor forma e, algumas vezes, surgem umas surpresas que estragam a festa da vitória. Foi o que aconteceu em, pelo menos, duas freguesias de Paredes de Coura, com os novos titulares da presidência a ficarem de queixo caído face ao cenário deixado pelos seus antecessores.

As duas freguesias mudaram de cor nas últimas autárquicas e, apesar da mudança, continuam as duas a ser de cores políticas diferentes. A mudança de partido não é (não pode ser)  justificação para atitudes que, além de em nada dignificarem quem ocupou o lugar de presidente até 11 de Outubro último, vão dar muitas dores de cabeça aos novos titulares daquele cargo.

Imagine-se o que é chegar à presidência da junta de freguesia e descobrir que nos próximos meses (e não serão poucos) não vai haver dinheiro para fazer rigorosamente nada, incluindo pagar o ordenado ao funcionário que a autarquia tem ao seu serviço. E descobrir que, num único dia, curiosamente a poucos dias das eleições, o antigo presidente da junta emitiu qualquer coisa como mais de trinta cheques, sabendo de antemão que não havia dinheiro para os pagar, nem agora nem nos próximos meses, hipotecando desde logo qualquer hipótese de iniciativa que o seu sucessor pudesse vir a ter. Não é ficção, aconteceu mesmo numa freguesia de Paredes de Coura, numa atitude que, pelo menos eticamente, é totalmente reprovável e só vem dar razão àqueles que dizem cobras e lagartos da forma como são geridas as  finanças das autarquias locais.

Noutra freguesia, mais serrana mas nem por isso mais serena, o caso não assume tamanhas proporções, mas ainda assim o novo presidente da Junta já veio a terreiro defender a realização de uma auditoria às contas do anterior executivo. Haverá suspeitas de má gestão? Certamente. Terão fundamento? A auditoria, se realmente avançar, poderá ajudar a demonstrá-lo.

Situações como estas, infelizmente, não são novidade. Não em Paredes de Coura, muito menos no resto do país. Os novos titulares dos cargos públicos desconfiam muito dos seus antecessores, especialmente se estes forem de partido diferente. Veja-se o que acontece aqui ao lado, em Valença, em que o novo presidente da Câmara também já admitiu ir ver à lupa as contas deixadas pelo anterior titular do cargo. Infelizmente, as notícias de todos os dias, ajudam quem pensa assim. Os casos de má gestão e, pior, de corrupção, dominam a actualidade noticiosa e, sempre que há mudanças paga o justo pelo pecador. E, é certo, em muitos casos, o pecado existe mesmo… até na casa do justo! 

8 comentários:

  1. E fico a saber o mesmo............
    e quais sao as freguesias????????
    e quais os intervenientes????
    etc.etc......

    ResponderEliminar
  2. Tb nao percebo pq uma junta de freguesia tem que deixar dinheiro para a junta seguinte??????Mesmo que fossem da mesma cor????
    Mudou a cor,mudaram os intervenientes,devia haver sempre uma transferência de dinheiro para a nova junta!!!!!!!
    Ou entao,devia ser previsto na lei que Xis meses ou dias antes das eleicoes os presidentes ficassem impossibilitados de movimentar dinheiro.!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Caro Lobo, as freguesias são do meu conhecimento, mas por respeito a quem me forneceu a informação não as posso divulgar ainda. Relativamente ao facto de ter ou não de se deixar dinheiro para a junta seguinte, acho que a questão principal não é essa, mas sim que em véspera de eleições (ou depois delas, até) se tomem medidas que já se sabe, à partida, vão limitar a acção dos sucessores, pois além de gastarem o dinheiro que existia, foram emitidos cheques que vão utilizar a totalidade das transferências de verbas dos próximos seis meses, no mínimo. Ou seja, enquanto os anteriores autarcas tiveram uma gestão criticável, porque não asseguraram receitas para o pagamento das despesas que assumiram, os novos presidentes de junta nem sequer podem ter um acto de gestão digno desse nome, pois durante os próximos meses vão limitar-se a ver o dinheiro entrar e sair da conta da junta para pagar os cheques emitidos pelos seus antecessores, alguns deles para pagamento de despesas referentes ainda ao mandato de 2001/2004.

    ResponderEliminar
  4. Trata-se de uma situação comum a nível do todo o Pais, mas como estamos em Coura, preocupa-me particularmente.
    Desconheço os casos concretos, mas sejam eles de que partido for, deixo aqui a minha reprovação por tal atitude.
    Já tenho defendido, uma maior responsabilização para os presidentes de junta, e um maior controlo por parte das oposições, mas como são geridas em maioria, podem fazer o que lhes der na "gana", sem passar cavaco a ninguém, estão legitimados pelo voto do povo"dirão os menos atentos".
    Mesmo não sendo muito o (ordenado), já nos apercebemos, de que alguns, não querem deixar o poder de maneira alguma, e para tentarem mostrar trabalho e conseguir iludir de novo os eleitores, recorrem a todos os meios, como diz o líder da bancada PS na AM, é preciso lutar pelo poder com todas as forças.
    Por outras razões certamente, mas este será um cenário que seguramente o próximo presidente da Câmara irá encontrar, quando chegar ao município nas próximas eleições autárquicas, basta estar atento, ao novo argumento de que precisamos de 2 Vereadores a tempo inteiro, para perceber, de que o passivo vai crescer, e não pelo investimento, mas pelas contas correntes.
    Lamentável, é que ainda exista gente acima da terra, que defenda este tipo de atitudes. Gerir uma autarquia, deve ser mais ou menos como gerir um tasco, fecha-se a porta, faz-se o balanço, e entrega-se o saldo????????????

    ResponderEliminar
  5. Deveriam existir leis para tudo;

    até para impedir alguns de dizerem asneiras

    A única coisa que não deveria existir era o bom senso,
    a transparência na gestão dos dinheiros públicos,
    nem a ética,
    sim porque a vergonha, essa não existe.

    ResponderEliminar
  6. É como alguns mentirosos que andam por aqui e acusam as pessoas de falar mal de outras ....depois pedesse-lhe que digam onde viram falar mal e fazem-se de desentendidos!!!!!!!
    Vai lá dar a voltinha do turno nocturno e depois diga onde passou o presidente da junta!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  7. "Deveriam existir leis para tudo;

    até para impedir alguns de dizerem asneiras"


    e eu digo:até para impedir alguns de dizerem mentiras............

    ResponderEliminar
  8. " como diz o líder da bancada PS na AM, é preciso lutar pelo poder com todas as forças."

    É o que nao fez o PSD nos últimos 20 anos........................nem com a ajuda do iluminado Venancio!!!!!!

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!