08 dezembro 2005

Mais parques... em Valença

Valença também vai ter parques de estacionamento subterrâneos. Um investimento de 7,5 milhões de euros que faz parte do projecto de Souto Moura para a recuperação da fortaleza. Adivinha-se, contudo, que, ao contrário do que acontece em Paredes de Coura, os cerca de mil lugares de estacionamento a construir em Valença vão ser praticamente todos utilizados. A diferença em relação ao nosso concelho é que, enquanto Valença procura solucionar um problema (a falta de espaço para estacionamento) que salta aos olhos, em Paredes de Coura a aposta foi precaver eventuais problemas do género no futuro.
Assim sendo, não será de estranhar que a grande maioria dos lugares de estacionamento dos parques da vila estejam às moscas durante grande parte do ano. Não quero falar aqui das outras obras que poderiam ter sido feitas com aquele dinheiro, até porque não duvido que os fundos ali aplicados certamente não teriam sido atribuídos para outras coisas. Mas, agora que os parques estão feitos e sub-aproveitados, há que puxar pela cabeça para os ocupar, e digo ocupar e não rentabilizar, porque isso seria mais complicado. Oferecer estacionamento gratuito aos utilizadores dos espaços comerciais da vila seria um bom princípio (os proprietários dos restaurantes agradeciam) e ajudaria a criar nos automobilistas, courenses ou apenas de visita, o hábito de procurar os parques de estacionamento subterrâneo, ao invés de arriscarem uma multa por pararem em cima do passeio.
Já agora, de referir que as obras que estão a ser feitas em Valença contemplam ainda a colocação de tubagens para a distribuição de gás natural e televisão por cabo. Também a pensar no futuro e numa vila livre de antenas graças a um acordo com a TV Cabo. Em Paredes de Coura desconheço se isto também foi precavido, mas dado o proliferar de antenas parabólicas não será de estranhar que esse pormenor tenha ficado esquecido.

1 comentário:

  1. É evidente que os mais burros já estão a pensar que o exemplo de Valença serve para justificar o investimento em Coura...

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!