23 dezembro 2008

Coura de outros tempos

Parece-me muito boa a ideia da Câmara Municipal de Paredes de Coura de aproveitar imagens da vila no final do século XIX para dar vida ao tradicional postal de Natal, com que costuma brindar-nos nesta altura do ano. Eu, que só conheci Paredes de Coura na década de noventa do século passado, gostei de ver a recordação da Rua Conselheiro Miguel Dantas de há mais de cem anos, com as grandes árvores, que imagino frondosas na Primavera, a ladearem a estrada que, à semelhança do que acontece hoje, era pavimentada em pedra. E quase nem reconheci a casa que faz esquina com o Largo Hintze Ribeiro, hoje em avançado estado de ruína, mas que na imagem do postal surge como um exemplo claro da riqueza arquitectónica de que ainda restam vários exemplos no concelho.
Outros tempos que, estou certo, saberá bem recordar a muitos courenses. Como acontece, aliás, sempre que o Eduardo Daniel Cerqueira resolve publicar no seu Território com Alma mais uma imagem que traz para os dias de hoje a memória da Paredes de Coura de outras eras. E por falar nessas imagens, já por diversas vezes deixei no referido blogue a sugestão que, agora, faço aqui também: porque não aproveitar tão rico espólio de que o Eduardo Daniel Cerqueira é guardião e transformá-lo em exposição, acessível a todos quantos quisessem recordar Paredes de Coura? Mais, estou convicto que, mesmo conhecendo apenas aquelas imagens com que ele nos vai presenteando de quando em quando, elas são uma mais valia para o estudo da história da vila e do concelho, dos seus hábitos e, principalmente, das mudanças verificadas ao longo do século passado.
Temos um arquivo municipal que se poderia interessar por este assunto, temos um centro cultural que poderia organizar uma mostra destas imagens, e eventualmente complementá-las com fotografias actuais para se poder ter melhor uma noção da evolução, porque não aproveitar então esta riqueza, que o é, e dá-la a conhecer? O bom trabalho desenvolvido no Território com Alma merece ser aproveitado em prol do efectivo Território com Alma que é esta Paredes de Coura que ele tanto defende.

Foto retirada do blogue Território com Alma

1 comentário:

  1. Assino por baixo esta sugestão do Sr Bastos. O município devia a proveitar esta ideal lembrança de se fazer algo nesse sentido!
    E rasgo o o o o o o ....

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!