18 novembro 2011

Cortar no que se não tem

CIMG2534

COURA - Regulamento para atribuição de subsídios a associações vai mudar em 2012, prevendo-se "cortes" nos valores dados – notícia da Rádio Vale do Minho

Com o aproximar do final do ano começam a ser conhecidos os cortes que a Câmara de Paredes de Coura vai ter de aplicar no próximo ano, em virtude das medidas de austeridade que ditaram o corte de algumas centenas de milhares de euros. E os cortes vêm… de onde já se esperava, dos apoios dados pela autarquia às associações concelhias.

Não se pode dizer que esta medida seja uma completa surpresa, tendo em conta que, como refere a própria vereadora da autarquia courense na notícia, só agora a Câmara de Paredes de Coura está a liquidar os subsídios atribuídos entre 2007 e 2009, ou seja ainda antes da própria vereadora ter sido eleita para o executivo camarário. O que, na prática, significa que muitas associações culturais e recreativas estão a viver com orçamentos cheios no papel, mas com os cofres vazios na realidade.

Concordo com o alerta da Câmara de Coura, que defende que as colectividades têm de procurar novas fontes de receita, o que inclusivamente já defendi aqui, mas não nos podemos esquecer que muita da oferta em termos animação cultural e desportiva oferecida pelo município depende precisamente das associações e clubes locais que, em muitos casos, estão já a trabalhar no vermelho, sem dinheiro que suporte o seu funcionamento, porque o que foi prometido pela autarquia demora a chegar.

 

PS: E convém ficar já atento porque novos cortes se avizinham e alguns deles vão mexer com o bolso dos munícipes.

13 comentários:

  1. Para os interessados.

    Município de Paredes de Coura, concurso:
    -2 Técnicos Superiores de Biblioteca e Documentação.
    - 1 Técnico Superior da área de desporto
    - 1 Posto de Carreira de especialista de Informática de grau 1m, nível 2 - estagiário.

    Toda a informação aqui:

    http://dre.pt/pdf2sdip/2011/11/220000000/4550045502.pdf

    e aqui:

    http://dre.pt/pdf2sdip/2011/11/220000000/4550245504.pdf

    ResponderEliminar
  2. Claro! Só não há dinheiro para aquilo que deveria haver! isto é só uma + 1 vigarice para meter nos quadros alguns "primos" cor de rosa!

    ResponderEliminar
  3. Á associações que merecem ser apoiadas. Atencao que não á só associações culturais, á outras colectividades mt dignas

    ResponderEliminar
  4. E quem disse que havia crise ?? Quem foi ??!! Quem foi !!?? O que é preciso é animar a malta e combater o desemprego,como faz a nossa camara.!!!.... Acham que é assim tão necessário contratar 2 t.Superiores para a biblioteca e 1 para o desporto ?? Acham ???!!!Até agora passou-se bem sem eles !!! Porque será ????????????????!!!!!!!

    ResponderEliminar
  5. Mes amis,

    Em Bordeus as associações portuguesesas com a ajuda de uma rádio de lá assinaram um acordo para não realizarem festas no mesmo dia. Quando é q em Coura fasem isso?

    ResponderEliminar
  6. Amigo João Mendes,os meus cumprimentos senão um abraço,realmente a crise ainda não bateu à porta da CM,antes que seja tarde, vamos colocar na escala superior os nossos funcionários.
    Uma vergonha o mesmo dizer que não
    há respeito pelos dinheiros dos contribuintes.Para quê tantos funcionários de gabinetes meu Deus,uma Câmara pobre,pequena e com quadros de pessoal igualando senão suplantando outras Câmaras do distrito de dimensões superiores.
    Será que vêm aí novos aumentos de água,taxas e outros impostos,para pagar estes desmandos com o pessoal e os chorudos subsídios dados ao festival,feira mostra,passagem de ano,festas do concelho etc etc.

    ResponderEliminar
  7. 2 técnicos Superiores de Biblioteca? Deixa ver quem poderá ser..quem é que está na biblioteca com cursos superior..humm..difícil, é muito difícil..um técnico superior de desporto? Hum..deixa lá ver quem é que ultimamente foi tirar curso superior nesta área..ahhh..difícil..ok. Mas são necessários esses quadros superiores? Claro que não..ah, mas estamos no território com alma, onde os primos dos primos que são amigos e tal têm a vida garantida..que vergonha...

    ResponderEliminar
  8. O presidente é um homem sério e colocará cobro em tudo isto. De certeza que são os vereadores que estão por detrás desta face oculta.

    ResponderEliminar
  9. Já não entendo nada. Então vcs dizem que a câmara de Coura está a contratar pessoal e nos jornais diz que vamos ter de despedir.
    Vejam esta noticia da Radio do Minho
    http://www.antena-minho.pt/noticias.php?n=55099 que diz que as câmaras vão ter de despedir 2 por cento dos funcionários.

    ResponderEliminar
  10. "O presidente é um homem sério e colocará cobro em tudo isto. De certeza que são os vereadores que estão por detrás desta face oculta."
    Eu vou mais longe: são sempre eles... os quatro! Vejam lá!

    ResponderEliminar
  11. Com uma gestão séria e criteriosa,por certo teriam de despedir pessoal e até despromover outros.
    Vamos aguardar que sejam os homens de fora a corrigir os erros que de forma continuada, a nossa Câmara cometeu...
    Sim,todos os vereadores e maiorias da A.Municipal têm responsabilidades ao aprovarem os quadros de pessoal,deixando o presidente com o apoio dos seus vereadores( maioria) com a faca e o queijo,para dentro daquele quadro admitir,promover pessoal.

    ResponderEliminar
  12. "Sim,todos os vereadores e maiorias da A.Municipal têm responsabilidades ao aprovarem os quadros de pessoal,deixando o presidente com o apoio dos seus vereadores( maioria) com a faca e o queijo,para dentro daquele quadro admitir,promover pessoal."

    esta é a verdadeira realidade!!!responsabilizem-se tembém os deputados da A.M.

    também gostei daquela de serem os vereadores a admitir pessoal...

    ResponderEliminar
  13. Verdade, o quadro do pessoal e(suas alterações),são em primeiro lugar aprovados pela Câmara, depois submetidos a aprovação na Assembleia Municipal,que também na sua maioria aprovam o mesmo.
    Em muitos casos os vereadores da oposição também votam a favor,claro,lá estão os votos em futuras eleições que não querem perder!!!Assim, continuamos a viver muito acima das nossas possibilidades,mais aumentos de taxas,mais impostos, quem paga é sempre o mesmo povinho...

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!