17 fevereiro 2006

Breves da Assembleia

Educação ambiental - A dominar grande parte do período de antes da ordem do dia, Paula Caldas apresentou uma outra proposta onde pedia à Câmara para dar formação e educação ambiental aos munícipes antes de aplicar as multas por incumprimento do regulamento de recolha dos resíduos urbanos. Em causa algumas pessoas que não sabem separar os lixos que vão para a reciclagem. Por este andar, só falta pedir à Câmara que também dê aulas sobre como conseguir uma alimentação equilibrada ou qual a melhor forma de amanhar o peixe. Já a questão dos receptáculos para recolha de lixos não deixa de ser pertinente. É que, se são suficientes para um utilizador individual, já um comerciante, seja restaurante ou florista, tem muita dificuldade em utilizar os novos contentores.


Fregueses - A polémica já vinha da última Assembleia e continuou nesta sessão. Entre Maria José Fontelo e Joaquim Felgueiras Lopes. Com a primeira a dizer que os presidentes de junta servem os fregueses e o último a não gostar de ser comparado a um taberneiro e a dizer que "os presidentes de junta foram muito maltratados". A deputada municipal do PSD não se ficou e resolveu esclarecer o autarca da vila, explicando-lhe que fregueses é o termo correcto para denominar os habitantes das freguesias. Pelo andar da carruagem, na próxima reunião da Assembleia Municipal vai haver um dicionário à disposição dos deputados.


Novos actores, velhos personagens - Foi a primeira reunião da Assembleia Municipal a que assisti depois das eleições de Outubro. Eram, portanto, algumas as caras novas que por ali apareceram, quer na bancada do PS, quer na do PSD, já que a CDU continua a ter Catarina Moreira, agora, como única representante. Mas, muitas das personagens continuam as mesmas, também quer de um lado como do outro. No PSD a troca de lugares entre Maria José Fontelo e José Augusto Viana era evidente. A primeira deixou a vereação e tomou o lugar de líder da bancada social-demcorata, trocando de lugar com o segundo que é agora vereador. No PS, com a subida de Manuel Monteiro para a vereação, coube a Vitor Paulo Pereira o lugar de porta-voz dos socialistas na Assembleia Municipal. Pelo menos a fazer fé num comentário de Fernando Carranca de Oliveira, um dos personagens da oposição que resistiu às eleições de Outubro, que o apelidou de "novo Monteiro".

12 comentários:

  1. Joaquim Felgueiras Lopes teve muita razão!!! Ela poderia ter dito municipes.

    ResponderEliminar
  2. OU ELEITORES, FREGUESES É QUE NÃO...

    ResponderEliminar
  3. Freguês também é sinonimo de Súcio, individuo de má nota. Cá pela nossa terra nunca se ouviu falar de semelhante coisa para apelidar as gentes moradoras de uma freguesia, os seus habitantes, os seus cidadãos. Não são agora os de Lisboa que vem para aqui ensinar os Parolos.

    ResponderEliminar
  4. NOVO MONTEIRO-GRANDE ELOGIO TOMARA ELE. QUEM SERÁ O NOVO PEREIRA DA CUNHA, ISSO SIM FOI UM PARLAMENTAR BRILHANTE; AO MENOS DEFENDIA A SUA TERRA

    ResponderEliminar
  5. Toca a ver, uma isntituição sem mácula
    http://jn.sapo.pt/2006/02/19/minho/pormenores.html

    ResponderEliminar
  6. Já vi! Engraçado! É cada cara!!!

    ResponderEliminar
  7. MAS SÓ SE PASSOU ISTO? NÂO HOUVE MAIS NADA? E A ORDEM DO DIA?

    ResponderEliminar
  8. A estupidez e ignorância, seja aqui seja em Lisboa, tem sempre o mesmo significado. Aos habitantes de uma freguesia chamam-se fregueses, é do português independentemente de serem parolos ou não.

    ResponderEliminar
  9. Como o Minho é lindo

    ResponderEliminar
  10. Era bom que mais pessoas assistissem às assembleias. Eu fui uma vez para ver se realmente o que se comenta na rua era verdade. Os boys do PS optam pela mentira porque a Dra Maria José tem intervenções dignas da Assembleia da República. Muita gente apenas lhe convem o discurso clerical do pereira, carregado de mentira e hipocrisia. Convenhámos.
    Foi verdade que o Jofel ofereceu em campanha, cabazes comprados a uma instituição de luta contra a fome? É triste.

    ResponderEliminar
  11. Falando de assembleia, o que acha sobre o facto de o sr TINOCO fazer parte da bancada do ps e ser director do pasquim Notícias Coura, ou melhor "notícias do pasquim", in JN.
    Senhor EB, porque não fala da falta de democracia, perseguição, ameaças, venda de sonhos, promessas de lóbis, durante a campanha do PS? Sim porque o ps não venceu as eleições, ganhou-as. Ganhou-as perseguindo, alimentando a máquina e os seus peões.
    Ouvi rumores que o caso do prédio palácio foi levado novamente a reunião, afinal como está essa situação?

    ResponderEliminar
  12. Este blog é deveras uma aberração!!!!

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!