30 setembro 2013

Autárquicas – O dia seguinte

noite eleitoral 1

Vinte e quatro horas passaram desde que a população de Paredes de Coura resolveu confiar a Vítor Paulo Pereira os destinos do concelho durante os próximos quatro anos. O rapaz dos “Boucabaca”, como o mostrou um jornal nacional numa reportagem de Verão, que uma geração conheceu como um dos organizadores do Festival de Paredes de Coura, e que nos últimos anos encontrou na política, na política em nome de Paredes de Coura, refira-se, uma outra paixão, soube conquistar um eleitorado que há vários mandatos confiava a presidência da autarquia a uma mesma pessoa. A mesma pessoa que sai, agora, ciente de ter encontrado substituto à altura naquele que foi, nos últimos quatro anos, seu chefe de gabinete.

Vítor Paulo Pereira é, face aos resultados de ontem à noite, o grande vencedor das eleições autárquicas. É certo que não conseguiu superar os valores do seu antecessor em 2009, mas ainda assim conseguiu mais votos que Pereira Júnior em 2005 e 2001. E, obviamente, conseguiu mais votos que o seu adversário directo, Décio Guerreiro, repetente de quatro eleições autárquicas.

Décio Guerreiro é, aliás, o principal derrotado de ontem. Se o PSD, a nível das freguesias até subiu, Décio Guerreiro, na sua quarta tentativa de chegar à presidência da autarquia courense, logrou conseguir ainda menos votos que o seu colega de partido, José Augusto Sousa, em 2009, ano em que fez uma retirada estratégica e optou por concorrer apenas à assembleia municipal. Mas Décio Guerreiro também obteve menos votos que em 2001 e 2005, ano em que ficou a “meros” 625 votos de Pereira Júnior. Se Décio Guerreiro julgava que, com a saída de Pereira Júnior, o caminho estaria facilitado, ontem à noite viu os eleitores trocarem-lhe as voltas. Resta saber se vai, agora, assumir mais uma vez o seu lugar de vereador, ou se se retira de cena, deixando a oposição entregue a Helena Ramos e Janine Soares.

No lote de derrotados das eleições de ontem surgem também outros nomes, desta feita socialistas. Joaquim Felgueiras Lopes e Etelvina Montenegro, que só puderam participar na corrida por concorrem a freguesias alvo de reorganização administrativa, e depois duma passagem pelos tribunais para esclarecer a situação, foram dois dos grandes derrotados da noite. O primeiro perdeu Resende e Paredes de Coura para um estreante nas lides políticas, Fernando Fernandes, outro dos vencedores da noite, que o PSD foi buscar a Resende para liderar a união de freguesias. A pequena margem com que Joaquim Felgueiras Lopes venceu na sua freguesia de origem não foi suficiente para compensar a pesada derrota que trouxe de Resende e o saldo final traduziu-se na passagem destas freguesias, ambas PS, para o PSD.

Também Etelvina Montenegro viu os eleitores da união de freguesias de Cossourado e Linhares negarem-lhe um quarto mandato. Aqui, o obreiro da mudança foi Amândio Pinto, outro vencedor, homem que há quatro anos roubou Linhares aos socialistas e ali implementou um ambicioso projecto de desenvolvimento rural que granjeou cópias e apoios um pouco por todo o lado. O homem que era apontado como exemplo a seguir por Décio Guerreiro, mostrou que o seu projecto é capaz de conquistar os mais cépticos, incluindo grande parte do eleitorado socialista de Cossourado, a que Linhares se juntaria por imposição legislativa. Mais abaixo no mapa territorial do concelho, destaque também para a vitória de António José Alves, que conquistou para o Partido Socialista um bastião social-democrata de longa data, Romarigães. Ali ao lado, troca em sentido contrário, com o social-democrata David Saraiva a roubar Rubiães aos socialistas.

A fechar o lote de vencedores, João Paulo Alves, actual e futuro líder da bancada da CDU na Assembleia Municipal de Paredes de Coura, que retirando votos a PS e PSD, conseguiu aumentar a votação da coligação para aquele órgão autárquico. Ficou-se, contudo, pelos votos, já que a representação da CDU vai continuar limitada a dois elementos, mas o salto dado é merecedor de destaque. Em contraste, aliás, com os resultados da CDU para a Câmara, onde Celina Sousa logrou conseguir apenas mais 11 votos que os candidatos da coligação às três juntas de freguesia a que concorriam.

resultados finais pcoura

16 comentários:

  1. Boas!! Alguém sabe porque é que os resultados da União de Freguesias de Cossourado e Linhares só hoje durante a tarde é que foram oficialmente apurados?? Obrigado

    ResponderEliminar
  2. A Democracia Venceu. O Povo escolheu , está escolhido. Que os próximos 4 anos sejam de muito trabalho e sorte para o Novo Presidente.

    ResponderEliminar
  3. A verdade verdadinha é que o VICTOR PAULO é o nosso PRESIDENTE!
    Penso que para os Courenses foi muito importante escolher esta equipa!
    Agora no fim do jogo, podem até vir para aqui com todos os argumentos imaginários mas as contas estão feitas e há um resultado Décio Guerreiro e o PSD em Paredes de Coura foram estrondosamente derrotados e Victor Paulo e o Partido Socialista tiveram uma grande vitória! O que em geral se passou por esse país abaixo incluindo os Açores e Madeira! Daqui na realidade, ninguém pode fugir
    Muitos Parabéns VICTOR PAULO! És na verdade o nosso PRESIDENTE COURENSE!!!

    ResponderEliminar
  4. Parabens ao Vitor, no entanto convem saber analizar resultados e a vitória pode não ter sido assim tão expressiva, senão vejamos:
    Câmara Municipal obtem menos votos do que em 2009, só alargando a diferença porque existiu uma lista do CDS, benificiou do apoio da CDU ao tranferir a votação da Câmara para o PS e porque a abestensão do lado do PSD é maior.
    Assembleia municipal agora com menos 5 eleitos o PS perde 4 e 0 PSD 1
    Assembleias de freguesia agora com menos 26 eleitos é o PS que os perde todos passa de 90 para 61 mandatos, ficando o PSD com os mesmos 50 que já tinha, a CDU passa de 2 para 3 e o CDS de 0 para 2.
    Fica o governo da Câmara entregue aos Senhores presidentes de Junta que terão que garantir a maioria na AM embora a diferença seja só de 3 em 33.

    ResponderEliminar
  5. Concordo plenamente, o Vitor Paulo foi o grande vencedor. Começou a vencer quando fez a limpeza nas suas listas. Temos esperança.
    Amândio outro grande vencedor, por ventura a vitória não foi maior por andar com o Décio ao colo.
    Tone Zé outro ganhador da noite, juntanso-se ao João Paulo, com um grande resultado a provar se calhar que devia e seria o candidato natural à camara municipal, e não tivesse a CDU a brincar à politica, ao enviar uma jovem e ingenua candidata que ninguem sabe de onde surgiu.
    Fernando Fernandes e popução das freguesia de Paredes de Coura e Resende, outros grandes vencedores da noite eleitoral.
    Os derrotados...
    Décio Guerreiro deu o ultimo suspiro e esperemos que desta vez seja de vez, Paredes de Coura tambem precisa de oposição. Pedreira, ninguem entendeu e ninguem vai entender agora que vai tentar voltar a encostar ao PS, ou alguem tem duvidas disso?
    Jofel..finalmente, um alivio para o Vitor Paulo, para apopulação jovem e humilde. Etelvina, normal.
    Diniz, chegar, ver, ser arrogante e perder, resta-lhe o tacho familiar que arranjou na escola.
    Celina Sousa. Ingénua ao aceitar e até aposto ir na cantiga do Arlindo. Resultado desastroso dada a actual conjuntura politica nacional, desastroso tambem comparado com o resultado do João Paulo e melhor ainda, como diz o senhor bastos, os seus candidatos em tres freguesias apenas tiveram menos 11 votos. Esperemos que não se cai outra vez no mesmo erro, eu como apoiante desde sempre do PC, sinto vergonha deste resultado.
    Viva Paredes de Coura e no fundo tenho esperança na jovem equipa do Vitor Paulo.

    ResponderEliminar
  6. Nas freguesias não é bem como dizes, os valores de 2009 contabilizam 21 juntas e agora são só 16, o número de eleitos diminui. Mas o PSD cresceu, isso é inquestionável.

    ResponderEliminar
  7. Concordo foi um resultado espectacular para o PSD, mais uma vitória da social democracia, para a próxima quase de certeza que o PSD vai ser vencedor. Como social democrata fiquei muito contente com o trabalho do Décio e do Pedreira. Grande resultado o PSD está de muita boa saúde e conseguiu um grande resultado. Só foi pena não ter ganho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não brinques comigo, então o PSD teve um resultado espetacular .Sem mais comentários.!

      Eliminar
  8. Ironia fina o comentário das 16.50 não entenderam?????dah

    ResponderEliminar
  9. No fim de todas estas contas o que realmente é importante, aliás muitíssimo importante! É que o nosso VITÓ! GANHOUouououououopuououou!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  10. Estamos ao nível politico, em Paredes de Coura no fim de um ciclo que durou uma dezenas de anos: Vai terça-feira começar um novo ciclo de um novinho elenco ao comando do novo líder Vitor Paulo Pereira!
    Mas a Democracia é isto mesmo! Como dizia um dia um politico da nossa praça publica "É a vida".
    Posto isto, já muita tinta correu, uns perderam, outros ganharam e ainda outros e outras ficaram chateados por não terem sido convidados, pelos seus próprios partidos... Mas, como observador e informado da nossa politica "caseira" não podia deixar passar a atitude de algumas pessoas que já serviram o nosso Concelho e de outros que tem grandes aspirações politicas...
    Eu, como nem sequer sou um leigo nesta matéria, não consigo entender a mudança de posição de certas pessoas! Partindo do principio que a "Nobreza Politica" de um cidadão quando vai para servir um cargo politico é na realidade servir o seu povo! O seu Concelho! A sua Freguesia! Mas não!... E viu-se na nossa pequenina localidade, que há pessoas que na verdade não estão para servir a comunidade, mas sim, para se servirem à grande e à francesa para adquirirem a melhor remuneração financeira, a qual lhes vai dar os melhores confortos, como a bruta vivenda! o carro topo de gama! as férias de lord! Etc...Etc...
    Mas também, o quero afirmar aqui bem vincado! Que esta gente não pense que o resto do povo anda a "dormir" Vou dar aqui um exemplo virtual! Vamos supor que eu à quatro anos fui convidado por um líder ou até por uma comissão politica para fazer parte de uma equipa de candidatura a uma "certa" Câmara Municipal e essa mesma equipa ganhou nas urnas o voto de confiança dessa mesma população e eu acabei por ser Vereador! Passados quatro anos, aparece outro candidato desse mesmo partido e não me convida para fazer parte desse elenco! Muito bem! Qual deve ser a minha atitude? Como Democrata? Como defensor dos interesses desse povo? De fazer crer a um povo que não estava naquele lugar para interesse pessoal! mas sim! para um projecto na melhoria desta comunidade! Colocar-me ao lado desse mesmo líder! Porque hoje, posso não ter cabimento no projecto deste mesmo líder mas quem sabe? Futuramente, até posso ser convidado para um outro projecto! ...
    Aqui está o cerne da questão! A humildade! E principalmente a demonstração da "defesa" de um povo! E não a defesa de um interesse financeiro pessoal e não só....Terminando, o que julgam estas pessoas? Que um povo é parvo! Que um povo, além desta gente ter Licenciaturas, ainda tem mais inteligência do que eles próprios... Comecem a ter um pouco de juízo!!! Não tentem enganar as pessoas! Porque nunca vão conseguir...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me digas que estás a falar do Coli!

      Eliminar
  11. Caros senhores e senhoras da CDU e PEV, façam o favor de retirar a propaganda resultante da campanha ás autarquicas espalhado pelo concelho!
    Lá por serem pequenos não quer dizer que possam ficar pendurados em tudo o que é poste eternamente!
    É fácil...quem os pôs que os tire não custa nada e só lhes fica bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Arlindo,mulher,professor das barbas, mulher e já agora o veterinário João Paulo Cunha e a Cláudia que com tanta satisfação bate palmas na posse do novo presidente para quem como eu lá estava repare na foto de posse.
      Estes amigos não sabem dar o exemplo de retirar os poucos papeis que afixaram nas freguesias, até nisso são fraquinhos!!!!

      Eliminar
    2. Mas então a menina não era muito ecologista?
      Ai tau tau no bonito r....

      Eliminar
    3. Ai Celina Celina...deixa lá a frustração e fica no teu cantinho...assim toda a gente esquece e podes outra vez fazer parte das lista à assembleia da republica para encher o molho....

      Eliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!