16 novembro 2009

Assim se vê, a força da TV!

E se de repente uma multidão de visitantes invadisse o seu concelho aos fins de semana isso era… uma novela televisiva. É mais ou menos este o enredo do que se passou em Arcos de Valdevez nos últimos meses, fruto da exposição mediática daquele município na televisão, onde é cenário da telenovela “Deixa que te leve”, da TVI. Quem o garante é o próprio presidente da Câmara Municipal, que se confessa impressionado com o fenómeno do crescimento de visitas àquela vila alto-minhota e ao concelho de um modo geral, a fazer justiça às audiências da própria novela.
Com um investimento de cerca de 60 mil euros, acrescido do necessário apoio logístico, o município arcoense conseguiu publicidade diária em horário nobre em milhares de lares portugueses e, mais importante que isso, obteve um retorno, quase imediato, explica Francisco Araújo, com o aumento do fluxo de turistas que afluíram ao concelho, num movimento que se fez sentir ao longo de todos estes meses.
Números parece que não há, mas há uma certeza, a de que “nunca tanta gente visitou o concelho”, garante o autarca arcoense. Inclusivamente há já roteiros especiais que associam as belezas da região ao enredo da novela. O ideal seria, agora, indagar os comerciantes do concelho e verificar se esse fluxo acrescido de turistas se reflectiu nas contas do estabelecimentos comerciais e de hotelaria no final do mês. Pois que é muito bonito falar de crescimento e afluência de pessoas, mas depois, na prática, há que saber se realmente isso se repercutiu no movimento da caixa.
Sem acesso a números concretos será sempre difícil perceber se o investimento valeu a pena, mas, numa altura em que as televisões parecem ditar, cada vez mais, as modas, será este tipo de associações comerciais entre municípios e estações de televisão uma montra que se fecha com o fim da novela, ou, pelo contrário, foi o abrir de uma porta que agora só tem que se gerir bem para se manter aberta? Veremos nos próximos episódio!

6 comentários:

  1. Excelentíssimo senhor primeiro-ministro: Sensibilizado com o que tudo indica ser mais uma triste confusão envolvendo o senhor e o seu grande amigo Armando Vara, venho desde já solidarizar-me com a sua pessoa, vítima de uma nova e terrível injustiça. Quererem agora pô-lo numa telenovela - perdoe-me o neologismo - digna do horário nobre da TVI é mais um sintoma do atraso a que chegámos e da falta de atenção das pessoas para as palavras que tão sabiamente proferiu aquando do último congresso do PS:”Em democracia, quem governa é quem o povo escolhe, e não um qualquer director de jornal ou uma qualquer estação de televisão.” O senhor acabou de ser reeleito, o tal director de jornal já se foi embora, a referida estação de televisão mudou de gerência, e mesmo assim continuam a importuná-lo. Que vergonha.
    Embora no momento em que escrevo estas linhas não sejam ainda claros todos os contornos das suas amigáveis conversas, parece-me desde já evidente que este caso só pode estar baseado num enorme mal-entendido, provocado pelo facto de o senhor ter a infelicidade de estar para as trapalhadas como o pólen para as abelhas - há aí uma química azarada que não se explica. Os meses passam, as legislaturas sucedem-se, os primos revezam-se e o senhor engenheiro continua a ser alvo de campanhas negras, cabalas, urdiduras e toda a espécie de maldades que podem ser orquestradas contra um primeiro-ministro. Nem um mineiro de carvão tem tanto negrume à sua volta. Depois da licenciatura na Independente, depois dos projectos de engenharia da Guarda, depois do apartamento da Rua Braamcamp, depois do processo Cova da Beira, depois do caso Freeport, eis que a “Face Oculta”, essa investigação com nome de bar de alterne, tinha de vir incomodar uma pessoa tão ocupada. Jesus Cristo nas mãos dos romanos foi mais poupado do que o senhor engenheiro tem sido pela joint venture investigação criminal/comunicação social. Uma infâmia.
    Mas eu não tenho a menor dúvida, senhor engenheiro, de que vossa excelência é uma pessoa tão impoluta como as águas do Tejo, tirando aquela parte onde desagua o Trancão. E não duvido por um momento que aquilo que mais deseja é o bem do Pais. É isso que Portugal teima em não perceber: quando uma pessoa quer o melhor para o País e está simultaneamente convencida de que ela própria é a melhor coisa que o País tem, é natural que haja um certo entusiasmo na resolução de problemas, incluindo um ou outro que possa sair fora da sua alçada. Desde quando o excesso de voluntarismo é pecado? Mas eu estou consigo, caro senhor engenheiro. E, com alguma sorte, o procurador-geral da República também.

    ResponderEliminar
  2. Que eu saiba o 1° ministro ainda nao é sequer arguido.....adiante.

    Acredito que durante estes meses da telenovela o crescimento no comércio local teve algum incremento positivo!!!!Pois se há turistas ,tb há dinheiro!!!e se hüa dinheiro gastam-no concerteza no comércio local!!!
    Mas acabando a Novela!!!!!Acabam-se os turistas...tal qual o nosso festival......

    ResponderEliminar
  3. Eis a descoberta da pólvora,, acaba-se a novela e acabam-se os turistas, por isso acaba-se também o dinheiro nos comerciantes…

    coisa estranha esta… li há alguns meses atrás ,,parece-me que num blogue,, um defensor do nosso Festival afirmar que o mesmo era importante,, porque trazia gente e publicitava Paredes de Coura,,

    “estás palavras são minhas,,,, há…. não vá lá ser apelidado de mentiroso ou outra coisa qualquer”.
    -----------//--------------
    O Dr Francisco Araújo, aproveitou aquilo que outros deitaram fora,,,e aproveitou bem… com um 1/3 daquilo que nós gastamos em 5 dias, conseguiu assegurar publicidade para alguns anos… e digo por alguns anos,, porque ,além do movimento semanal desde a emissão dos primeiros episódios, conseguiu levar ao pais inteiro, aquilo que de melhor em termos de território o Concelho dos Arcos de Valdevez tem,, é evidente que os autocarros cheios de turistas que tem passado pelo Concelho,, não trazem grande desenvolvimento, nem tão pouco muito movimento aos comerciantes,, uma das maiores criticas que se pode fazer, é a de que o Concelho (responsáveis e associações), demoraram muito tempo a compreender que fenómeno se estava a passar, e não foram capazes de criar condições , que potencia-se um maior aproveitamento desse fluxo de gente(por ex: nos meses de Verão, não foi possível encontrar uma cama no Concelho, nomeadamente em Julho e Agosto (ganhou Ponte da Barca e Ponte de Lima), no entanto, só por si este corrupio de gente, tornou o Concelho mais conhecido, porque não se concentrou num espaço unico, e assim potenciou um desenvolvimento, que se vai continuar a reflectir no futuro,,, mas isto só foi possível, devido ao investimento efectuado no desenvolvimento de infra-estruturas de comunicação e de embelezamento da Vila entre outras…não foi necessário descaracterizar,,,, e os milhares de carros tem tido estacionamento nos parques existentes à superfície…são politicas… mas quem paga é o povinho,,, os tais de quem somos amigos, e são nossos amigos, até porque nos continuam a eleger continuamente e se a lei permitisse mais e mais anos…. Já assim era no tempo da Monarquia….(sem eleições claro).
    -----------//--------
    Sr Primeiro Ministro,, tenho a certeza de que não foi nem será condenado,,, nem tão pouco constituído arguido sequer,,, porque de leis temos quem saiba,, temos famosos advogados…(alguns passam os dias sentados nas cadeiras dos cafés ou dormindo) Juristas e Procuradores,, não importa a trapalhada em que se tem metido, para salvaguardar o nome de V.Exª, que até confundem “bochechas com bochechos” graças a Deus… mas também temos outra coisa,, e essa sim… é grave ..é que sofremos de uma enorme cegueira…e nós impávidos e serenos continuamos sem sequer fazer um pequeno esboço reflectindo criticamente sobre aquilo que se está a passar.
    A legitimidade das urnas,,, é o suporte da nossa democracia,,

    ResponderEliminar
  4. E agora é vidente?????
    Consegue ver o Futuro!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  5. Mas esqueceu-se ainda de identificar aquele que fala em outro blog e que diz saber quem é????????
    Até hoje ainda nao conseguiu ser tao vidente ao ponto de dizer quem é????????????
    E as mentiras continuam de pé!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  6. E agora O venancinho diz que recebo o RMS!!!!!!!!!!!!
    Ó homenzinho pra eu viver como vivo precisava de 200 RMS!!!!!!!!!
    Por mês!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!