27 dezembro 2005

Hotel em Moselos

Ora aqui está mais um assunto que todos os anos vem à baila: a utilização futura do antigo hospital psiquiátrico de Moselos. Tal como o acesso à auto-estrada, a ocupação daquele edifício merece sempre a confiança do presidente da Câmara de Paredes de Coura no rol de "desejos para o ano que vem". Para aquele espaço ímpar no concelho já vi projectarem uma pousada, um hospital de rectaguarda, um centro do Inatel e um hotel.
Isso mesmo diz Pereira Júnior, numa notícia publicada na edição de ontem do Jornal de Notícias, em que anuncia a vontade de um grupo privado, presume-se que ligado ao sector, de instalar ali uma unidade hoteleira. Uma estrutura que aproveitaria ainda a envolvente do Monte da Pena e que seria criada a par com um campo de golfe de montanha. Um investimento, por isso mesmo, que se prevê elevado e de muito valor para esta região que, quanto a mim, só tem a ganhar com a aposta no turismo, como aliás recomenda o estudo estratégico encomendado há anos pelos autarquia.
O único entrave, explica Pereira Júnior no referido artigo, prende-se com a indefinição da propriedade do antigo hospital que balança entre os ministérios das Finanças e da Saúde, muito embora o pêndulo da balança incline mais para este último, até porque o edifício já chegou a constar do relatório de contas do Centro Hospitalar do Alto Minho, como parte integrante do património daquela instituição.
A meu ver o projecto só pecará por tardio. É certo que o turismo nesta zona (não só em Paredes de Coura) ainda tem muito para dar (é ver o exemplo dos recentemente inaugurados hotéis de Monção e Melgaço), mas o forte atractivo que poderia ser o campo de golfe de montanha corre o risco de ser ultrapassado por projectos semelhantes que estão previstos para Vila Nova de Cerveira e Arcos de Valdevez. Já para não falar no velho problema das acessibilidades, mas isso é outra história.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!