09 fevereiro 2012

Armando Araújo – “Monteiro e Vítor Paulo? São dois nomes…”

armando araújoEntrevista a Armando Araújo, presidente da Comissão Política de Paredes de Coura do Partido Socialista. 48 anos.

MPM – Estamos a ano e meio das eleições autárquicas. Já há alguma coisa definida sobre este assunto, nomeadamente nomes de candidatos?
AA – Neste momento não há novidade alguma relativamente a candidatos. Estamos à espera das decisões sobre a reforma administrativa.
MPM – Por falar nisso, qual é a sua opinião sobre a reforma administrativa? Concorda com ela?
AA – Está tudo muito confuso. O governo já recuou em algumas coisas, mas ainda não há um modelo definitivo a que nos possamos agarrar e estamos rigorosamente contra este modelo. Não é funcional.
MPM – Em que sentido?
AA – Num meio rural como o nosso não faz sentido. Deixa de haver identidade de cada junta de freguesia. Com estas reformas as pessoas vão acabar por deixar de ir votar.
MPM – O PS de Paredes de Coura vai apresentar alguma proposta no âmbito da reforma administrativa para ser discutida a nível local?
AA – Não vamos apresentar qualquer projecto. Vamos deixar que o Governo apresente e depois discutimos. Mas digo-lhe já que, face ao que está em discussão actualmente, todos os presidentes de junta estão contra.
MPM – E relativamente à forma como seria eleito presidente da Câmara, qual a sua opinião?
AA – Sobre as alterações na forma de eleição da câmara e do funcionamento dos órgãos autárquicos, não concordamos que os presidentes de junta percam poder de voto na Assembleia Municipal em algumas matérias, como a aprovação do orçamento, por exemplo. Votar o orçamento da Câmara é uma forma de fiscalizar a acção da autarquia. Além disso, não é correcto que os eleitores sejam quase que enganados com a forma como irá surgir o executivo da câmara.
MPM – Acha que a substituição de Pereira Júnior vai ser complicada?
AA – É certamente mais complicado escolher candidatos. Sai uma pessoa com carisma, que ganhou as eleições sempre à vontade, mas o PS tem bons elementos para o substituir. De qualquer das formas, não me quero pronunciar muito sobre este assunto.
MPM – Porquê?
AA – O Partido Socialista está a reformular os seus estatutos e depois disso vão ser definidas as datas para eleições na distrital e na concelhia, por isso haverá uma nova direcção na concelhia de Paredes de Coura, que é quem terá a responsabilidade de tratar desse assunto.
MPM – Mas já há nomes que andam na “boca do povo”. Que me diz de Manuel Monteiro ou Vítor Paulo Pereira?
AA – São dois nomes. São ambos competentes e inteligentes, mas qualquer socialista que tenha dado provas tem condições para ser candidato. A comissão política nunca se debruçou muito sobre isso. Nem era correcto que o tivesse feito, esta comissão política, quando vai haver eleições. Não faria sentido tomar decisões com que a nova comissão não pudesse concordar.
MPM – Mas vai concorrer novamente à concelhia?
AA – Depende de como vierem os novos estatutos. O candidato à câmara tem de ser escolhido pela concelhia e pelos militantes, nunca por anónimos. Não concordo com primárias, porque não faz sentido que simpatizantes possam decidir escolha do candidato. Mas julgo que isso não será problema.
MPM – Outra coisa de que se fala do é do regresso de António Esteves à política activa…
AA – Não faço ideia. Sempre que falei com ele não mostrou muita disponibilidade para tal. Mas é um bom político, que deu e dá muito ao concelho. Se vier é bem-vindo.
MPM – Quem é que preferia encontrar na corrida eleitoral do lado da oposição?
AA – É-me indiferente. Seja quem for que venha do outro lado, vamos ter de lutar, sempre com respeito mútuo e com certeza com ideias divergentes. Se é A ou B isso é pouco importante.
MPM – Que balanço faz da actuação da Câmara de Paredes de Coura?
AA – Como todas está a passar por momentos difíceis a nível financeiro. As câmaras vivem num quase sufoco permanente. Se calhar nem tudo foi bem feito, mas no essencial registo um trabalho positivo. Pereira Júnior, até ao final do mandato, vai cumprir na íntegra aquilo com que se comprometeu. A minha confiança enquanto presidente da concelhia é total no executivo.
MPM – Neste momento, tanto PS como PSD têm os seus líderes concelhios afastados das lides autárquicas. É fácil manter-se a par da realidade da Câmara e da Assembleia Municipal não tendo participação activa em qualquer destes órgãos?
AA – Não estou por opção. Quando entrei para a concelhia já tinham sido as eleições autárquicas, mas já tinha sido convidado antes disso e recusei.
MPM – E nas próximas eleições?
AA – Digo desde já que não farei parte de quaisquer listas. Absolutamente.
MPM – Mas entende que é necessário renovar as listas de candidatos, seja no PS seja noutro partido?
AA – Entendo que deve ser da competência do candidato à presidência da Câmara escolher quem quer que o acompanhe. Já em relação à Assembleia Municipal entendo que deveria haver alguma renovação, ter ali representadas pessoas que possam dominar determinado tipo de assuntos e que possam ser mais valias nas discussões.

59 comentários:

  1. Caro Sr° Bastos, duas entrevistas a dois presidentes de concelhia!!!
    Tem que me desculpar,mas tenho-lhe a dizer que nunca vi entrevistas tao fraquinhas!!!!
    Eu sei que o Sr° é capaz de fazer melhor, muito melhor!!! Ou nao seja a sua formacao na àrea do Jornalismo!!!

    ResponderEliminar
  2. Agora a culpa da cobardia do carioca é do Bastos?
    Enfim!

    ResponderEliminar
  3. Lendo o que o Armando não diz, à semelhança do sucedido com o Paulo, continuo a achar que o jornal do Tinoco terá acertado em cheio. Décio, sem nenhuma espécie de dúvida que será o candidato laranja, Coli ou Monteiro um dos dois será o candidato rosa. Os jornais a chegar antes dos blogs é coisa rara dada o imediatismo dos segundos.
    Carioca e Paulo? Perguntassem aos chefes.

    ResponderEliminar
  4. A notícia do jornal do Tinoco é muito fácil de explicar porque é que ele acertou de certeza, não fosse ele, director do jornal, membro do PS cá do burgo e está por dentro do que o PS faz e vai fazer.

    ResponderEliminar
  5. O Carioca já está a fugir!
    Não leram?
    Listas, nem pensar.
    Pois tem o tachinho e convem não dar muito nas vistas, pode correr mal!

    ResponderEliminar
  6. Caríssimo Lobo, não é o jornalista que faz com que uma entrevista seja boa ou má, é o entrevistado, entende?
    O jornalista faz perguntas e o entrevistado responde, compreende a dinâmica? E o jornalista, caro lobo, não deve apontar qualquer "arma" ao entrevistado ou obrigá-lo a responder seja ao que for, e digo isto porque às vezes ouço desses comentários: que entrevista tão fraquinha, esperava mais vindo desse jornalista..."sinceramente..

    ResponderEliminar
  7. Oh Bastos, o Lobo não te mordeu?? irra, tiveste cá uma sorte..não era eu que me metia a entrevistar o Armando..quer dizer.. o Lobo..

    ResponderEliminar
  8. Adorei a notícia do NC em que o Tinoco é o protagonista, vitima do assalto e tal, oh meu deus, e ao mesmo tempo é o jornalista, que se assume como Antónia Vaz, é de bradar aos céus, aquele homem é um preciosismo..Amei, né? Manda embrulhar, quero dois...

    ResponderEliminar
  9. "Caríssimo Lobo, não é o jornalista que faz com que uma entrevista seja boa ou má, é o entrevistado, entende?"

    Puro engano caro anónimo!!!! O jornalista tem por obrigacao fazer as perguntas que devem ser feitas ao entrevistado e que os leitores gostariam de ver respondidas!!! Neste caso o Sr° Bastos limitou-se muito nas duas entrevistas!! É esta a minha opiniao ,e como já disse,acho o Sr° Bastos capaz de fazer muito melhor do que isto!!!
    E a entrevista depende sempre do teor das perguntas!!!Que quer que os entrevistados neste caso respondam a perguntas(fraquinhas) destas?????
    Percebeu a dinâmica???

    ResponderEliminar
  10. O TINOCO é que dava um bom candidato.
    Lambia as própias botas depois.

    ResponderEliminar
  11. "..não era eu que me metia a entrevistar o Armando..quer dizer.. o Lobo.."

    1° O LOBO nao dá qualquer entrevista!!!!! E continua enganado caro anónimo, a confundir àgua com vinho!!!!!!

    ResponderEliminar
  12. Carioca a presidente!

    ResponderEliminar
  13. só uma curiosidade,, as provas mostram que afinal o "Mais pelo Minho", é mais comentado por simpatizantes PS do que PSD..

    ResponderEliminar
  14. Estes senhores são responsáveis pelo estado miserável em que nos encontramos e ninguém aqui parece preocupado com isto. Isso é que é o mais grave.

    ResponderEliminar
  15. Acho que tal como na entrevista anterior será mais útil discutir a entrevista.

    E tal como o lobo acho que a entrevista é muito pobrezinha, sem quase nada relevante, é um encher chouriços. Mas para ser sincero não esperava nada melhor do entrevistado que me faz confusão ser o presidente de uma comissão politica do partido com maior visibilidade no concelho.

    Mas quero tirar duas notas da entrevista a primeira é a que descreve o quanto a entrevista é vazia e até a roçar o ridículo, que acaba por ser o titulo escolhido pelo Eduardo Bastos.

    "Monteiro e Vítor Paulo? São dois nomes…"
    a sério senhor Armando são dois nomes? Quem diria melhor, olhe que eu pensei que eram outra coisa qualquer, quero desde de já agradecer.

    "Pereira Júnior, até ao final do mandato, vai cumprir na íntegra aquilo com que se comprometeu."

    Então quer dizer que vamos ter auto-estrada até ao final do mandato, porque se a minha memória não falha comprometeu-se em todas as campanhas... ou será que apenas prometeu?

    ResponderEliminar
  16. Preocupação e desespero de manter o Poder, quanto mais alto maior é a queda, só vos resta cair, podeis mexer e remexer mas a hora aproxima-se, se procurais respostas o Povo não dá pois não, sinal que não quer mais do que tem tido, finos............

    ResponderEliminar
  17. Ninguém tenha dúvidas que ou é Monteiro ou é Vitor Paulo, não vai haver mais ninguém no PS. Eu cá aposto no vereador, tem trabalho feito para mostrar, bom ou mau isso vai da opinião de cada um de nós, mas tem trabalho. O assessor do presidente é jovem, é da terra mas falta-lhe experiência. É um tiro no escuro, ninguém lhe conhece trabalho na comunidade e acho que a presidência da câmara não é o local certo para estagiar que era o que aconteceria se fosse ele o eleito.

    ResponderEliminar
  18. Monteiro têm calma, se tiveres que ser tu serás.............

    ResponderEliminar
  19. Senhor BAstos e não há entrevistas ao PCP?

    ResponderEliminar
  20. Colocar o Monteiro a candidato é dar uma oportunidade única para o PSD ganhar a câmara de Coura.

    ResponderEliminar
  21. LISTA IDEAL:

    MONTEIRO
    CARIOCA
    JOFEL
    MARINHEIRO
    TINOCO

    assim é que era

    ResponderEliminar
  22. Mas isso era para alguma fabrica de tachos?

    ResponderEliminar
  23. Que tachos?
    Como é que o Carica passou do gasparinho para a camara?
    mistério!

    ResponderEliminar
  24. Caro anónimo das 11.37, o PCP também foi contactado. Por indisponibilidade pessoal do responsável da concelhia, a entrevista ficou adiada para outra altura.

    ResponderEliminar
  25. Lembrar apenas que o PCP concorre em coligação com os VERDES

    e o CDS?


    e o BE?

    ResponderEliminar
  26. Bom era o Monteiro e o Vítor Paulo, olha desta vez só há tacho para dois, pena tanta gente a querer ocupar o lugar e acabaram com ele......

    ResponderEliminar
  27. A Marinheiro vai ficar apenas nas actividades pecuárias e agricolas?

    ResponderEliminar
  28. Muito bem pessoas com experiencia. Os joves são malucos. A experiência que nos governou até aos tempos modernos é que nos trouxe ao país que temos. Se quiserem gente com experiencia não tenham dúvidas votem no Monteiro. Se quiserem mudar de vida votem na juventude, pior do que os velhadas não farão, penso eu de que...

    ResponderEliminar
  29. A entrevista dada pelo sr Carioca foi deveras muito pobrinha.!! Nota-se por demais que não está dentro dos assuntos,principalmente no que diz respeito à reforma administrativa em curso para as autarquias. Convém saber que primeiramente é a assembleia municipal que até Julho deve reflectir e decidir quantas e quais as freguesia a agregar,caso contrario será uma comissão junto da AR a fazer o trabalhinho .!! O ps pensa que ainda está a Governar o Socrates e que a reforma não vai para a frente. A freguesia das Porreiras será a 1ª a desaparecer. Quanto aos candidatos a apresentar o povo anónimo depois votará no melhor,já que segundo diz o sr carioca terá que ser ele e os seus amigos a nomea-los.O povo não sabe.!!

    ResponderEliminar
  30. Sr Bastos !! : - Está a Gozar connosco ou quê ???? No inquérito de possiveis candidatos à camara constam nomes que imediatamente deviam ser cortados ou apagados por não merecerem o apoio dos courenses.!! São eles :::---A.Esteves;Decio;Jose Augusto;José Eduardo M.;Monteiro;Paulo Castro;Rosalina M.; !!!!!!!!!!!!!!!Deve acrescentar,isso sim,o nome do Sr M.Pacheco . !!

    ResponderEliminar
  31. Isso é que é democracia.
    Vês como sabes pensar pelos outros.
    És um águia, mas o teu voto vale tanto como o do Ti Antone das Porreiras. Essa é que é essa... Pois é a chatice da democracia!

    ResponderEliminar
  32. Para ser presidente da Comixao politica é preciso ter barba?

    ResponderEliminar
  33. este carioca realmente.
    coisaa que não se entendem.
    afinal qual é o tacho dele?
    que utilidade tem?
    mais um arranjinho.

    ResponderEliminar
  34. Parabéns ao Armando Carioca, postura muito responsável e correcta.

    ResponderEliminar
  35. Concordo com o anónimo anterior. Não dividiu os seus colegas de militância e reservou para os orgãos internos do seu partido a resolução dos problemas. Principalmente disse que as freguesias são para manter tal como estão nem que isso seja contra o seu partido

    ResponderEliminar
  36. Mais um anónimo que anda a ser enganado!!! Ponha isto na sua cabeça..... As freguesia vão mesmo ser agregadas.A das Porreiras vai simplesmente desaparecer !!! Se não for a camara a tomar a iniciativa(o que não lhes convém) será a mandado do governo.!!! Anda tudo muito caladinho porque esta reforma vai nexer com muitos interesses instalados.!!! Existem concelhos em que esta dita reforma administrativa já está pronta.!!! Como sempre nós ficamos para o fim !!! Que eu saiba a nossa camara ainda não se pronunciou sobre nada,mas até julho aindda vai ter tempo.!!!

    ResponderEliminar
  37. Quer Um quer Outro (Presidentes da Concelhia) são fantoches. Um a reboque do Carranca e Outro do Pereira.

    ResponderEliminar
  38. Como Courense de gema! Só quero fazer um comentário ao próximo candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Paredes de Coura, como militante! Por favor, não me venham cá com Marinheiros oú Marinheiras! Como lhe queiram chamar! Desta gente não! Este tipo de pessoas só estão lá para interesse pessoal! E não para a defesa do nosso Concelho que é Paredes de Coura! Socialistas Courenses, ponham o pessoal novo, a aparecer com novas ideias! Para dinamizar Paredes de Coura!
    Vamos acabar com os velhos do Restelo! "Sangue" novo é do que precisa Paredes de Coura! É disso, que os Courenses estão a precisar!
    De uma revolta de afirmação! E não de gente acomodada! Só para parecerem "bons alunos" bem comportados! Força Victor Paulo! Força Filipe Lopes! Força juventude da nossa terra, que já demonstrastes aos Courenses a vossa força de levar PAREDES DE COURA prá frente!

    ResponderEliminar
  39. que deus nos livre do que estes dois andam a preparar.....

    ResponderEliminar
  40. Velhos do Restelo tem outro significado...

    ResponderEliminar
  41. O lobbie ritmos começa a trabalhar!
    Antes que a que mina dê água toca a colocar os peões.
    O povo de Coura não pode continuar a vê-los passar. E mais. Coura não é só a Vila... Ai não é, não.

    ResponderEliminar
  42. Caros Courenses, fui pesquisar a dita sondagem dos supostos candidatos à Câmara Municipal de Paredes de Coura, e como nem sequer passo cartucho a isto! Fui hoje um pouco mais curioso! Sabem porquê? Caros Courenses! Porque algúem bem informado na Escola Secundária de Paredes de Coura e pessoa minha amiga, me informou que o Paulo Castro mobilizou uns certos professores para votarem nesta sondagem a favor dele! O Paulo Castro pensa que engana os Courenses! Mas não Paulo Castro! Porque se acontecer?????.... De tu seres o candidato adversário do Victor Paulo?????.... Quem vai dicidir as eleições será mesmo o povo COURENSE! Porque em Paredes de Coura, quem manda são os COURENSES! Ouviste bem? Paulo Castro!!!... Por isso não tentes fazer jogadas de baixa política!... Porque sais muito mal na "fotografia" !!!...

    ResponderEliminar
  43. Uma precisão -
    Na mouche era para o comentário das 13 Fevereiro, 2012 22:29


    Assim é que está em ordem!

    ResponderEliminar
  44. Num dos blogues publicado,fala em nomes de potenciais candidatos à Câmara um tal Filipe Lopes que não conheço e de certeza o concelho também não...O Victor Paulo suponho tratar-se do chefe de gabinete do presidente,esse sim um moço bem comportado e muito alinhado,se não estou em erro é professor,pois bem um conselho de amigo,vá mesmo para a escola ensinar o que aprendeu a fazer, e se o fizer bem é uma causa muito nobre.Como político é muito apagado,sem experiência de vida,também me pode dizer que o actual presidente também não tinha ,mas o seu professor Guerreiro deu-lhe a escola suficiente para o não deixar ficar mal!!!!
    Quer o PSD quer o PS, não estão muito preparados para enfentar as próximas eleições,o PS está representeda na concelhia pelo seu "moço de recados" do presidente,nada de nada, o Psd está com forte representação na concelhia,pessoas formadas(não nas Novas oportunidades dos "socialistas",mas é preciso saber escolher e a tempo, o passado recente em nada recomenda os socialistas continuarem a Desgovernar o concelho...

    ResponderEliminar
  45. Estes comentadores do Alto Coura..

    ResponderEliminar
  46. Décio pelo PSD, Coli ou Monteiro pelo PS. O resto é folclore

    ResponderEliminar
  47. O PSD é um partido triste. Passam a vida a dizer mal do PS e dos seus eventuais candidatos porque não tem candidatos e muito menos projectos para o concelho. E um bando de gente que não serve para nada. Ainda a procissão vai e no adro e já andam nervosos. Hirra que gente !

    ResponderEliminar
  48. ao anónimo: 15 Fevereiro, 2012 10:48

    esta sondagem é só vigarice... o Paulo Castro mobilizou os professores da escola, o Vitor Paulo mobilizou os funcionários da câmara e da eprami, o Esteves o pessoal da cooperativa e o Monteiro até foi buscar o Lidinho para votar nele ...

    ResponderEliminar
  49. Estou mesmo o Vitor Paulo de barrete na mão a pedir aos funcionarios da camara. Tenham juizo o homem ainda não perdeu o tino e a vergonha.

    ResponderEliminar
  50. Sim sim, como se esta sondagem fosse fundamental para a escolha de candidatos. Que ridículo.

    ResponderEliminar
  51. MAS O MEKES AINDA NÃO SE CANSOU DE SER FAZER, PASSAR POR LOBO. FOGO

    ResponderEliminar
  52. Ao contrário caro amigo!!!!! O LOBO é que nunca se cansa de se fazer passar por muita gente!!!!!
    E por que raio me fazem sempre familiar do Pereira ????

    ResponderEliminar
  53. Entao nao era o Armando Carioca??? agora já sou Mekas??? É que tb já fui outras personagens!!!Ai gosto tanto que tentem adivinhar quem sou!!!!uhhhhhhhhuhhhhhhhhhhhhhhhhhhuuuuhhh

    ResponderEliminar
  54. Lobo está descansado da minha parte sei bem da pessoa que se trata,para já apenas e só digo isto,ligado a 1000% ao poder local da nossa praça,não quero por princípio indicar o nome,tenho respeito pela sua família,por si não tanto,fiquemos por aqui, até à próxima se DEUS quiser.

    ResponderEliminar
  55. LOBO:
    "Entao nao era o Armando Carioca???"
    Não não és o Carioca. Mas o Carioca é teu pau mandado mesmo que disso ainda não se tenha dado conta!

    ResponderEliminar
  56. "Lobo está descansado da minha parte sei bem da pessoa que se trata,para já apenas e só digo isto,ligado a 1000% ao poder local da nossa praça,não quero por princípio indicar o nome,tenho respeito pela sua família,por si não tanto,fiquemos por aqui, até à próxima se DEUS quiser."

    Vá lá diga-nos quem sou....estamos todos à espera !!! Deixe lá a familia ....aqui quem interessa sou eu !!!!!! e olhe que está muito enganadinho quanto aos 1000%!!!!!!

    "Não não és o Carioca"

    Pois nao!!!! sou o outro!!!! Uhuhuhuhuhuhuhuhuhuhuhu

    " Mas o Carioca é teu pau mandado "

    Tb nao!!! é do outro tb !!!! uhhhhhhhuhuhuhuhuhuhuhu

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!