04 novembro 2008

Uma questão de confiança

A um ano das eleições autárquicas há quem, em Paredes de Coura, já faça contas de cabeça para tentar descobrir quem serão os candidatos dos principais partidos. No PS aposta-se na continuidade, em jeito de final de carreira, enquanto no PSD especula-se se o velho líder dará lugar ao seu delfim.
Mas, enquanto se fala nos protagonistas, esquecem-se os actores secundários, que engrossam as listas de candidatos a vereadores. Tal já não deverá suceder em Caminha, concelho onde a actual presidente da Câmara está agora a sentir na pele a (má) escolha dos que a acompanharam nas eleições de há três anos e que agora lhe voltaram as costas. É que, na maior parte das vezes, a escolha dos restantes elementos das listas não está dependente do aval do candidato a presidente. Pelo contrário, enquanto o lugar de presidente, qual testa de ferro, até pode ser ocupado por um suposto independente, os lugares seguintes tendem a dar resposta às “solicitações” da concelhia local.
Resultado, em Caminha, há meses que Júlia Paula, a autarca social-democrata retirou a confiança política a seu antigo número dois. Aliás, retirou-lhe a confiança política e todos os pelouros. Só não conseguiu, porque não o pode fazer, retirar-lhe o tapete e metê-lo na rua. Bento Chão, o vereador em questão, não foi de modas e fincou pés na vereação, servindo agora de contrapeso entre um Executivo social-democrata com três vereadores mais ele próprio e uma oposição socialista que conta igualmente com três vereadores.
Ainda na semana passada se colocou do lado da oposição e o PSD viu chumbadas algumas propostas que uma maioria no Executivo supostamente garantiria a aprovação e aprovadas outras que não pretendia (caso da redução do IMI para 0,2%). “Traição”, acusam os social-democratas que se viram, de repente, sem maioria. De tal modo que já dizem que Bento Chão e a oposição aliaram esforços para não deixar trabalhar a Câmara. E não me admiraria se, nas próximas autárquicas, o antigo vereador social-democrata aparecesse nas listas socialistas.
É o que dá não poder escolher a equipa com quem se quer trabalhar. Nesse aspecto concordo com a sugestão que foi feita para alterar a lei eleitoral e que transformava, de certo modo, a eleição do presidente da Câmara numa escolha parecida com a do primeiro-ministro: o presidente era eleito pelo povo e escolheria depois a sua equipa de trabalho, podendo até basear essa escolha em critérios técnicos em vez dos habituais critérios políticos. Mas, e nestas coisas há sempre um mas, quem nos garante que não existiriam outros “critérios” a determinar as escolhas?

7 comentários:

  1. Como voçê sabe (tantas) coisas do PSD!...

    ResponderEliminar
  2. PSD? O Bastos é monarquico!
    Não. É Bloco.
    É nada! É Rosa.
    Nop! É vermelho.
    Ai!

    Bastos para quem vê o mundo, nem o mundo, Paredes de Coura a 2 cores, vai achar sempre que estás a procurar é tacho.

    Não merecem nem um ponto de exclamação teu.

    Escreve sobre Valença ou Ponte de Lima.
    LOL

    SB (de LX)

    ResponderEliminar
  3. O Bastos saber coisas do PSD?!! Nao!

    ResponderEliminar
  4. Não estará o Bastos a sugerir-se candidato pelo PSD? Sempre seria melhor que uma carranca, de triste memória, ou um décio, de burro velho cansado.

    ResponderEliminar
  5. Não senhor. O Eduardo Bastos escreve um blog, como tanta gente por esse mundo fora. O blog é sobre Paredes de Coura.

    Nem tudo neste mundo tem segundas intenções. E muito menos politicas.

    SB (de LX)

    ResponderEliminar
  6. SB (de LX, amigo;
    O Eduardo está contigo!...
    (Até por que há desmentidos... que só nos enterram!)

    ResponderEliminar
  7. Coura, precisava de muitos Eduardos, sejam eles do PS do PSD, ou de outra corrente qualquer.

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!