08 outubro 2008

Prioridades

Na edição de ontem do Notícias de Coura, na mesma página, duas notícias davam-nos conta de duas situações verificadas na mesma freguesia. Em Romarigães, por um lado fala-se dos novos balneários do polidesportivo e por outro lado lembra-se a construção inacabada do centro de dia. E, numa única página de jornal, ficamos logo a saber quais as prioridades para a freguesia.
De uma assentada só ficamos a saber que., dinheiro para concluir o centro de dia daquela freguesia, não há e pode não haver tão cedo. As obras estão paradas no tempo há vários anos e, à falta de verba para se concluir aquele projecto social, o que foi feito está para ali ao abandono. Faltam 150 mil euros. Mais algum tempo e se calhar nem aquilo que foi feito se aproveitará, e então faltará, talvez, muito mais.
Mas o leitor desce na página e, sobre a mesma freguesia, outra notícia dá conta de que os novos balneários do polidesportivo local estão quase prontos. Um investimento de cerca de 42 mil euros, garantem. Não são 150 mil, mas perto de um terço desse valor, que se fosse utilizado nas obras do centro de dia poderia ter dado novo alento ao chamado “elefante branco” de Romarigães. Mas se calhar a prioridade não passa por aí.
Veja-se, por exemplo, o que acontece actualmente em Bico, com as comunidades paroquiais de Bico, Cristelo e Vascões a unirem esforços para levar a bom porto a concretização de um sonho antigo do seu pároco: a construção de um lar de idosos. Em Romarigães, e infelizmente em muitas outras localidades, parece que só se fala de união de esforços quando se tem uma bola no meio. Há que usar os balneários, pois então, e pensar que um dia, quando os jogadores forem mais velhos, alguém já terá resolvido o problema da falta de dinheiro para o centro de dia.

6 comentários:

  1. E muito porque se calhar há um sr Monteiro na Segurança Social em Viana do Castelo a perseguir politicamente a oposição de Paredes de Coura... Se calhar, isto é especulação, mas Bico, Cristelo e Vascões são do ps.

    ResponderEliminar
  2. Os ditos balneários do polidesportivo de Romarigães, se não merecem ainda a designação de "elefante branco", merecerão, isto no minimo, o rótulo de "elefante branqueado", já que tiveram o inicio de construção em simultâneo com grande parte dos outros do concelho (fizeram parte do mesmo projecto e decisão camarários). Os outros, os das outras freguesias, estão perfeitamente operacionais e são utilizados desde 2002, 2003 ou 2004 e os de Romarigães estão em lugar ermo, abandonados, sem portas, água ou janelas e ao inteiro dispor de um vagabundo qualquer.
    Se os 25 mil euros da verba da câmara, foram suficientes para grande parte das freguesias fazerem os seus balneários, porque é que Romarigães teve que gastar bastante mais de 40 mil? O projecto não era o mesmo?
    Centro de dia e balneários, não farão parte para já do mesmo saco mas talvez, de um mesmo desgoverno.
    As oposições não podem vestir sempre o papel de coitadinhos para justificar desvarios e impotências

    ResponderEliminar
  3. Fazerem do Dr. Manuel Pinheiro Monteiro, "bode expiatório" para a actual situação do chamado elefante branco é no minimo bastante deselegante, e próprio de figuras que nada fazem, mas só sabem criticar. Enfim, se calhar alguns de Coura não merecem ter como vereador uma pessoa como ELE

    ResponderEliminar
  4. Este ultimo comunicado é duro... Então em Coura não haverá homens que se equiparem ao deputado Monteiro?
    Quem será este anónimo? Pobre coitado... quer paga algum favorzinho...

    ResponderEliminar
  5. Criaturas mas que vem a ser isto? Concordo com o 2º anónimo. Oh Eduardo, aprenda lá a separar alhos e bogalhos. E vocês lembraram-se do vereador monteiro?! Os meus aplausos, é que eu já me tinha esquecido que ele faz parte da câmara. É o que se chama "encher chouriços".

    ResponderEliminar
  6. O 2º e 3º comentário são do próprio sr Monteiro, claro.Qual advogado de defesa seria tão próximo da pessoa em causa?

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!