03 setembro 2013

À espera do Constitucional

Tal como aconteceu noutros pontos do país, também em Paredes de Coura houve duas candidaturas de actuais presidentes de junta que foram consideradas inelegíveis pelo tribunal. Partindo dum pedido de impugnação do PSD local, o tribunal de Paredes de Coura deliberou pela inelegibilidade de Etelvina Montenegro, à união de freguesias de Cossourado e Linhares, e Joaquim Felgueiras Lopes, à união de freguesias de Paredes de Coura e Resende. Em causa o facto de ambos já terem cumprido três mandatos, alegando o PSD que o impedimento ditado pela lei se aplicava nestes casos porque a área de influência dos autarcas, apesar da agregação de freguesias, será parcialmente a mesma.

Os dois autarcas socialistas ficaram, deste modo, impedidos de concorrer às eleições do próximo dia 29 de Setembro nos primeiros lugares da lista. O Partido Socialista courense, entretanto, recorreu da decisão, mas a juíza do Tribunal de Paredes de Coura manteve a sua decisão inicial, o que levou a candidatura socialista a recorrer para o Tribunal Constitucional, à semelhança do que fizeram outros candidatos em todo o país, confrontados com a mesma situação. Isto apesar de Etelvina Montenegro, cabeça de lista à união de freguesias de Cossourado e Linhares, quando confrontada com a decisão inicial do tribunal, ter logo procedido à alteração das posições da lista que liderava, passando para a quinta posição e cedendo a liderança a Patrícia Esteves, de 28 anos, que no actual mandato desempenha as funções de presidente da assembleia de freguesia de Cossourado.

De acordo com Armando Araújo, presidente da concelhia socialista, a decisão de avançar para o Constitucional com os dois recursos, mesmo sabendo da opção de Etelvina Montenegro, prende-se com uma questão de princípio. “O PS entende que o argumento utilizado pelo tribunal de Paredes de Coura não é válido e por isso recorremos para o Tribunal Constitucional, mesmo sabendo que independentemente da decisão que vier de Lisboa, Patrícia Esteves continuará a ser a candidata daquele partido à união de freguesias de Cossourado e Linhares. Depois de apresentado o recurso, o Tribunal Constitucional tem dez dias para se pronunciar. No entanto, e dado que o caso courense não é único, a partir do momento que for tomada alguma decisão em caso semelhante, a concelhia socialista estima que a posição será a mesma para os dois recursos courenses.

Relativamente a Patrícia Esteves, confessou ao Notícias de Coura ter sido apanhada de surpresa pela decisão de Etelvina Montenegro, mas diz estar preparada para abraçar o desafio de liderar a candidatura socialista e suceder à actual presidente da junta. “Terei sempre o apoio dela e além disso conto com a minha equipa. Quando aceitei o desafio de integrar a lista de Cossourado e Linhares já sabia qual ia ser a equipa com que iria trabalhar, até porque também participei na sua elaboração”.

44 comentários:

  1. O Carioca é a cara da total desorganização do PS às juntas de freguesia. E estes dois casos são o rosto mais visível disso.

    A verdade é que ninguém teve coragem de dizer ao Jofel que não queria que ele fosse, e por outro lado não arranjaram outra pessoa para ombrear com o Amândio. Mas tem de haver alguns princípios e esses deviam ser claramente excluir com os dinossauros.

    O PS vai ganhar porque tem demasiada força no concelho, mas está a ser uma autentica desilusão.

    ResponderEliminar
  2. Ia votar Vitor Paulo.
    Mas depois do que tenho visto, enfim.
    Afinal não passa de um "rapazola", que manda bocas sem nexo e tenta ter piada.
    Aquele riso artificial não ajuda nada. Simpatia apenas por conveniencia.
    E a verdade é só esta, ideia nada...comprei o I para ler uma entrevista do candidato que eu mais acreditava e o que vi?
    Nada...uma coisa como se diz na nossa terra "sem jeito nenhum". Parece que vive num mundo à parte. Depois deu a vassourada, ainda bem, mas estará esta gente à altura? Não me parece. Dentro do partido já anda o veneno, dos excluidos, como parece ser o caso do senhor advogado Carlos Barbosa. Depois aparece o senhor Jofel a ajudar à festa, em vez de meter o rabinho entre as pernas, não, num verdadeiro sinal de desespero pela manutenção do poder...constitucional.
    A CDU...a CDU, afinal temos candidata?
    Quem é?
    Onde anda?
    Entrevistas?
    Uma desilusão afinal.
    Não me digam que vou ter que votar no Décio!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Celina deu uma entrevista ao jornal "O Coura",edição de 7 de Agosto.

      Eliminar
  3. A concelhia do PSD teve coragem em denunciar as duas candidaturas do Joffel e Etelvina.
    Digo coragem pelo facto da direção nacional do partido ter emitido uma recomendação a todas as concelhias do país para não impugnar qualquer candidatura.
    Daqui saúdo a amiga Etelvina pela resolução do assunto duma vez por todas, cumprindo o despacho do juiz da comarca, demonstrando não estar agarrada ao poder
    O Joffel esse não sabe ou não pode viver sem a Junta?!!!
    De imediato haja alguém com coragem suficiente para solicitar uma auditoria às contas daquela Junta!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está tudo em ordem as contas da Junta, aliás só a trabalheira para as rever desde 1974 ou 1975 imaginem só devem ser tulhas de papel amarelado que a traça já devorou.

      Eliminar
  4. É possível, por exemplo, um Presidente que não se pode recandidatar como cabeça de lista, pode fazê-lo como número dois dessa lista, criando com isso a possibilidade de termos pela primeira vez na história um Presidente de Câmara/Junta de Freguesia eleito como número dois e ainda se o número um abdicar/suspender o mandato, ser elevado a Presidente aquele que até à data não se podia candidatar. Como é bela a legislação neste país

    E ninguém fala disto...e Há casos no concelho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó anonimo....não deia ideias ao Jofel!!!!
      Olhe que da ultima vez a Anabela desistiu para dar depois lugar a alguem.
      Não me espanta nada que algo do genero aconteça novamente. Esse sujeito deve estar com medo de sair de lá!
      Porque será?

      Eliminar
    2. Não sendo jurista entendo que essas situações de puro oportunismo vão surgir mas os partidos que se cuidem, podem mesmo contestar tais situações...

      Eliminar
    3. é o de costume desce a BELA E sobem os HOMENS AO PODER.

      Eliminar
  5. A menos de quatro semanas das eleições ainda não existem ideias nem um projecto em concreto para Coura.
    O PSD fala,na entrevista à AltoMinho TV, de desenvolver o turismo,a agricultura e a floresta.Fala também nas zonas industriais.Até aí tudo bem. Mas até ver manifestamente insuficiente.
    Começando pela agricultura acho que apenas certificar produtos é pouco. Certificam-se dois ou três produtos e reabilita-se a Casa do Outeiro apenas para isso?Ou há visão e estratégia para o futuro ou então não vale a pena gastar dinheiro. Promover os produtos tradicionais faz-se em todos os concelhos deste país,mas em vez de irmos pelos canais habituais de promoção, porque não fazer diferente?ou temos que ir atrás dos outros e fazer igual?Não basta apenas dizer que temos uma incubadora, certificar, arranjar uma forma de escoamento do produto e depois dizer ao produtor para fazer uma página no facebook. Há estratégias diferentes que devem ser pensadas seriamente.
    No turismo fala de aproveitar o Rio Coura, as paisagens do concelho e o festival. Como?Ideias zero.
    Relativamente à floresta fala dos baldios,parecendo querer aplicar ao resto do concelho o mesmo que o Amândio fez em Linhares. É um bom projecto, aplicado em pequena escala, mas se a ideia é encher o concelho de eucaliptos onde fica a paisagem de Coura?vamos destruir solos?vamos ter que ir ao Corno de Bico ver carvalhos? Mais uma falha enorme. Como é possível que uma das maiores riquezas do concelho não tenha um plano estruturante a longo prazo?Isto é andar na horta e não ver as couves.E isto é um erro de anos. Como se gere uma floresta apenas com um PDM, ainda por cima cheio de erros?
    Quanto às zonas industriais: Temos que pôr os pés na terra!!Tão cedo não vamos ter o tal acesso à A28 ou à A3, logo tão cedo não vamos ter empresários a investir em Coura em projectos grandes. Ainda que viessem,e já o disse aqui, viriam com salários baixos. Ora vamos lá pensar: andam os pais de Coura a investir na educação dos filhos, para um dia quando eles regressarem terem um emprego à espera numa fábrica?Não é assim que se fixa gente! Fixa-se gente oferecendo locais para trabalhar com qualidade e dignidade.
    A história do Japão no século XX é um exemplo:antes da Segunda Guerra Mundial o Japão era um Império que pouco contacto tinha com o mundo ocidental e os produtos que chegavam de lá eram de qualidade duvidosa.
    Depois da guerra,com duas bombas atómicas,com o país destroçado e uma nação ferida no seu orgulho qual foi uma das primeiras grandes decisões económicas dos governantes? Criar apenas produtos de qualidade superior e inovadores. Todos os produtos "Made In Japan" teriam de criar confiança nos consumidores pelo mundo inteiro e ao mesmo tempo dar uma imagem positiva do país. Isso foi conseguido, em algumas décadas o Japão tornou-se uma potência mundial e sempre que se fala nesse país surge sempre uma imagem positiva.
    Penso que isto pode ser feito em Coura. Criarmos produtos que se distingam, chamarmos empresários "diferentes", inovadores e que tragam algo de novo. Temos as condições para isso.
    Se querem seguir pelo caminho das zonas industriais façam-o. Alcatroem esses montes todos.Mas não é esse o caminho. Isto é claro. As fábricas agora vão para o Leste da Europa e para a Ásia. A economia agora não se faz de pavilhões e chaminés.
    Coura tem de oferecer turismo de qualidade, produtos agricolas de qualidade e diferentes do resto que se faz por ai fora, e tem sobretudo de apresentar uma ideia diferente aos investidores, não apenas um pedaço de terra gratuito onde podem fazer um pavilhão junto a uma estrada de acesso rápido a outras vias de comunicação.
    Quanto às ideias do PS, e aqui dou toda a razão ao Décio, as coisas estão a ser feitas em cima do joelho ao que parece.Se não começam a trabalhar a sério, a apresentar propostas, como se diz no futebol "vai acontecer Taça!"
    Porque isto das eleições não é só ir a festas, comer, beber e jogar matraquilhos. E isto é um conselho a todas as listas.
    Um abraço.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todo o Líder é, por definição, um tomador de decisões. A ele cabe definir e escolher o que deve e o que não deve ser feito. E quando.

      Claro que decisões de tipos diferentes devem ter pesos e tempos diferentes. Decisões de impacto para o futuro devem ser tomadas com mais vagar, com maior reflexão.
      Já as decisões não estratégicas — aquelas facilmente revogáveis como mandar reduzir o número de cafezinhos no escritório, alterar os horários de reuniões, regulamentar o uso do estacionamento, mudar a posição da mesa, aceitar um convite para uma reunião, etc., podem ser tomadas rapidamente, em menos tempo. Além dessa distinção, entre decisões estratégicas e não estratégicas, de difícil ou fácil revogação, convém diferenciar os “novos” problemas dos “velhos” problemas.
      Os problemas “velhos”, recorrentes, devem ter soluções já antecipadas e prontas. A existência de diretrizes, de guias de ação para problemas recorrentes e previstos, agiliza as decisões e as ações.
      Quando os eleitores apresentarem situações para decidir, devolve-se o problema; faz-se perguntas que ajudem a definir e compreender o problema, insiste-se para que pensem em alternativas de soluções, avaliando assim as suas consequências e recomendando a melhor.

      Uma barraca de feira, uma mesa de matraquilhos, uma malga de vinho ou uma reunião com um ministro, são partes iguais de um mesmo processo de construção, não chega prometer-se o céu, um Rio Coura de mil Tabuões,uma estrada de larguras a perder de vistas, incubações, industrializações e mais umas quantas coisas terminadas em ões para se ter projectos, há que agarrar o coração de povo, ouvir os sonhos e lutar pelas realidades, há que descer às adegas e aos matraquilhos e nessa descida ganhar a subida aos gabinetes de decisão.
      Aqui, neste ponto, estou com o Vítor, correr para um programa feito de lugares comuns nunca será solução, será problema. Aqui estou, de igual forma, com o meu amigo Lauta; Coura nunca será uma generalização de sucesso, Coura precisa de arriscar na diferença, nos nichos de oportunidade, na qualidade, no equilíbrio, na força das ideias e das pessoas.
      Sinceramente, muito sinceramente mesmo, Coura precisa do Vitor Paulo abraçado aos Lautas da nossa terra, precisa de conhecimento com coração, de visões de futuro capazes de enxergar para além do Outeiro e de Arcozelo,

      O Lauta transportou até aqui um conjunto de boas ideias, que juntas às dos matraquilhos, das feiras, das festas, das tascas, das mesas café do PI...são bem capazes de vir a fazer um excelente programa.

      E querem saber mais uma coisa? Só uma coisinha mesmo?
      Eu não acredito que os Lautas da nossa praça votem no Décio, seria dar imenso alimento ao passado, e as ideias que eles transportam dentro, merecem ter colo, merecem ter futuro.

      Vitor, por mim tens todo o tempo do mundo para apresentar programa, não te perdoaria era um "programita de faz-de-conta" à semelhança de outros que já vi , importante é que o teu programa, e mais ainda a tua governação, abra portas ao futuro de Coura, sim, porque Coura tem muito futuro

      Lauta, parabéns pela excelente e imparcial leitura e não temas pela "Taça"....Coura ganhará o seu campeonato, o campeonato da modernidade e do futuro

      Eliminar
    2. Boa análise...
      Deves fazer copyright! Ainda verás algumas ideias no programa do Coli... Aí vais, vais!
      E quanto à taça? Mas a jogar no pelado bem pode haver!!

      Eliminar
    3. Um texto oportunamente a passar a mão no pelo!
      Terá sido escrevinhado na rua do meio? Até parece!

      Eliminar
    4. Relativamente à floresta fala dos baldios,parecendo querer aplicar ao resto do concelho o mesmo que o Amândio fez em Linhares. É um bom projecto, aplicado em pequena escala, mas se a ideia é encher o concelho de eucaliptos onde fica a paisagem de Coura?vamos destruir solos?vamos ter que ir ao Corno de Bico ver carvalhos? Mais uma falha enorme. Como é possível que uma das maiores riquezas do concelho não tenha um plano estruturante a longo prazo?Isto é andar na horta e não ver as couves.E isto é um erro de anos. Como se gere uma floresta apenas com um PDM, ainda por cima cheio de erros?
      Sr Ricardo dou-lhe um Conselho antes de falar deve pelo menos ter a preocupação de se informar, em Linhares existe uma Plantação de Eucaliptos com 80 hectares mas nestes oitenta hectares 20 hectares ou seja cerca de 25% são plantados carvalhos Portugueses, existe PGF, Plano de Gestão Florestal, o primeiro no País, existem 80 hectares de Pinho, 2 de cedros, previstos 5 de pinho manso e 3 de castanheiros, é uma Plantação em Mosaico, com protecção de Linhas de água e corredores de Pastagem, os solos são destruídos pela erosão após os incêndios, ou por uma plantação de monocultura, lembro que acima de tudo deve existir biodiversidade, ordenamento, e sustentabilidade.
      Assim procure informar-se melhor sobre o Baldio de Linhares, não é único por se darem pintos, é único pela forma como está a ser gerido, temos eucalipto mas respeita um PGF, credenciado a nível Europeu, é normal que não saiba eu entendo.
      Amândio Pinto.

      Eliminar
    5. Li atentamente os textos atrás transcritos, uma vez mais tenta-se atacar quem apresenta ideias, as quais possuem uma imagem clara no Trabalho realizado em Linhares, usar a questão dos Eucaliptos, o homem ainda não recebeu o dinheiro dos mesmos eles foram plantados a cerca de 3 meses,o homem desenvolve trabalho há 4, como ficamos, portanto todo o trabalho realizado foi sem eucaliptos, criticar Décio, pelo linhas apresentadas para o programa, meus senhores onde vivem, Coura têm Agricultura, Pecuária, Turismo e Floresta como recursos principais, quem fizer um Programa fora destas linhas vive na Lua, quanto ao Vítor, continuo a aguardar um programa ou linhas orientadoras, não se esqueçam que não sou o único que espera, além do mais lautas e flautas há muitas, nevoeiros também,falta temos de faróis que coloquem uma luz ao fim do túnel.
      Critica-se gratuitamente, sem dar exemplo de outros caminhos????
      Boa prosa mas assim não vais lá.

      Eliminar
    6. Em relação à resposta do anónimo das 19:04, convêm esclarecer que metade do post é roubado do "Administração do Tempo, Produtividade Pessoal e Eficácia no Trabalho" de Boris Drizin.

      Eliminar
    7. Estes senhores são meros estudantes, habituados a tirara licenciaturas, doutoramentos e mestrados, sabem porque estudam tanto, simplesmente na procura de algo que não possuem, não existe livro, nem canudo, procurem mas criatividade, espírito de inovação, fazer diferente é necessário criatividade, isso meus amigos não é ensinado em nenhum curso, muito menos quando são comprados, sim acreditem sei do que falo.
      Por isso continuamos com um discurso vazio, turbo com contornos de criador, no entanto copiado nas linhas de outros autores, vergonhoso, copiar texto para se comentar.
      Senhor Lauta pode procurar o que é um PGF, uma Plantação em Mosaico, depois pode me esclarecer onde é que são prejudicados os solos e as aguas, pode procurar não será fácil, pois a novidade é marcada por isso mesmo por ser rara.

      Eliminar
    8. Ao anónimo ou seja o Lauta, bem se vê que é mesmo apartidário, por isso, tem todo o meu apoio no que escreveu,objetivo,sem rodeios, diz mesmo aquilo que sente e faz falta a Coura, isto no seu escrito das 17.04,de3/9
      Vou procurar saber melhor a pessoa que se trata para com ele trocar as minhas impressões sobre Coura. Obrigado.

      Eliminar
    9. Sr Anónimo 12:08:
      Sei perfeitamente o que é um PGF, plantação em mosaico e muito mais do que se calhar você imagina.
      Volto a repetir: os Baldios de Linhares são um bom projecto, mas em pequena escala. Não confunda o que escrevi.
      Tente imaginar a ideia aplicada a todo o concelho. Depois venha-me falar de solos, linhas de água e mais do que quiser porque posso perfeitamente explicar-lhe o que iria acontecer. Aliás, qualquer pessoa com bom senso sabe o que iria acontecer.
      Mas a minha pequena vitória já foi conquistada: conseguimos todos, anónimos e não anónimos, discutir a floresta de Coura, falar de ideias para o concelho. Isto sem ataques pessoais e sem insultos. Estamos de parabéns e se o continuarmos a fazer penso que podemos contribuir para uma campanha cheia de ideias, cheia de debates e com politica a sério.
      Aproveito e deixo aqui uma sugestão: porque não desenvolver a cultura do linho novamente?foi sempre um produto tradicional do concelho..porque não sugerir a duas ou três casas de design de roupa ou até mesmo estilistas para criarem peças feitas com o nosso linho e algumas mesmo inspiradas nas nossas tradições?a alguns pode parecer bem, a outros mal, mas pelo menos é uma ideia.
      Um abraço.
      Ricardo Marinho.

      Eliminar
    10. Acusaram-me de roubo de texto, de omissão de fonte no meu comentário das 19.04h, que foi pena terem faltado as aspas ao primeiro parágrafo. Trata-se da transcrição de parte de um texto que é uma aula em si mesmo, como tal, é um texto de cópia recomendada para estudo mas, agora que falam, habitualmente os alunos quase nunca metem aspas nas anotações tiradas nas aulas dos mestres, já que, dizem, não é opinião nem criação é....ensinamento.

      Vai daí, vai-se ver e, a omissão de fontes nesse comentário, para além de resultar cómoda, fácil para escritor e leitor, terá sido mesmo propositada, não fossem os examinadores desvalorizar o interesse, a recolha e a permanente necessidade de aprendizado do aluno...rotulando-a de cópia simples e avaliando-a negativamente.
      Não se metem aspas num ensinamento, aprende-se com ele, molda-se às nossas necessidades, junta-se o conhecimento próprio, o de muitas outras fontes, com uma colher de pau misturam-se as ideias todas, leva-se a cozinhar em lume brando e faz-se uma IDEIA DE FUTURO... depois, quando devidamente contrastada, abre-se mão da ideia e passa-se a toda a gente. para que esta, sem aspas, meta o seu tempero, a sua colher de pau, e, construa aquela que será a SUA IDEIA

      Talvez vos canse ao ser utópico mas, acho que na minha idade o seremos todos, pena é que o amadurecimento mate as utopias...confesso que não estou a gostar nada de ser adulto

      Acho que não te fiquei a dever umas aspas, pois não Boris Drizin? Parte disto aprendi contigo, obrigado por me teres ensinado, até um dia destes nos banquinhos onde te encontro

      Eliminar
    11. Apoio de forma incondicional as ideias vertidas no blog que me antecede. Parabéns caro senhor.

      Eliminar
  6. Parabéns ao amigo que me antecede, duma maneira objetiva e transparente sem ataques pessoais a quem que que seja, diz tudo o que infelizmente não dizem os programas dos candidatos a Câmara!
    Tinha todo o interesse que este anónimo se identificasse para em breve lhe dar um grande abraço.

    ResponderEliminar
  7. Talvez não me conheça, mas estou identificado no topo do texto como "lauta", ou então Ricardo Marinho como diz no bilhete de identidade.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  8. E para quando é que a Sra D. Etelvina troca os seus cartazes.. chega de andar a enganar os eleitores de Cossourado e Linhares. Ahh... e aproveitem e rectifiquem as posições do 2º e 3º lugar. Todos sabemos que a lista do PS á União de Freguesias Cossourado e Linhares será comandada por essa senhora... mas a população precisa saber a verdade.

    O PS também tem de gastar os 33.579,75€.. valor de orçamento para a Campanha (informação que li algures por ai)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta senhora deve exigir deforma rápida que o partido retire de imediato a sua foto do cartaz,assim´dá-nos a impressão que é ela mesmo a candidata!!!Tenho a certeza que esta vai mesmo atuar...

      Eliminar
  9. Assim procure informar-se melhor sobre o Baldio de Linhares, não é único por se darem pintos, é único pela forma como está a ser gerido, temos eucalipto mas respeita um PGF, credenciado a nível Europeu, é normal que não saiba eu entendo.
    Sr. Amândio Pinto:
    Conheço bem o projecto do Baldio de Linhares e o senhor está de parabéns pelo projecto que criou e pela forma como o desenvolveu, por isso não se preocupe que eu entendo.Se lesse atentamente o que escrevi diz lá claramente que é um bom projecto aplicado em pequena escala. Agora pôr um projecto dessa natureza a funcionar em todos os baldios do concelho não lhe parece exagerado?Pelo que o senhor diz 75 % dos baldios serão plantados com eucalipto. Ora isto quer dizer que se iriam plantar 75% dos baldios de coura com eucalipto.Sinceramente acho demais. Além disto, não podemos esquecer a famosa "Lei Portucel", criada pelo governo PDS e que permite a qualquer pequeno proprietário plantar até 5 hectares de eucaliptos sem a autorização do ICNF.
    E mais uma coisa: se quiser discutir ordenamento, sustentabilidade e biodiversidade comigo deixo-lhe aqui o convite e o meu contacto (marinho.ric@gmail.com) para o podermos fazer. Acredite que me pode até explicar muita coisa, mas também lhe posso ensinar muitas outras também.
    Quanto ao anónimo que fala de criticar ideias, primeiro era bom que se identificasse. Falar a coberto do anonimato é fácil. Segundo, mais do que criticar ideias, critico A FALTA DELAS, tanto do PS como do PSD.
    Tenho as minhas ideias, já falei de algumas e tenho outras. Há gente com muitas boas ideias em Coura e que ninguém ouve.
    Abraço.
    Ricardo Marinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma vez explico, num total de 260 hectares, existem 60 de eucalipto, 60 em 260 não são 75%, é 75% nos 80 de plantação, e não me parece nenhum exagero se 60 hectares permitirem rendimento para cuidar de 200 hectares, os quais não criam riqueza suficiente para uma boa gestão de um PGF,e discordo quando diz que não serve para aplicar ao concelho, pois actualmente e completamente desordenado, essa parcela de eucalipto já existe, numa total anarquia de sepas mas existe, era necessário ordenar território, escalonar mondas e limpezas, ordenar espécies a plantar de forma a ser sustentável, defender espécies como carvalho, sobreiro, azevinho, com pequenos viveiros nas Freguesias, em Linhares existe, relativamente ao eucalipto, só eucalipto não, mas este também deve existir, não da forma que está a ser feita, mas com regras claras, na defesa da Floresta das águas e dos solos, pois ninguém fala mas o maior destruidor de solos são os fogos cíclicos, sem se realizar plantações nem mobilizações, isso sim destrói os solos.
      Em Linhares temos uma parcela de 60 hectares em mosaico, com folhosas a defender caminhos, corta fogos e linhas de agua, diz que 60 em 260 é um exagero ou entendeu mal.

      Eliminar
    2. Amândio
      O que aqui está em causa não é o projecto de Linhares.
      A questão é que toda a área florestal do concelho tem de ser pensada e defendida como um todo. Não se pode fazer isto freguesia por freguesia e esquecer toda a envolvente. É algo que a Câmara já devia ter feito há muito. O exemplo de Linhares é um começo mas para pensar o concelho tem de se fazer de forma diferente. Dou-lhe um exemplo vindo de Linhares: a obrigação de plantar campos de milho por causa da criação de porcos. O incentivo à agricultura e à manutenção de terrenos agricolas é um dos aspectos mais importantes de qualquer PGF. Por isso lhe digo que as coisas tem de ser feitas tendo em conta vários aspectos. Tem de se conjugar vários interesses, falar com todos os actores (agricultores,proprietários, associações e empresas),e depois avançar com as ideias bem definidas.
      Gostava de poder discutir isto com mais tempo e espaço, mas este não é o local.
      De qualquer das formas fica o convite para quando quiser falarmos acerca disto.
      Um abraço.
      Ricardo Marinho.

      Eliminar
  10. Os carvalhos é para enganar (convencer o people k a parte é o todo). Por 30 anos a Celnorte é dona de Linhares para piqueno ditador dar porcos, que ninguém sabe quanto custaram. Não é amigos ???? As linhas de água tem os dias contados. ….não è?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei quem és mas os de Linhares sabem que os porcos custaram 60€ cada, num total de 62 dá 3720, relativamente ao Monte, informo que o mesmo está alugado por 20 anos, sendo que a renovação depende da concordância de 2/3 dos compartes, relativamente ao ditador, não comento dores de cotovelo.
      os Carvalhos é para enganar, então 20 hectares de plantação são para enganar, essa é boa, se fossem dois ou 4 ou mesmo 6 hectares poderia dizer isso, 20 hectares é capaz de ser muita área só para enganar.

      Eliminar
    2. è nas Linhas de agua que os carvalhos são Plantados, de forma a defender, estas linhas, sendo realizada limpeza da mesma linha até ao Rio, repostas todas as motas de forma a existir acumulações de água que permitam a reposição nos solos e nos lençóis freáticos, pois actualmente esta reposição não existe, percebem agora, porra incrível estas são as medidas defendidas pelos melhores especialistas na área, está a ser realizada em Linhares, a limpeza de todas as linhas de água estão financiadas pelo Proder, é só consultar o site, em 27000€, em breve se iniciam os trabalhos e falam em destruir linhas de água, meus senhores sejam sérios falem só do que conhecem, em Linhares neste momento inicia-se um trabalho em defesa e manutenção de Linhas de água, como em lado nenhum, informem-se.
      Amândio Pinto.

      Eliminar
  11. Apoiado Amandio Pinto... cala essa gente que nada sabe

    ResponderEliminar
  12. Aritmética pura:

    Eucaliptos 75% contra Carvalhos 25%.
    Com todas as freguesias a seguir a politca do Amandio Paredes de Coura seria um belo monte de eucalitos...tou certo ou tou errado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De matemática tás a zero, pá!

      Eliminar
    2. estas errado, pois no Baldio de Linhares em 260hectares de Plantação existem 60 apenas de Eucalipto, percebeu, cerca de 1/5 da área de Baldio, porra podem insistir, esquecem que está a vista de todos, não é segredo, só em Pinhal existem mais de 80 hectares, portanto nunca o Eucalipto representa 80%, quem dera a Coura ter toda a floresta como Linhares.

      Eliminar
  13. Basicamente o Lauta diz tudo. Estamos a dias das eleições e até agora há zero projectos concretos para Coura. Colibri esperava-se muito mais de ti, mas estás a mostrar que não tens estaleca. Se ganhares vai ser apenas e só por causa do peso do teu partido no concelho. Lamento.

    ResponderEliminar
  14. A alternativa ao PS podre não é o PSD menos poder, mas sim a equipa da CDU. Os partidos do arco do poder estão contaminados. Quanto á agricultura do Amandio é um engana meninos. A obrigação de plantar campos de milho por causa da criação de porcos. isso é treta os velhotes não conseguem trabalhar. O trator da junta lavra as terras para justificar a doação do porco, dahhhhh ( subsidio dependencia)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. subsidio dependência de quem, não são dinheiros públicos, mas deles mesmos, dinheiros que ao longo dos anos lhes têm sido roubados, os Baldios são do Povo e a ele devem regressar.
      Quanto ao Amândio, ele têm o reconhecimento de quem quer que é o Povo.

      Eliminar
    2. O Amândio devia ser nomeado delegado de todas as freguesias com baldios, assim deixavam as matas limpas e punham as bouças com plantios com expectativas de rendimento para os seus utentes.
      Parabéns Amândio não te deixes abater pelas más línguas que infelizmente vagueiam pelos blogs e não só, inveja de quem não conseguiu fazer algo igual ou parecido.

      Eliminar
    3. Deixa-me rir camarada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Eliminar
    4. Pois essa seria uma boa ideia, ou não.

      Eliminar
    5. Para o anínimo das 21:59, ri-te à vontade que o riso está quase a esgotar...ehehhehehehe....só dura até ao dia das eleições, depois, quando o Amândio ganhar a Junta começas a chorar, ok?

      Eliminar
  15. ÚLTIMA HORA, o Tribunal Constitucional deu luz verde aos candidatos a Câmaras diferentes das que os candidatos presidiam.
    O acordo é um pouco confuso, diz que realmente a lei está mal feita e de difícil explicação, na dúvida, e em cima de eleições o tribunal determina desta maneira...
    Falta aprovarem um outro acordo que se refira aos candidatos às uniões de freguesias cujo o cabeça de lista é o presidente há mais de três mandatos da Junta sede da união das mesmas freguesias. Aguardemos...

    ResponderEliminar
  16. ÙLTIMA HORA- O tribunal Constitucional deu como válidas as candidaturas de presidente de Junta com mais de três mandatos, já que consideram que a união de freguesias é totalmente diferente até juridicamente da freguesias onde os autarcas serviram anteriormente.
    Assim, todos os candidatos podem concorrer à união de freguesias, tais como Vila e Resende e Cossourado e Linhares, respectivamente!!!
    uma vez mais o senhor Joffel pode concorrer por mais três mandatos até que seja internado no lar de terceira idade, isto é democracia!!!O resto é conversa fiada...

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!