12 julho 2012

Faixa 1 – Período de antes da ordem do dia

A Assembleia Municipal de Ponte de Lima, na sua última reunião, aprovou uma medida que, como refere Nuno de Matos, autor da proposta votada naquele órgão autárquico, é uma vitória da transparência democrática e do direito à informação.  A partir de agora, a acompanhar a acta habitualmente disponibilizada na página internet do município de Ponte de Lima, vai igualmente estar a gravação áudio de toda a sessão, devidamente editada de modo que possibilite a consulta, em separado, da discussão em volta de cada ponto da ordem de trabalhos.

Ora, pergunto eu, e porque não adoptar também este comportamento, exemplar, na Assembleia Municipal de Paredes de Coura? Se as sessões são públicas, existe equipamento apropriado e todas as intervenções são já devidamente gravadas com vista a facilitar a execução da acta, o principal está feito. Resta, por isso, disponibilizar online o conteúdo dessas gravações, o que permitiria que todos os munícipes tomassem conhecimento das intervenções dos seus representantes na AM, das questões que levantaram, dos problemas que expuseram, das discussões que suscitaram, das explicações que receberam por parte dos elementos da Câmara Municipal ali presentes.

Claro que, tendo em conta o cenário actual, isto seria uma grande mais valia, já que neste momento o que está disponível online é apenas o resumo da acta. Ou seja sabe-se que determinado assunto foi aprovado mas desconhece-se com que contornos. Pegando num exemplo da última reunião da AM courense, ficamos a saber que foi aprovado um voto de protesto apresentado pela bancada socialista, mas desconhecemos que por detrás da aprovação dessa moção esteve uma discussão que durou mais de uma hora e que reuniu intervenções de vários elementos, de todas as bancadas.

No entanto, esta situação tem também uma desvantagem óbvia. É que, quer se quisesse, quer não se quisesse, ficariam guardadas, na memória de um qualquer disco digital, algumas intervenções que os próprios autores prefeririam ver apagadas da história, mas que continuariam acessíveis para memória futura. E havia de ser lindo recordar algumas passado uns anos!

11 comentários:

  1. Nada mais de acordo com a sugestão lançada pelo anterior comentarista,pois é, assim defacto havia mais transparência e possibilidade dos courenses de qualquer parte do país e até do estrangeiro poderem ter conhecimento de tudo o que se discute e aprova na AM. poderem"participar nos vários e sérios problemas que atacam o país e muito em especial Coura.
    Pela parte do presidente até entendo que nada há a obstar, mas mesa liderada pela secretária Luisa Castro, que em tempos até pretendeu reduzir os assuntos tratados nas sessões da AM por simples resumo, que fez nas duas primeiras sessões e suas actas... o que levou de imediato a reclamação viva e oportuna dos partidos da oposição e que o bom senso do presidente"obrigou"aquela senhora a arrepiar caminho...esquecendo que a acta é , deve ser cópia fiel de tudo o quanto se passa nas sessões e nunca reduzir os assuntos tratados a mero resumo!!! claro também a mesa que pode ser considerada a mais incompetente que jamais existiu, enganos constantes nas contagens de votos,tempo imenso para verificar a intenção de voto de meia duzia de elementos, a mesa pode e deve omitir certos"palavrões e até ataques pessoais" que em nada dignificam quem os profere e muito menos a AM.
    Daqui lanço o apelo ao sr.presidente JAP, para assim dar ordens à mesa para seguir o exemplo atrás seguido por P.Lima.
    Já agora lembrar o sr.presidente que deve dar liberdade aos elementos da AM, para na sequência de perguntas ao PC, poderem estes utilizar o contraditório,isto nada de entrar em diálogo sem sentido, só esclarecer e rebater as respostas um tanto dúbias ou menos esclarecedoras do presidente da câmara.

    ResponderEliminar
  2. Uma sugestão, é constante ver a viatura da INEM de posse dos bombeiros voluntários de Coura,por tudo e
    por nada ligar os sinais de alarme assustando as pes-
    soas por onde passam, sem qualquer necessidade dado que
    vão buscar um vulgar doente, já que para casos graves vêm o INEM normal, essees não fazem o espalhatato dos bombeiros.
    Quase se parece com alguns militares da GNR, que também usam e abusam desses sinais de alarme!!!
    Para uns e outros pedimos mais calma e respeito pelas
    pessoas....

    ResponderEliminar
  3. Como courense interessado nos assuntos do concelho e que sempre votei para a camara,nunca tive oportunidade de assistir a uma sessão da Assembleia Municipal.Portanto seria muito interessante termos acesso pela NET às ditas Assembleias e daqui faço um apelo à camara .

    ResponderEliminar
  4. Apenas uma resposta ao anónimo das 12:01h.

    Não tenho por hábito responder nos blogues, mas neste caso apenas respondo a titulo informativo, porque me parece uma obrigação.

    - A viatura que diz estar na posse dos bombeiros, é propriedade do INEM, no entanto, a sua tripulação constitui-se por elementos da corporação dotados dos conhecimentos necessários para a tripular. Aquilo que me parece, transversal a muita gente, é que por esse facto o socorro é desacreditado pela população, simplesmente pela diferença da farda ou mesmo porque continuam convictos que a diferença formativa dos tripulantes é grande. O que acontece é que estas diferenças são mínimas e a SBV sediada em coura é o meio mais rápido de socorro à população. Quero com isto dizer, que os bombeiros são os primeiros a chegar dada a sua proximidade e conhecimento do território.
    - Não sei o que entende por «vulgar doente», mas acredite que essa tipificação não existe. Porém suponho que, quando assim se refere, estará a falar de vitimas cuja emergência não se justifica. Se é isso, informo que para esses casos os bombeiros estão dotados de ambulâncias de transporte inter-hospitalar e, nesse sentido, não existe sinalização alguma (a não ser que o transporte seja urgente e se verifique necessidade de assinalar a marcha). Sempre que a SBV sai do quartel (ambulância do INEM) existe uma triagem prévia feita pelo médico regulador do CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes) e, como tal, será ele que valida a situação emergente ou não. Esta ambulância (e mais 3 que são propriedade dos bombeiros, mas que estão igualmente equipadas) são ambulâncias que saem apenas em situações que justifiquem a designação de urgente. Ainda no que a isto se refere, sempre que cai uma chamada na linha de emergência do quartel, é solicitado o socorro precoce e, como tal, a sinalização luminosa e sonora, além de serem obrigatórios por lei, são uma forma de encurtar distancias, e não são usados de forma aleatória ou por mero gosto de quem tripula, pois pode ter a certeza que para quem vai a conduzir são bastante incomodativos.
    - Refere que a SBV de Coura só vai para casos menos significantes. Está errado! A ambulância sai sempre como primeiro meio diferenciado para qualquer emergência no concelho ou concelhos vizinhos. Se, de facto, o socorrista considerar que é necessária ajuda diferenciada (SIV ou VMER ou HELICÓPTERO)pede auxilio ao CODU e este fará chegar os meios que estiverem disponíveis. Fique com esta frase: « Os socorristas são os olhos do médico». Repare que qualquer um dos meios supracitados já estiveram no nosso concelho a prestar auxilio, mas também pela sua indisponibilidade existiram situações em que não puderam vir e o único meio diferenciado foram mesmo os bombeiros locais. Infelizmente os meios são escassos!
    - Quanto ao dito «espalhafato», já referi, mas volto a frisar, o uso dos sinais luminosos e sonoros são obrigatórios em situações de emergência e, acredite, que quer a SIV ou a VMER usam sistematicamente os sinais desde que saem da base até ao local do sinistro (O helicóptero, como calcula, não necessita!!!!)

    (continua no post seguinte)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao ler todo este "relato" o que me parece ser de um bombeiro "chico esperto", fico completamente estupfato! E porquê? Porque sou um profissional da Saúde e parece que este senhor nos quer transmitir que um Enfermeiro com a especialidade tirada no INEM não faz falta nenhuma! Para este senhor um bombeiro o qual eu tenho muito respeito e admiração aliás é da gente que mais devemos acarinhar! Pois quantas vezes colocam a vida deles em risco, para salvar um ser humano! Mas em tudo na vida tem o seu cabimento! Agora tentar transmitir que a população pode estar completamente descançada, porque alguns bombeiros tem um cursozinho de primeiros socorros e uma ambulância amarela com as siglas INEM problema resolvido! Essa! É realmente brincar um pouco com quem infelizmente, precisa de uma emergência! Será que este Bombeirinho também vem para aqui defender partido que está neste momento no poder???!!!...

      Eliminar
  5. (continuação do post anterior)


    - Quando refere que os bombeiros assustam as pessoas por onde passam, peço desculpa, mas não é verdade. Aquilo que acontece é que muitas pessoas não conseguem controlar a curiosidade de saber o que se passou e confundem a curiosidade com ansiedade. Acredite que a melhor forma de reacção é a indiferença e encarar o trabalho dos bombeiros com normalidade! Compreendo que as pessoas estejam preocupadas, pensando que a vitima poderá ser algum dos seus familiares, mas se for o que interessa é o socorro precoce, até porque quem são necessários são os socorristas e não os familiares. E desculpe usar da sabedoria popular, mas a verdade é que as más noticias correm depressa!
    - Para terminar, ate porque já me alonguei, deixo o conselho de deixarem preconceitos de lado face aos bombeiros, porque bem sabemos que, para muitos, «santos da casa continuam a não fazer milagres» mesmo com uma incidência formativa bastante intensa. Bombeiros e INEM são uma equipa que convergem esforços, embora as fardas sejam diferentes!!!
    - (Quanto à actuação da GNR local, é evidente que não me pronuncio nem me reconheço na legitimidade de o fazer, mas também considero que se todos andarmos na lei, não temos por que temer, aliás e, mais uma vez usando da sabedoria popular, «quem não como alhos não cheira a eles».

    Espero que as minhas palavras tenham sido elucidativas, manifestando-me ao dispor para esclarecer qualquer duvida que possa persistir.

    Cumprimentos,
    O. C. (bombeiro - T.A.S. e D.A.E)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro bombeiro,obrigado pela sua isenta
      ,honesta e educada explicação cabal sobre a sinalização das viaturas em serviço que são obrigados a usar.
      Quanto à tipificação de doente normal,re
      firo-me a doentes estabelizados de estabelecimentos de lares de dia e terceira
      idade e outros casos, portanto nesses mesmos casos o uso indiscriminado de sinais sonoros e luminosos
      entendo serem desajustados a casos em compara-
      ção com acidentes de viação e outros pessoais de certa gravidade que são alertados por quem
      pede socorro...
      Como sabe nem todos os motoristas procedem de igual modo???, quer quanto a velocidades excessivas com mesmo na utilização dos sinais e até na urbanidade como tratam os pacientes...
      Quanto à GNR, todos temos legitimidade de criticar ou melhor alertar quem de direito para certos abusos,acha bem que a GNR, de forma desajustada venha a presseguir determinado automobilista como que este seja um ladrão ou criminoso!!!A isto chamo eu"ABUSO DE AUTORIDADE" ou mesmo exibicionismo barato e de fraco gosto, pergunte aos seus camaradas que eles o informarão do que estou a falar.

      Eliminar
  6. Caro anónimo anterior, nada tem a agradecer, tendo eu conhecimento de causa, é minha obrigação esclarecer, embora fique muito reticente, pois não é a mim que me compete esta função. E, já agora, não poderia abordar o assunto sem ser de forma isenta e com educação, pois são princípios basilares que privilegio enquanto pessoa.
    - Entendi o que considera por doentes vulgares e compreendo que assim os defina, mas repare que mesmo em lares ou casas de acolhimento, embora estabilizados, também há situações de emergência. Pense por exemplo nas paragens cardio-respiratorias, dispeneias, convulsões, quedas em altura (ossos frageis e que podem levar ao estado de choque - hemorragia interna ou externa), etc... Estas situações em nada são de menor importância que qualquer acidente, aliás são muitas vezes sinónimo de ainda maior urgência. E mais, sempre que somos contactados para qualquer episódio nunca sabemos o que vamos encontrar pela frente, pois muitas vezes até quem comunica a situação não sabe explicar bem o que se passa no local. Como já havia dito, para casos de transferência existem ambulâncias próprias onde o uso da sinalética é apenas um recurso e não um hábito.
    - No que se refere ao facto de os motoristas não procederem todos da mesma maneira, compreendo que sim, no entanto, tenho ideia de que darão o seu melhor no acto de socorro. Contudo, perceberá que não me reportarei aos meus colegas, tendo em conta que não tenho legitimidade para o fazer!
    - Já no que se refere ao facto de tratarem com urbanidade alguns doentes, pessoalmente e, na minha presença nunca aconteceu. Porém, se assim acontecer, lamento e, considero que, certamente, o comando da corporação estará receptivo a ouvir qualquer paciente que se sinta indignado e tudo fará para regularizar o que quer que se passe. Contudo, como referi, na minha presença, todos os pacientes são tratados de forma imparcial com a máxima dignidade e respeito a quem tem direito.
    - A questão da GNR, não me pronunciarei! Apenas deixo o conselho de remeter a sua indignação a quem de direito...

    cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. Na qualidade de membro da Assembleia Municipal nada mais posso estar de acordo com o que escreveu o post no blogue do dia 16 pelas 12.14, na verdade a presidente/secretária da AM parece que é ela que manda
    na mesa e condução dos trabalhos daquele orgão delibe-
    rativo com certa arrogância e autoritarismo que não se coaduna com os tempos de hoje...
    No entanto, acreditamos na competência e humildade que carateriza o seu verdadeiro presidente.

    ResponderEliminar
  8. ha gente que se julga insubstituivel e a dita secretária da AM é uma delas.Ainda bem que o presidente tem um comportamento diferente. Quando o comportamento da maioria PS for arrogante e não tiver respeito pelas minorias também eleitas, como muitas vezes tem acontecido,infelizmente,o melhor que se pode fazer é abandonar a sala e desprezá-los,que é o que merecem.

    ResponderEliminar
  9. Apoiado caro amigo,sabe que a mesma senhora não se comporta de igual modo para com os diferentes partidos...

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!