02 maio 2009

Noite quente na Assembleia

Noite da passada quarta-feira. Cá fora chuviscava e o tempo estava frio, mas lá dentro, no salão nobre dos Paços do Concelho, o clima aqueceu bastante. Motivo: a já costumeira troca de palavras entre Maria José Carranca e José Augusto Pacheco que, desta vez, aumentou de tom, de tal modo que, a determinada altura, o presidente da Assembleia Municipal de Paredes de Coura ordenou que fosse cortado o som do microfone para onde falava a líder da bancada do PSD, para tentar trazer ordem de novo à reunião.
Em discussão estava a conta de gerência da autarquia courense no ano passado. Maria José Carranca, apoiada num documento elaborado pelo vereador social-democrata José Augusto Caldas (o único da oposição presente na AM), fez um balanço negro das obras do executivo socialista nos últimos quatro anos, resgatando velhos cavalos de batalha do PSD na luta política autárquica, nomeadamente a contestação à concentração das escolas e a construção dos parques de estacionamento que representaram 48 por cento do total de investimento da Câmara neste mandato. As contas estenderam-se depois ao investimento feito nas freguesias, com Maria José Carranca a criticar a forma desigual como foi distribuído e o reduzido valor aplicado nesta área do total de investimento feito no concelho, aproveitando ainda para, em jeito de pré-campanha eleitoral, lançar o projecto defendido pela candidatura de José Augusto Caldas que prevê a transferência automática de verbas para as juntas de freguesia.
Clique aqui para ouvir o som
O pior viria depois. A seguir a Maria José Carranca falou Vítor Paulo Pereira, líder da bancada socialista, que rebateu as críticas social-democratas e criticou a intenção de José Augusto. “Num período eleitoral é muito fácil prometer”, referiu. Mas o que fez saltar a tampa à líder do PSD na AM foi a intervenção seguinte, do presidente da Câmara que, de acordo com Maria José Carranca, não deveria intervir apenas depois dos deputados municipais. “Eu tinha vergonha de apresentar uma coisa que já foi discutida”, criticou, acrescentando que Pereira Júnior nem sequer apresentou, antes “comentou, criticou e fingiu que não ouviu o que o PSD disse”.
Clique aqui para ouvir o som
No seu jeito habitual, Maria José Carranca não se poupou a palavras, de tal modo que o presidente da AM a interrompeu e a advertiu para não desrespeitar os membros da Assembleia Municipal. Seguiram-se dez minutos de acesa discussão, com José Augusto Pacheco a pedir para Maria José Carranca ser “mais honesta e democrática nas intervenções”. Esta parece não ter gostado e continuou no seu estilo. Vale a pena escutar.
Clique aqui para ouvir o som
Já agora, e porque parece que passou despercebido no meio da confusão, refira-se que a conta de gerência da autarquia que, em boa verdade era o que estava a ser discutido, foi aprovada com seis abstenções do PSD. Assim vai a política por Paredes de Coura.

15 comentários:

  1. PfDrEngArqMedico Zé Galochas01 maio, 2009 02:50

    Carrancas comportamentais, salvas por uma boa dicção, um perfumezinho a bairro alto, genuinidade à Bolhão e um (fraco) aprendizado de barra de tribunal.

    Objectividade, capacidade argumentativa, postura, sentido politico, liderança democrática e respeito pelas pessoas e instituições igual a .....Zero

    Não fica isento de critica o Presidente da Assembleia Municipal, há silêncios que valem por mil palavras e interruptores que salvam mil tímpanos...

    Coitada da Maria José...não gostava nada de ser como ela; Amarguradamente impiedosa e impiedosamente amargurada.

    Ao contrário dessa boa senhora, nós, os Courenses, gostamos de viver pendurados num sorriso...

    PfDrEngArqMedico

    Zé Galochas

    ResponderEliminar
  2. Mas quem trouxe essa Sr. para A Assembleia?????
    Ela era boa para estar a vender peixe no Bolhao,tinha muito mais sucesso.
    Depois quer o PSD ter argumentos para fazer oposicao!!!!!!!!!!
    Caro Zé Augusto,livra-te de pessoas assim e vais ver que és muito mais respeitado.

    LOBO

    ResponderEliminar
  3. Não sei como o professor não explodiu. O malandro está a ficar político.

    ResponderEliminar
  4. O Eduardo gosta do lápis azul, publica o que quer, coloca os comentários que quer. Não era melhor deixar publicar livremente e depois cortar os comentários mal educados. Enfim é a parte fascista que todo o português tem. Quanto à assembleia municipal os Carrancas são pessoas sem educação e arrogantes. Pelo que contaram levaram uma lição de boa educação. É pena que estes posts sonoros só transmitam aquilo que o Sr. Bastos quer.

    ResponderEliminar
  5. Caro, senhor Eduardo Bastos, mais uma vez venho lamentar, o senhor não publicar os comentários que lhe são enviados! Perante esta atitude não tente arranjar argumentos de desculpa! isso não! porque não é ser sério e isento!
    O senhor já só está a publicar aquilo que le interesa! Mas é só quando se critica o psd! Como dizia neste blog alguém, também anda à procura de um tachito!
    Então se assim é, faça uma propaganda clara! Assuma-se! E não tente fazer deste blog, disfarçado, uma propaganda de quem lhe interessa! Diga claramente, que não é ISENTO!!!!!!!!!!!......

    ResponderEliminar
  6. poisa é..chamem-lhe peixeira ou lá o que quiserem mas coluna vertebral não lhe falta, é uma mulher de coragem que, sozinha, chega para eles todos. Não há um único elemento do PS que não "mude de cor2 quando ela fala. É uma mulher com muita garra e uma grande capacidade de discurso ao contrário do porta-voz do ps, Vitor Paulo que é, aliás como todos nós sabemos, o zé galochas, que não diz realmente NADA. A sua capacidade de discurso é nula..e para que não digam que sou laranja, a Catarina da CDU, faz exactamente o mesmo papel: oposição dura e crua. Renovem a frota senhores do ps, porque assim são botões de rosa para a Carranca que ela arranca e esmaga a seu bel prazer..

    ResponderEliminar
  7. Uma coisa é fazer oposicao ,outra é ser malcriada...percebes anónimo das 9.30.
    e se achas que ela faz oposicao???????Nao vejo nada.....
    Ao PS o que ela diz,entra por um ouvido e sai por outro.....

    LOBO

    ResponderEliminar
  8. Pois n devia querido lobo, porque o discurso dela é muito razoável e pertinente. Ela pede contas e coloca questões que muitos courenses gostavam de ver respondidas. Afinal, o PS não pode governar sozinho, isso seria dar um tiro no próprio pé..

    ResponderEliminar
  9. PfDrEngArqMedico Zé Galochas04 maio, 2009 15:03

    "Nossa prosa é interessante,
    asas, folhas e língua solta...
    falamos de tudo um pouco:
    política, meio ambiente,música,
    desporto... é um bla bla bla total!
    E assim, nossa vida vai...
    cada dia um pouquinho:
    a planta, eu e o passarinho,
    um eterno carnaval..."

    Carissimo anónimo das 9 e picos, neste jogo de sedução é claro que não sou o passarinho. Eu sou "O outro"

    Aliás de uma leitura ao meu curriculo resultaria evidente a falta do "politico" e "empresário" para poder ser quem afirmas

    Eu sou modestamente PfDrEngArqMédico, Zé Galochas para os mais intimos

    Um criado não ao teu/vosso dispor..

    ResponderEliminar
  10. "Afinal, o PS não pode governar sozinho, isso seria dar um tiro no próprio pé.."

    Ó anónimo das 14.20 quem te disse q nao????
    Se os Courenses deram a maoioria absoluta ao PS,é pq quiseram q o PS governasse sózinho este concelho ,nao achas?
    É que ainda vivemos numa democracia ...sabias?????

    LOBO

    ResponderEliminar
  11. Andamos para aqui a discutir e a dizer mal deste e daquele.....
    gostaria de ver e ouvir quais os candidatos do PSD que nós preferia-mos(nós comentadores).
    Era um desafio ao Sr.Bastos....
    E já agora pq nao tb do PS????e se ouver mais tb


    LOBO

    ResponderEliminar
  12. Bastos os gajos do psd estão a gostar de ti!
    È a tua oportunidade de arranjares um tacho!
    Agarra-te a eles! transforma o teu blog na propaganda deles!!!!!!!....

    ResponderEliminar
  13. Afinal onde andam os defensores do Zé Augusto??????
    E o tal de venancio????
    E o Zé Augusto que nao tem dito nada!!!!!!!!!
    Andam a tramar alguma????Ou seguiram os nossos conselhos e desapareceram daqui????
    Ou entao já descobriram que sao um caso perdido!!!!!!

    lobito

    ResponderEliminar
  14. Parabens EB, é o blog do PSD, mais lido pelo PS!!!!!!!!a fazer fé na veracidade dos comentários, a não ser que sejam infiltrados. Tanto tem falado da Sra da Peixeirada, mas ainda não ouvi uma palavra, sobre a gralha na condução dos trabalhos. Srs do PS, com tantos anos de experiência, como é possivel uma coisa daquelas??? reformem-se, vão tratar das batatinhas, e deixem os lugares, para quem percebe da coisa.... O vosso amigo da Venezuela, também é eleito pelo povo, e não passa a democrata por isso. Só nesta terrinha!!!!! onde ainda se acredita em bruxas, lobisomens e outras superstições assim, lobos tintol's, brasileiras, galochas, vão dar banho ao cão, saiam do canil e aprendam alguma coisa.

    ResponderEliminar
  15. Tenho todo o prazer em dar banho ao meu cao todas as semanas...quanto ao sair do canil????melhor sair do canil do que do teu curral......

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!