10 novembro 2008

Multas (3)

Alguém já ouviu falar na multa que o Tribunal de Contas quer passar à Câmara Municipal de Paredes de Coura e ao seu actual Executivo? Pois eu já, e há já algum tempo, mas fiquei sempre à espera de ver a Câmara desmentir o que corria por aí à boca pequena: que alguém tinha tentado enganar a entidade fiscalizadora mas que a coisa não tinha corrido muito bem.
Mas afinal o desmentido não surgiu, os rumores continuaram, e até na última edição de O Coura o assunto já foi abordado, ainda que muito ao de leve. Mas explicações, nada… Será que anda tudo a esconder o que não tem esconderijo possível? Será que estão na expectativa de que tudo se resolva sem vir a público?
Recapitulemos: o Tribunal de Contas pode aplicar uma multa à Câmara de Paredes de Coura. E ao seu presidente. E aos seus vereadores. A história remonta à construção do Centro de Educação e Interpretação Ambiental, em Vascões, que além de um edifício novo incluiu também a recuperação da antiga escola primária e da casa do professor.
Ora, parece que é precisamente aqui que surgem os problemas. Ao que o Mais pelo Minho apurou, na altura de apresentar o projecto, e respectivos custos, esqueceram-se de incluir no lote a recuperação da antiga escola primária e depois, já com a obra feita, não foram de modas e vá de inserir essa empreitada na célebre rubrica de trabalhos a mais. Só que no Tribunal de Contas estranharam o valor dos extras e fizeram o que se esperava, avisaram que ou as contas eram revistas ou a multa seria a doer.
Mais! Parece que não só a Câmara, enquanto instituição, seria multada, mas também todos os que aprovaram os valores do fecho de contas da construção do CEIA que, tendo em consideração as actas das reuniões da autarquia, foram aprovadas por unanimidade. Ou seja, aparentemente os membros do Executivo aprovaram o que, muito certamente, lhes foi fornecido pelos serviços camarários como sendo correcto, e arriscam-se agora a pagar, literalmente, por esse excesso de confiança. É caso para dizer que, às vezes, assinar de cruz pode ter destas coisas…

6 comentários:

  1. "Ao que o mais pelo minho apurou"

    ResponderEliminar
  2. Não é necessário apurar!
    Um bom porta-voz está sempre on!

    ResponderEliminar
  3. Falam falam falam falam, mas não dizem nada!

    SB (de LX)

    ResponderEliminar
  4. Agora é que disseram tudo. Eles falam, falam e não dizem nada. Porque o importante não é o Eduardo ser ou não o porta voz de quem quer que seja, o que importa é que há situações graves na câmara e é preciso acabar com essas situações. E ser PS ou PSD não interessa, porque Fátimas pode havê-las em todo o lado.
    Ass: Um courense preocupado

    ResponderEliminar
  5. não ha que ter pena do enlenco camarario...se defacto tiverem de entrar com algum...eles recorrem aos dirigentes da RITMOS que têm verbas arrecadadas que satisfazem tudo isso... que foram sacadas de ti , de mim, de todo o bom povo courense em prol do nome de Coura... mas que linda imagem... desemprego, tristezas... pacatez... morrer aos bocadinhos... mas muito pacificos... fazei um referendo ao povo: Senteste alegre? Tens gosto em viver nesta santa terrinha?
    e por aí fora... tenho dito

    ResponderEliminar
  6. Ó ANTERIOR!

    Ora diz lá o que já fizeste por esta santa terrinha?
    Ou como parafraseando o Tio Sam:

    Não perguntes o que a tua santa terrinha pode fazer por ti...( o resto deves conhecer, ou não?)

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!