14 dezembro 2005

O Baile

A edição de ontem do Notícias de Coura dá grande destaque à "dança das cadeiras" na vereação social democrata da Câmara de Paredes de Coura lembrando que Décio Guerreiro suspendeu o mandato para que foi eleito em Outubro último. Nada de novo, tendo em conta a entrevista dele numa das últimas edições de O Coura onde falava sobre a rotatividade que iria promover entre os eleitos à autarquia pelo seu partido, de modo a dar a outros a oportunidade de passarem pela vereação.
Nada que não seja praticado, também, noutros municípios com os vereadores da oposição, que não têm pelouros atribuídos. É de estranhar, realmente, que seja feito numa altura em que se discute o PDM (eu não sabia que ia ser aprovado, e se calhar a maioria dos courenses também não), mas se calhar é porque julga que o seu substituto estará melhor informado sobre este documento. Eu cá tenho as minhas dúvidas, mas também sei que o PDM está revisto e aprovado à partida com os três votos da maioria socialista e que não são os políticos, mas os técnicos que ditam as leis que dali emanam.
Sobre este assunto, aliás, tenho uma opinião muito própria. É que eu sou daqueles que, à semelhança do que acontece (ou deveria acontecer) com um qualquer Governo, defendo que quem deve ser eleito para as autarquias é apenas o presidente da Câmara, sustentado por qualquer partido ou grupo de cidadãos, que depois teria liberdade para formar uma equipa composta necessariamente por elementos com conhecimento das áreas que ficariam sobre a sua tutela. Só deste modo não corríamos o risco de ter um médico a gerir o planeamento urbano ou um engenheiro de minas à frente do sector cultural. É certo que nem assim se deixaria de dar lugar aos amigos de partido, mas podíamos ter pessoas competentes em cada área.
Voltando à suspensão de Décio Guerreiro e à rotatividade de vereadores, a autora do artigo fala em "formação de candidatos" mas na prática esta situação deverá ser encarada como preparação de terreno para outros voos por parte dos envolvidos. É que, ninguém duvide, Décio Guerreiro não resiste a mais nenhum embate eleitoral e deve começar a procurar substitutos.

12 comentários:

  1. Ó Eduardo não sejas tão dramático. Não sejas tão injusto com os vereadores da Câmara. O Esteves percebe muito de geografia e relevo, sobretudo do relevo das tijelas e o Monteiro é que está menos informado porque de facto isto não se trata de dar dinheirinho a pobres ou falar sobre tretas que vai lendo no JN.

    ResponderEliminar
  2. Vai ser bonito, vai. Estes broncos não tem nenhuma ideia sobre Coura. Não sabem que o futuro de Paredes de Coura passa pelo turismo rural e pela cultura. Ou seja nós só temos o verde e arvores e se destroem isto, acabou o futuro de Coura. Mas com tanta gente a fazer pressão para construir isto vai acabar em merda. Não por intenção mas por ignorância. Vai ser bonito vai. Ninguém informa ninguém depois vem dizer que o PDM esteve em discussão e ninguém se interessou. Mas também lhes digo se eu mudar o azulejo da minha casa de banho e não dizer a ninguém então podem ter a certeza que ninguém saberá, como ninguém verá...

    ResponderEliminar
  3. Calma minha gente toda a gente sabe que o futuro de Coura está na paisagem. Mas como sabem que esta vai ser destruída. Calma minha gente...

    ResponderEliminar
  4. Na paisagem e na cultura como disse o outro escondido. Comecem a dar a CARA

    ResponderEliminar
  5. quanto à paisagem esperem pela auto-estrada...

    ResponderEliminar
  6. O PDM esteve em discussão pública durante algum tempo. O problema é que quase não houve divulgação disso. Também não percebemos nada daquilo...

    ResponderEliminar
  7. Não percebemos nada daquilo???
    Só não percebe quem não quiser.
    Temos é de deixar de ser comodistas e ter mais cidadania, este concelho tem vê nascer com a aprovação da cãmara contruções completamente idotas que ferem de morte a paisagem courense, e nós ficamos de braços cruzados a dizer que não percebemos nada daquilo...
    E eles percebem??????? o Junior que saiba trabalava na EDP

    ResponderEliminar
  8. agora a culpa é dos vereadores e do presidente? está bem está.
    quantos de nós é que vamos assistir a uma assembleia municipal? quantos de nós vamos lá á Camara Municipal procurar informação? quantos de nós é que lemos os editais afixados? eu tambem não sabia que se estava a discutir o PDM,mas a culpa de eu não saber é só minha. sejamos honestos

    ResponderEliminar
  9. o dono deste blog podia por os link dos jornais cá da terra e do outro blog de coura o do mário pai natal

    ResponderEliminar
  10. Caro anónimo, na barra lateral, na secção Outros Blogues de Coura, pode encontrar um link para o blog do Mário Pai Natal, bem como para outros dois blogs relacionados com Paredes de Coura.

    ResponderEliminar
  11. O Décio não tem tempo porque está a treinar os candidatos derrotados do PSD e da CDU, derrotados nas últimas eleições autárquicas, a apanhar cogumelos.Para mais informações sobre este tema, veja a "Grande Reportagem", num dos anteriores números do ISENTO.

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!