29 abril 2011

TDT passa ao lado de Coura

cobertura tdtDentro de um ano acabam as emissões analógicas de televisão. Pelo menos assim o dita o calendário estipulado para a transição para a Televisão Digital Terrestre (TDT). Mas, aqui em Paredes de Coura, a mudança para a TDT representa uma de duas coisas: ou apagão completo ou custos acrescidos. É que, ao contrário do que seria de esperar, a TDT por via terrestre não abrange a totalidade do território português, ficando cerca de 13% fora do alcance dessas emissões. E Paredes de Coura, como demonstra o mapa fornecido pela Portugal Telecom (clicar na imagem para aumentar), é uma das zonas com cobertura bastante reduzida.

Quer isto dizer que grande parte do concelho vai ficar sem acesso à TDT? Não, porque para esses casos está prevista a recepção da TDT via satélite, num sistema parecido com o que se verifica actualmente com os fornecedores comerciais de televisão por satélite. E é aqui que se levanta o problema dos custos acrescidos, pois o receptor exigido para poder usufruir da TDT dita normal, além de mais barato, é também mais fácil de instalar e de adquirir. Já nos casos em que a recepção tenha de ser feita via satélite, o equipamento é fornecido pela PT, com custos superiores, especialmente se for necessária instalação por um técnico e a própria antena receptora. Tendo em conta que, tanto numa como noutra solução, será preciso ter um receptor em cada televisão que exista na casa, a factura final engrossa ainda mais.

Não é de admirar, portanto, o reforço comercial que as operadoras de televisão via satélite têm vindo a fazer nesta zona, apresentando os seus serviços como alternativa a uma TDT cuja instalação irá custar praticamente o mesmo. Não é de admirar e, numa lógica comercial, entende-se perfeitamente. O que já não se entende é que, com a entrada em funcionamento desta nova tecnologia, o concelho, particularmente a vila que é das zonas mais afectadas, não ganhe rigorosamente nada. É que, mesmo agora, anos e anos depois do início das emissões televisivas em Portugal, na vila continuamos a não poder aceder à oferta dos quatros canais generalistas emitidos em sinal a aberto, pois a TVI é algo a que só se consegue aceder nas zonas mais elevadas.

Será que, tal como aconteceu no passado com a contestação à fraca recepção do sinal de telemóvel em algumas freguesias do concelho, também o esquecimento a que parece ter sido votada Paredes de Coura por parte da TDT, não merece a reclamação da autarquia, nomeadamente da Assembleia Municipal? Ou será que as questões relacionadas com a televisão só merecem uma atitude daquele órgão quando se trata de contestar a falta de notícias positivas sobre o concelho?

9 comentários:

  1. convém dizer, que mesmo assim, na factura mensal da EDP, vai continuar a constar a Contribuição Audio Visual.
    País da treta este.

    ResponderEliminar
  2. "Foi a 29 de Abril de 2009, há precisamente dois anos, que arrancaram em Portugal as emissões oficiais da televisão digital terrestre (TDT). Em Portugal, a TDT rebaptizada Televisão Digital para Todos, prometia o acesso livre aos quatro canais nacionais (RTP1, RTP2, SIC, TVI), ao canal regional nos Açores e Madeira, a um novo canal generalista (Quinto Canal), e a um canal em Alta Definição partilhado entre os operadores. Prometia-se também uma oferta de até 49 canais pagos e a massificação da TDT. A maioria das promessas, como é sabido, ficaram no papel:
    A proposta vencedora do concurso ao Quinto Canal generalista foi chumbada pela ERC;
    A PTC anunciou a desistência da TDT paga a um mês do fim do prazo limite para iniciar o serviço.
    Para complicar ainda mais a situação, a norma adoptada para a TDT portuguesa tornou incompatíveis praticamente todos os televisores adquiridos antes de 2009, o que vai obrigar a maioria das pessoas a comprar novos televisores ou caixas adaptadoras (receptores TDT).
    Para quem de facto é conhecedor da realidade portuguesa, não constituiu portanto grande surpresa quando um inquérito divulgado em Janeiro revelou que apenas 1,1% da população sem televisão paga tinha aderido à TDT. Isto apesar de estar programado o início do encerramento dos principais emissores de televisão analógica já em Janeiro de 2012!
    Mas, apesar da oferta falhada do Quinto Canal e do Canal HD, considerados pela Anacom «pilares fundamentais de incentivo à migração voluntária para a TDT», logo importantes para o sucesso da TDT, o Governo, até à data, não tomou ainda nenhuma medida para corrigir a situação do lado da oferta de programas, mesmo havendo espectro disponível para o efeito. Recordo que cerca de 50% da capacidade do Mux A da TDT (o único existente), continua há dois anos sem utilização. O consumidor terá todo o direito de questionar o sentido de se utilizar uma norma que permite poupar espectro radioeléctrico, mas que torna incompatível um elevado número de televisores com sintonizador TDT integrado e obriga à aquisição de set-top-boxes mais caras, para depois esse mesmo espectro ficar sem utilização.
    Entretanto, os operadores televisivos (RTP, SIC e TVI), através da CPMCS, fazem saber que “duvidam” da viabilidade de mais canais de acesso livre na TDT e dizem-se favoráveis à emissão dos actuais canais em alta definição.
    Como venho dizendo, em Portugal, com a TDT, vai mudar alguma coisa para que tudo fique na mesma! Infelizmente.
    E, apesar de ter sido reconhecido que Portugal arrancou tarde com a introdução da TDT, da baixíssima taxa de adesão e dos elevados custos da transição para a maioria dos cidadãos, a autoridade “responsável” decidiu “atacar o problema” promovendo… a televisão paga!


    Por este caminho, a TDT portuguesa irá tornar-se num caso semelhante ao de algumas SCUT: acaba-se com o que existia e obriga-se o telespectador a pagar para poder continuar a ver televisão! Mas com a agravante de em muitos casos não haver melhorias significativas na qualidade do serviço prestado. Resta saber se em Janeiro e Abril de 2012 haverá filas para comprar receptores de TDT…


    Mas, como se não basta-se, na televisão aconselha-se os telespectadores a esperar e exibem-se reportagens (supostamente de informação) onde se dizem autênticos disparates como: em 2011 ainda não se pode transmitir em digital - Alenquer será a primeira vila em Portugal a receber oficialmente a TDT - o sinal digital só chegará ao litoral do país em Janeiro de 2012, entre outras asneiras. Quem não está informado (e a publicidade que passa não informa) até poderá pensar que a TDT ainda não está disponível e que o lançamento oficial não foi há já dois anos atrás!
    Relativamente à cobertura da TDT, permanece a dúvida. A Anacom diz que ficou completa em 2010 e já está disponível a recepção da TDT via satélite. Mas a PTC (linha de apoio TDT) diz que ainda poderá haver reforço do sinal terrestre e quanto à recepção via satélite não sabe informar.


    in http://tdt-portugal.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Segundo um responsável da Anacom a cobertura do território foi concluída até ao final de 2010. A rede seria composta por 180 emissores mas, segundo os dados oficiais, até ao final de 2010 apenas foram instalados 153.
    Paredes de Coura fazia parte do 180!

    ResponderEliminar
  4. Justo comentário,assunto que estava um pouco esquecido pelos utentes de televisão.
    Esperemos que a respectiva Câmara Municipal a respectiva Assembleia Municipal, reclame a quem de direito já que em Paredes de Coura vivem pessoas e também pagam taxas e impostos como no resto do país

    ResponderEliminar
  5. O Parlamento português autorizou que se iniciem negociações entre Portugal e Espanha para que seja possível receber a televisão e as rádios públicas portuguesas na Galiza. O Parlamento Galego já havia aprovado uma resolução dando autorização para que seja possível receber a televisão e rádios galegas em Portugal e a televisão e rádios portuguesas na Galiza.
    Ridiuculo quando em Portugal grande parte da população não tem sequer sinal...

    ResponderEliminar
  6. Vamos preencher este formulário...
    Bombardeamos diariamente estes senhores.
    Não nos podemos calar!!!

    http://tdt.telecom.pt/contactos/

    Eles respondem....copy past mas respondem!

    ResponderEliminar
  7. Resposta recebida hoje:
    "Encontra-se numa zona com probabilidade reduzida de cobertura TDT. Uma pequena percentagem da população portuguesa não terá acesso à nova televisão digital por via terrestre, uma vez que não existe viabilidade técnica para a cobertura TDT de todo o território nacional. Para estas situações, o serviço de televisão digital com os canais gratuitos nacionais, será assegurado através de uma tecnologia complementar, ou seja, de uma solução complementar via satélite (DTH). No entanto, é possível que em algumas situações venha a ser feito um reforço de cobertura TDT em determinadas zonas.

    O TDT Complementar é uma solução DTH encontrada pela PT para garantir a cobertura de 100% do território nacional.

    Cerca de 13% do país tem cobertura TDT Complementar.

    Este serviço é comercializado apenas em lojas específicas e só pode ser vendido mediante comprovativo de morada. A morada do cliente tem que estar dentro dos 13% de cobertura TDT Complementar.

    Bonito...
    Vila vai ficar cheia de parabólicas...muito estético mesmo!

    ResponderEliminar
  8. Mas o melhor é que...


    Os Kits TDT Complementar são constituídos:

    1 STB Zapper (em regime de auto-instalação, propriedade do cliente), comando e cabos;
    Cartão (sempre propriedade da PTC, com cedência de gozo sem pagamento associado e segue sempre com a STB).

    Nota: A antena e a instalação são da responsabilidade do cliente, este deve contactar agente instalador para aquisição da antena e instalação do serviço.

    Na solução TDT Complementar, o regime é sempre auto-instalação, sendo que o cliente deve possuir a antena compatível para a qual pode solicitar instalação assistida num dos agentes instaladores disponíveis na sua área de residência.
    As regras e características para instalação da antena no TDT Complementar, são iguais ao serviço MEO Satélite, com excepção da instalação e aquisição da antena que serão sempre da responsabilidade do cliente, a PT apenas vende o KIT de auto-instalação.



    Para mais informações estamos sempre disponíveis em http://tdt.telecom.pt.

    Obrigado e até breve,

    TDT - A Televisão Digital para Todos

    Para todos~?
    Ou alguns?

    ResponderEliminar
  9. Novamente a mensagem alarmista e falsa de que a televisão vai acabar, já denunciada aqui no blogue TDT em Portugal. Agora temos o exemplo de um cartaz publicitário afixado numa estação dos CTT em Alenquer e enviada por um leitor:


    NO DIA 12 DE MAIO ALENQUER VAI FICAR SEM TELEVISÃO
    LIGUE-SE À ZON E CONTINUE A VER OS 4 CANAIS DE SEMPRE
    ADIRA AQUI




    Será que em publicidade vale tudo?
    Deixo à atenção das entidades supervisoras.


    Entretanto, no site da operadora a mensagem é semelhan-te, mas já se fala na chegada da Televisão Digital Terrestre.

    in http://tdt-portugal.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!