19 outubro 2011

Coura sem TDT… esquece-se da fibra óptica

TESTE 021Há tempos que andava para falar novamente do assunto TDT (televisão digital terrestre), e desde já aqui me penitencio perante alguns amigos que me mandam informação regular sobre o assunto sem que o vejam abordado no Mais pelo Minho. Não tem havido tempo para falar sobre televisão (já para nem falar de ver televisão) e as coisas mais banais e menos complicadas de explicar têm liderado esta corrida de assuntos a abordar. Hoje, contudo, ao folhear os dois jornais locais de Paredes de Coura, vi o tema abordado nos dois espaços, num mais que no outro, é certo, mas com um mesmo objectivo: o de dar conta do isolamento a que, ao que tudo indica, o nosso concelho foi votado no que concerne à TDT, que irá, já a partir de Abril do próximo ano, colocar um ponto final nas emissões de televisão por via analógica.

Como já tinha sido abordado aqui anteriormente, Paredes de Coura é, de acordo com dados da ANACOM, uma das zonas que terá uma cobertura bastante reduzida do sinal da TDT por via terrestre, tendo por isso os utentes que desejarem continuar a receber o sinal de televisão, de investir mais dinheiro para o poderem fazer com recurso à TDT por satélite que, na prática, mais não é do que um serviço reduzido do que é actualmente vendido pelas empresas de televisão por cabo, ficando ao mesmo tempo limitados em relação ao número de aparelhos que poderão beneficiar desse sistema. Numa altura em que o assunto mereceu já a atenção, tardia, da autarquia de Paredes de Coura e até de alguns deputados que alertaram para a situação de Paredes de Coura e de outras zonas do Alto Minho que se encontram no mesmo patamar, desconhece-se, ainda, se, conforme constava no plano inicial, este concelho vai ser abrangido por novos emissores ainda não em funcionamento ou se, pelo contrário, o número de emissores vai ficar como está, deixando de fora uma larga franja do território nacional.

O que parece ter sido esquecido pelos responsáveis, autárquicos e outros, é que o concelho, pelo menos parte dele, está dotado de uma rede que poderia possibilitar um acesso mais fácil a um serviço de televisão. Pelo menos assim o anunciou o presidente da Câmara de Paredes de Coura, há quase três anos e meio, referindo-se ao circuito de fibra óptica que a Minhocom (empresa constituída pelos municípios da antiga Associação do Vale do Minho e por duas empresas privadas) enterrou ao longo de 135 kms nestes cinco concelhos, num projecto de cerca de nove milhões de euros. Trata-se de uma estrutura de telecomunicações que beneficiaria as zonas industriais, as sedes de concelho e alguns outros equipamentos públicos, criando um acesso mais barato a serviços que utilizariam essa linha, como o telefone, a internet e a televisão por cabo.

Não seria, de todo, uma solução para a falta da TDT por via terrestre, já que o acesso a televisão por esta via teria também de ser pago. Mas, eventualmente, e recordando mais uma vez as palavras de Pereira Júnior, poderia apresentar preços mais atractivos. Que é feito dela? Desconheço!

3 comentários:

  1. É a vergonha do costume. Em Viana só pelo facto de algumas freguesias, sublinho freguesias, não irem ter TDT armaram uma confusão tal que foram obrigados a arranjar uma solução. Em coura, que é um concelho, ninguém diz nada, ninguém faz nada. Não há capacidade mental nesta terra, para coisa nenhuma.

    ResponderEliminar
  2. Pois é, como diz o slogan: quem ñ tem televisão paga... Mas andamos a brincar ou quê!? Para já a Anacom deveria punir este tipo de publicidade, parece q quem ñ tem televisão paga é português de segunda, mentecapto ou algo do género. Faço aqui uma sugestão bastante simples para este assunto, já que pelos vistos Paredes de Coura é território inóspito e zona sombra " e esta sim dá para rir a gargalhadas" porque é q ñ se faz excursão até aos concelhos vizinhos e mais portugueses do q nós e se treina o tiro ao retransmissor/transmissor, é q quem como eu já comprou tv's compatíveis com a norma portuguesa para ver tdt via terrestre lá vai de ter q orçar com mais nova despesa, vergonhoso. Esperava ver este tema tratado como deve de ser, isto é um abuso da megalómana PT, e cabe-nos a nós cidadãos pôr cobro a estas ilegalidades, há q começar por algum lado.

    ResponderEliminar
  3. tudo isto é muito bonito, porém, o que nos é preciso é passar MENOS tempo frente à televisão. Não tenho TDT e não vou comprar. Vou pura e simplesmente deixar de ver TV.



    www.canaverdeblog.blogspot.com

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!