27 setembro 2006

Dinheiro, dinheirinho

Ainda a nova Lei das Finanças Locais não subiu a plenário da Assembleia da República e já a Câmara de Paredes de Coura se ressente da sua mais que certa aprovação.
Num dia, em Assembleia Municipal, ainda que falando apenas para a maioria que o suporta, diz que antevê já grandes dificuldades se a Lei for aprovada. “Vamos ter cautela a fazer o plano de actividades do próximo ano. Vamos ser ousados mas com os pés assentes no chão”, assegura o autarca.
Mas o dia acaba e no dia seguinte as notícias não são tão animadoras: é divulgada a lista dos municípios que ultrapassaram a sua capacidade de endividamento e Paredes de Coura lá está, com uns expressivos 122%. Não é muito, especialmente se comparado com os valores de outros concelhos que ultrapassam, de longe, os 200%. Ainda assim, a lista tem apenas 70 concelhos, num total de mais de 300.
Não se sabe se o ranking estrategicamente divulgado pelo Governo trouxe algum desconforto ao presidente da Câmara, nem se este vai alinhar pelo mesmo diapasão de outros colegas seus, de partido e de situação geográfica, que já criticaram publicamente a futura mais que certa Lei que vai regular as finanças locais. Mas, é quase certo, quem se deve ter divertido foi José Augusto Viana, vereador social-democrata que, enquanto líder do PSD na Assembleia Municipal, fartou-se de martelar a cabeça a Pereira Júnior por causa das contas, dos empréstimos… do endividamento.

2 comentários:

  1. O mesmo Zé Augusto que votou muitas vezes o empréstimo com a ideia engraçada de no silêncio pensar: já que é para os enterrar aqui vai mais um pázada de terra....

    ResponderEliminar
  2. É realmente MUITO grave a situação a que chegou a Câmara de Paredes de Coura.E para quê o que nos trouxe o endevidamento? Os parques e tunel que só fazem de nóa alvo de chacota.Mais triste é termos uma oposição que é um deserto de ideias...Obrigado Eduardo: não que sejas um expert na arte de bem escrever, mas porque consegues ser o mais isento de todos os meios de "comunicação do concelho".Demonstras também ser interessado na actulização do blog, e não se te conhecem ambições politicas.E não deixo de te elogiar pela actitude de abandonares o Noticias de Coura por discordares da colagem deste à câmara.

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!