23 junho 2010

Este ano não há praia!

Pois é! Se há duas semanas, quando escrevi isto, tinha as minhas dúvidas, agora as suspeitas confirmam-se: este ano não há banhos na praia fluvial do Taboão. Ou, explicando melhor, haver banhos até pode haver, mas a qualidade das águas é que não está garantida. Isto porque, o Taboão não consta, este ano, da listagem de zonas balneares reconhecidas como tal pelo Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território.

A desclassificação da única área balnear até agora reconhecida no concelho surge depois das várias análises que no ano passado ditaram, por diversas vezes, a interdição da prática balnear nas águas do rio Coura. Deste modo, na presente época balnear, a praia fluvial do Taboão não é reconhecida como tal, não sendo permitida ali a prática balnear, como estipula a legislação.

É claro que isso não obsta a que as pessoas se banhem naquele espaço, como acontece em muitos outros locais que não merecem a distinção de zona balnear. Aliás, ainda no ano passado, no decorrer do Festival de Paredes de Coura, numa época em que a praia estava interdita pelo delegado de Saúde em virtude das análises semanais terem indicado a presença de salmonela nas águas, podíamos ver muitos jovens a ignorar a recomendação do Ministério do Ambiente e a aproveitar o curso de água para uns mergulhos. O certo é que, ao não ser reconhecida a prática balnear no Taboão, Paredes de Coura perde, na minha opinião, um dos seus maiores encantos.

Não valerá a pena apostar na qualificação e na defesa de um espaço ímpar como aquele? Claro que vale! Este ano, contudo, resta-nos ficar pela valorização, a pensar na praia do próximo ano, e lembrar que aqui ao lado, em Cerveira ou Arcos de Valdevez, existem outras praias fluviais onde se pode tomar banho. E esperar que em Paredes de Coura não aconteça o mesmo que em Ponte de Lima, onde a qualidade das águas das suas praias fluviais se foi degradando ano após ano, depois de ter estado no topo.

10 comentários:

  1. Sendo verdade!!!!É muito triste....mesmo muito triste.
    Quem acode ao nosso Rio coura?????

    ResponderEliminar
  2. Tb é triste que proprietários de Coura com empresas (mesmo que fora de Coura)nao apoiem o desporto no concelho!!!!!!!
    E logo do nosso querido "defensor"(Venancio Fernandes) de Paredes de Coura!!!!!!!!!!

    Vejam só:

    ARCOBARCA patrocina equipa feminina de futsal do curso de direito da Universidade do Minho.

    in:
    http://www.arcobarca.pt/

    ResponderEliminar
  3. Gostei desta praia!!!!!!

    "Desde criança que meio mundo tenta convencer-me que a praia é algo de bom, saudável, tonificante, agradável e que o simples facto de ir lá promove o meu bem estar social, psíquico e físico. A tez morena é “In”, a pele calcinada pelo sol é socialmente bem aceite e o “iodo”é um trunfo contra coisas tais como a gripe vulgar, o stress, a estupidez profunda a neurastenia, a frustração ou a falta de cálcio.

    Também Eu passei a fase da “barraca alugada” pela família numa praia de conveniência e a da convivência entre vizinhos de férias que nunca mais (com alguma sorte minha) voltaria a suportar.

    Também gostei de ensopar os calcanhares junto à areia molhada e dos mergulhos entre alforrecas e peixes-aranha. Confesso que brinquei com bolas que “diziam” NIVEA a branco em fundo azul e puxei papagaios ao longo da rebentação das ondas.

    Tempos houve em que eu apreciava a exposição ao sol. Tempos em que me deitava em dois metros quadrados de tecido com um desenho da moda e me dedicava a suportar a areia escaldante, os UV’s, os bichos saltitantes, os animais passeantes, as famílias palrantes e outras avantesmas que preenchiam cada palmo quadrado da costa com a sua própria “quadradez”.

    Tive os meus dias de Algarve antes que lhe chamassem alarvemente “ALLGARVE”; conhecia a costa alentejana quando era (realmente) um deserto quase absoluto e belíssimo; Conheci as praias desde Caminha ao “Quinto caneco” como diria um amigo e era adepto das do Minho sobretudo. Era quase um fã.

    Entretanto cresci fisicamente… pelo menos. Tornei-me mais ácido (ao que me dizem) e sobretudo aprendi que a areia é um dos elementos que fazem parte da minha noção de “praia”. Sim a areia… essa coisa constituída por milhões de pequenos grãos que se metem em tudo como as finanças, o Estado e os vizinhos nojentos.

    Actualmente, sempre que alguém ainda ousa convidar-me para uma ida à praia e não recebe um simpático “Tás maluco/a ou que?” como resposta… recebe a pergunta : “Tem esplanada ou é relvada?”.

    in:
    http://in-provavel.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Frustrações de quem não sabe, saborear um refrescante banho nas águas límpidas do mares em que se encontra envolto este pequeno pedaço de terra a que chamamos Portugal?
    Frustrações de quem não sabe, como é agradável presenciar um pôr do sol , sentado nas areias brancas da Ericeira contemplando o infinito azul do Mar?
    Frustrações de quem não consegue, encontrar encanto na gritaria das crianças arremessando punhados de areia?
    Praia com areia, sem areia, com relva ou sem relva, com explanada ou sem explanada, praia de água doce, ou salgada, praia com rochas ou sem rochas, praia com muita ou pouca gente, mas sempre praia….

    ResponderEliminar
  5. É mais um exemplo, de como o tão empenhado contributo para a defesa do ambiente apregoado pela nossa Câmara, não passa disso mesmo, propaganda.

    É triste, muito triste!!!! Nas próximas vamos ter de mudar de cor.

    ResponderEliminar
  6. " com explanada ou sem explanada,"

    Ó assassinos da língua mãe!!!!ó venancinho aqui é ESPLANADA...Nem copiar sabe????

    Eu ensini tá!!

    esplanada

    s. f.1. Terreno descoberto.
    2. Planura, planície.
    3. Chapada.
    4. Terreno plano, largo e descoberto, na frente de fortificações ou de um edifício.
    5. Lugar ao ar livre com mesas e cadeiras onde se come ou se tomam bebidas, refrigerantes, café, etc


    explanar (eis) - Conjugar
    (latim explano, -are, estender, aplainar, desenvolver, explicar, expor, pronunciar claramente)

    v. tr.1. Fazer a explanação de; desenvolver (uma matéria); explicar minuciosamente.
    2. Tornar plano, claro.

    E quem aqui muda de cor como o camaleão????Voçê...mais ninguem....

    ResponderEliminar
  7. Boa Tarde

    Precisava de ajuda vossa.

    Eu e um grupo de amigos, tinhamos planeado passar um dia, q seria no dia 10 de Julho aí em Paredes de Coura, junto ao Rio, no Taboão. No entanto, dei conta que o festival começa a 28 de Julho. Podem-me dizer, s a zona já vai estar vedada por causa dos preparativos para o festival??
    Desde já agradeço a vossa informação.

    ResponderEliminar
  8. Caro Sry lanka
    pode vir à vontade,nessa data ainda nao costuma estar em preparaçao o recinto do Festival de música,e mesmo que estivesse o festival realiza-se um bocadinho ao lado da praia fluvial!!E espaço é coisa que nao lhe vai faltar!!!!
    Seja bem vindo e aproveite tb para almocar ou jantar num dos muitos restaurantes que por cá temos...
    Se quiser tb pode visitar alguns pontos de interesse em Coura.
    Passe um bom dia...

    Para mais informações visite:
    http://www.cm-paredes-coura.pt/portal/page/paredesdecoura/portal_municipal/Turismo

    ResponderEliminar
  9. Caro Lobo, muito obrigado pela resposta. Assim, vamos mais à vontade.

    Em termos de Restaurante, já tinhamos andado a pesquisar, e a nossa decisão recaiu no "Conselheiro". Será uma boa opção?? Haveria melhores alternativas?

    ResponderEliminar
  10. Alternativas há sempre!!Depende do que vcs querem comer e gastar!!
    Têm tb o Restaurante Barbaças,Miquelina,O LINO(este fora da vila cerca de 3km)o Furao etc.etc.
    Comam bem,bebam com moderaçao ,ou entao bebam e depois pernoitem em Coura numa das nossas casas de Turismo rural..
    desejo-lhes uma estadia simpática em Paredes de Coura

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!